SóProvas


ID
1418977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No que se refere ao tema do desenvolvimento regional brasileiro, julgue o item que se segue.

Ocorrem, no Brasil, políticas regionais de desenvolvimento pautadas em renúncias e isenções fiscais, instrumentos privilegiados que estimulam a atividade produtiva particular em determinadas regiões; entretanto não existem mecanismos capazes de medir, com exatidão, quanto deixou de ser arrecadado em impostos pela aplicação dessas políticas.

Alternativas
Comentários
  • será que não?

  • De maneira alguma! A RFB é uma máquina de arrecadar dinheiro, extremamente profissional, com servidores capazes e com uso de alta tecnologia em informática, integrando todos os sistemas de dados do governo com o uso de IA para análise de megadata. Sabe-se muito bem o que se deixa de arrecadar...

  • Esse estudo já é viabilizado quando da proposta de isenção.

     

  • Acredito que a questão tenha se referido ao caráter "líquido" do valor de impostos que o governo deixou de receber.

     

    Esse tipo de política fiscal fomenta a economia local com a geração de empregos, o que faz com que mais dinheiro circule naquela região e por conseguinte haja também a arrecadação de impostos em virtude desse fluxo. Dessa forma, parte do dinheiro que foi deixado de ser arrecadado volta para os cofres públicos, de forma que não dá pra saber com exatidão o quanto desse "retorno" foi referente à política adotada e quanto foi do fluxo normal da economia.

     

    Assim, o governo poderá saber o valor "bruto"  que deixou de arrecadar, mas nunca o valor "líquido".

  • Questão:CORRETA

    Ex: Zona Franca de Manaus

  • Certo.

    As políticas regionais de desenvolvimento no Brasil estão ancoradas em renúncias e isenções fiscais, estimulando a atividade produtiva a se instalar em determinadas regiões. Foi por meio desses mecanismos que as regiões Nordeste e Norte aumentaram consideravelmente seus níveis industriais.

    Não existem mecanismos capazes de medir, com exatidão, o quanto deixou de ser arrecadado em impostos pela aplicação dessas políticas. A mensuração do quanto deixou de ser arrecadado se baseia apenas em estimativas.

  • No Brasil, essas políticas regionais de desenvolvimento pautadas em renúncias e isenções fiscais, instrumentos privilegiados que estimulam a atividade produtiva particular em determinadas regiões, não são acompanhadas por mecanismos capazes de medir, com exatidão, quanto deixou de ser arrecadado em impostos pela aplicação dessas políticas.

    No momento da concessão dos benefícios fiscais o governo até estipula quanto deixa de ser arrecado ao longo de determinado período, mas não há um acompanhamento efetivo para saber, com exatidão, quanto deixou de ser arrecadado.

    Resposta: Certo

  • tenho minhas duvidas acerca dessa questão

  • CERTA

    Não tem como medir com "exatidão", o setor de impostos é volátil... Dá pra se ter uma ideia, tão somente...

  • Nada é 100%, questão correta!