SóProvas


ID
14191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A qualidade do atendimento ao público depende das pessoas que prestam esse serviço e também das condições organizacionais. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

A qualidade do atendimento ao público fundamenta-se na prestação da informação correta, na cortesia do atendimento, na brevidade da resposta e no ambiente adequado para a realização desse atendimento.

Alternativas
Comentários
  • ..dar uma informação correta, ser breve e direto na resposta, sao umas das principais fases para se ter um bom atendimento!
  • Não concordo que a resposta deva ser necessariamente breve (curta, lacônica, de acordo com o dicionário e não proferida rapidamente). Há casos que exigem uma resposta, uma explicação mais extensa. Achei que era uma pegadinha e tasquei errado. Pois é... às vezes a gente peca por desconfiar demais ...

  • Na minha opinião, a qualidade do atendimento independe do ambiente adequado.
  • Concordo com a Marilia. Nem sempre o atendimento pode ser breve/curto. Isso é relativo...
  • Brevidade na resposta não implica qualidade. Uma resposta deve ser, principalmente, objetiva e prestimosa, mesmo que curta.Não concordo com o gabarito
  • Não foi por nada que a própria constituição acrescentou mais um inciso no artigo 5º:LXXVIII a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação.
  • Creio que quando o examinador se refere a "brevidade", ele está pensando no princípio da eficiência, que, para ser atendido, necessita de agilidade. Em várias situações o Decreto 1171/94 fala sobre o tempo de atendimento, como por exemplo:X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.XIV - São deveres fundamentais do servidor público:a) desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular;b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;Talvez o problema da questão seja a palavra utilizada, "brevidade". Como a prova é de 2004 e hoje em dia tem-se um interesse maior em não deixar dúvidas para que os candidatos não precisem entrar com recurso, provavelmente essa palavra não seria utilizada novamente. Mas podemos entender, mesmo por ela, que o serviço público deve ser prestado com rapidez e agilidade, e mesmo assim, deve ser muito bem feito., para não causar danos morais ao seu usuário.
  • CESPE - 2009 - ANATEL - Técnico Administrativo

    A qualidade do atendimento ao público deve ser pautada por critérios como prestação da informação correta, cortesia no atendimento, rapidez da resposta e ambiente adequado para a realização desse atendimento. (CORRETO)


    CESPE - 2008 - MTE - Agente Administrativo

    A qualidade do atendimento ao público fundamenta-se na prestação da informação correta, na cortesia do atendimento, na brevidade da resposta e na adequação do ambiente para a realização do atendimento. (CORRETO)
  • A resposta deve ser correta e repassada de forma cortês 

    A brevidade da resposta implica em uma resposta curta e rápida , príncipio da objetividade e presteza

    O ambiente deve ser adequado para que não haja interferência no atendimento e insatisfação do usuário 

     

  • EU DISCORDO DO GABARITO,POIS É NECESSÁRIO POR EXEMPLO: FERRAMENTAL/SISTEMA EFICIENTE PARA UMA PROVÁVEL RESPOSTA, ETC ETC ETC

  • Gab. Certo

    Das Regras Deontológicas

    dec. 1.171:

    Das Regras Deontológicas:

    IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.