SóProvas


ID
1418506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue o item que se segue, concernentes a problemas atuais de segurança internacional e regional.

À medida que se prolonga, o conflito na Síria evidencia a incapacidade do Conselho de Segurança da ONU de agir decisivamente e ameaça espalhar instabilidade pela região. Além disso, por ter provocado dezenas de milhares de mortes, feito milhões de refugiados e acarretado incontáveis deslocados internos, esse conflito é considerado um desastre humanitário de grande proporção.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Correto.

     

    Fontes: 

    Conselho de Segurança não aprovou resolução sobre a Síria, Secretário-Geral da ONU decepcionado

    Apesar dos apelos para uma acção unida e concertada para ajudar a acabar com a escalada da violência na Síria, o Conselho de Segurança não conseguiu aprovar uma resolução que teria ameaçado com sanções contra Damasco, devido aos votos negativos dos membros permanentes – Rússia e China.

    Onze dos 15 membros do Conselho votaram a favor do texto da resolução, enquanto outros dois membros – Paquistão e África do Sul – se abstiveram. O veto por qualquer um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança significa que a resolução não pode ser adoptada.

    Antes da acção do dia 19 de Julho, o Secretário-Geral Ban Ki-moon, juntamente com o Enviado Especial das Nações Unidas e da Liga Árabe para a crise síria, Kofi Annan, expressou repetidamente a esperança de que o Conselho pudesse chegar a um acordo sobre um curso de acção colectiva para acabar com o derramamento de sangue naquele país do Oriente Médio.

    http://www.unric.org/pt/actualidade/30904-conselho-de-seguranca-nao-aprovou-resolucao-sobre-a-siria-secretario-geral-da-onu-decepcionado

  • em qualquer situação em que de um dos lados estiver um dos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, e de outro lado estiver outro desses membros, podem ter certeza que o Conselho não tomará nenhuma providência concreta.

    é o que ocorreu no caso da Síria, em que de um lado estavam os russos (apoiando o governo de Bashar al-Assad) e, de outro, os EUA (apoiando os rebeldes)