SóProvas


ID
1419298
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A expansão foi rápida e extremamente rentável. A primeira etapa de expansão partiu da cidade do Rio de Janeiro seguindo a direção do vale do rio Paraíba do Sul, de São João Marcos a Resende, surgindo daí as grandes plantações de Vassouras – a mais rica – e Valença. Na parte paulista do vale do Paraíba, destacaram-­se, inicialmente, os municípios de Areais e Guaratinguetá, estendendo-­se para Lorena, Taubaté, Jacareí, Mogi das Cruzes e Jundiaí. Ainda na metade do século XIX, as plantações se espalharam pela baixada fluminense.

                                                                              (Ronaldo Vainfas (direção), Dicionário do Brasil Imperial (1822-1889). Com cortes)

O fragmento faz referência à produção de

Alternativas
Comentários
  • Breve comentário:

     

    "O café foi o maior responsável pelas transformações sociais e econômicas pelas quais o Brasil passou durante o Segundo Reinado. Inicialmente produzido para o consumo interno, a partir do começo do século XIX, passou a ser exportado para os Estados Unidos e para a Europa. Na década de 1830, já era o principal produto de nossa economia. O cultivo expandiu-se do Rio de Janeiro para o interior do Sudeste, encontrando no oeste paulista seu polo de desenvolvimento."

  • Resposta: B ( para não assinantes e  para aqueles que foi expirado o plano)

  • A Economia Cafeeira foi uma das principais características do Segundo Reinado. No século XVIII, a economia brasileira atravessava um período de dificuldades graças ao declínio da economia açucareira e da mineração. Foi a Economia Cafeeira que recuperou a economia brasileira e inseriu o Brasil no mercado mundial.

  • As primeiras mudas de café foram introduzidas no Brasil pelo tenente-coronel Francisco de Melo Palheta, no atual estado do Pará, por volta de 1727. O vegetal foi levado para o Rio de Janeiro, província onde encontra condições climáticas e um tipo de solo favoráveis para sua rápida expansão, em especial no Vale do Paraíba, que também abrange Minas Gerais e São Paulo.

    O cultivo do grão também se expandia para outras regiões, em especial a do Oeste Paulista. Diferentemente da região do Vale do Paraíba, onde o relevo acidentado forçava o cultivo descontínuo, ali os cafezais ocuparam milhares de quilômetros de maneira ininterrupta devido ao caráter plano do relevo. Além disso, a fertilidade do solo “terra roxa” da região, formado pela decomposição de rochas vulcânicas, também favoreceu a expansão cafeeira.