SóProvas


ID
1418983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No que se refere ao tema do desenvolvimento regional brasileiro, julgue o item que se segue.

A década de 1990 sinaliza a retomada do crescimento regional brasileiro, sustentado pela indústria de base concentrada em São Paulo.

Alternativas
Comentários
  • A retomada do crescimento regional brasileiro na década de 90 deveu-se principalmente à liberalização comercial, à desconcentração da indústria promovida pelas guerras fiscais e aos regimes setoriais de incentivos ao investimento e à produção, como, por exemplo, o regime automotivo e a a manutenção dos incentivos à Zona Franca de Manaus.

    Questão errada.

  • A retomada do crescimento regional brasileiro na década de 90, deveu-se principalmente à desconcentração da indústria promovida pelas guerras fiscais e incentivos à produção e ao investimento – e não à concentração da indústria no Sudeste.

    Resposta: Errado

  • Gabarito: ERRADO

    década de 90, assim como a década de 80, representou um período de estagnação econômica e inflação galopante para o Brasil. A mudança de cenário só começou a se desenhar na segunda metade da década de 90, com a reforma estatal, as privatizações e o Plano Real. Após sucessivos planos econômicos que não obtiveram sucesso, o Plano Real conseguiu domar a inflação brasileira, estabelecendo, entre outras medidas, a valorização do real frente ao dólar. Por isso as indústrias, no geral, não foram beneficiadas na década de 90, pois muitas "quebraram" por não conseguirem competir com os produtos importados. Além de que em decorrência da estagnação econômica do período, as indústrias de base, que incluem os ramos petroquímico, siderúrgico e de cimento, foram prejudicadas. Assim está errada a afirmação de que a década de 90 representou a retomada do crescimento regional brasileiro, o qual só foi retomado a partir dos anos 2000. 

    TECCONCURSOS

  • A década de 1990 sinaliza a retomada do crescimento regional brasileiro, sustentado pela indústria de base concentrada em São Paulo. (NÃO)

    1. A industrialização no Brasil tomou corpo a partir dos anos de 1930, com a interligação de mercados regionais até então bastante isolados uns dos outros em um mercado nacional, protegido da concorrência externa.

    2. A partir da década de 1980, passou a se ter inconsistentes surtos localizados de crescimento em algumas regiões (Suldeste e Centro Oeste) e em alguns setores produtivos (industrias – êxodo rural). O conceito de “Integração Competitiva”, elaborado no âmbito do BNDES no final dos anos de 1980, forneceu a base intelectual para a busca de mudança.

    A partir dos anos de 1990, percebesse no Brasil uma reestruturação produtiva e os investimentos anunciados/realizados após o Plano Real não determinaram uma trajetória de crescimento econômico,este movimento não gerou mudanças muito importantes na configuração da dinâmica regional brasileira, e o estado de São Paulo permaneceu como o núcleo central da acumulação de capital do país

    3.  ATÉ O INÍCIO DOS ANOS DE 1990, os principais PROBLEMAS DA ECONOMIA BRASILEIRA:

    • O endividamento externo crescente;
    • Grande atraso tecnológico;
    • Déficit público elevado;
    • Escassez de financiamento para a atividade produtiva;
    • Inflação elevada.