SóProvas


ID
1419442
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

...declarações recentes de líderes do Ministério do Planejamento e do Tribunal de Contas da União indicam claramente a insatisfação e os riscos envolvidos com o modelo atual.

Duas alternativas devem ser consideradas: a TNS e a PPP. A TNS é a forma mais evoluída de contratação de serviços e é indicada para todo grupo de processos cuja capacitação e relação custo-benefício sejam superiores se operados por empresa externa. Neste grupo, situam-se operações de logística e distribuição, manutenção, alguns tipos de centrais de atendimento e, principalmente, operações de TI. A PPP é a forma mais evoluída de repartir investimentos e riscos com a iniciativa privada, alavancando recursos que o governo sozinho não teria disponíveis, a partir dos quais seriam erigidos serviços conjuntos nos mesmos moldes da TNS.

                                                                        (Adaptado de: http://www1.serpro.gov.br/publicacoes/tema/173/materia12.htm)

O artigo acima trata de uma prática na Administração pública que se refere à

Alternativas
Comentários
  • gabarito B. Todos os outros itens não fazem o menor sentido com o texto.
     

  • http://www1.serpro.gov.br/publicacoes/tema/173/materia12.htm

    TNS - Terceirização por Níveis de Serviço
    PPP - Parceria Público Privada

    Na minha opinião, o trecho não menciona nada a respeito de sistemas ERPs e implantações de sistemas, portanto, excluídas as alternativas A, D e E.
    Em relação à alternativa C, pela lei da PPP, ela deve ser realizada mediante licitação, portanto, excluída esta alternativa. Sobrando a alternativa B como gabarito.
  • ERP é uma sigla derivada do nome Enterprise Resource Planning que, traduzido ao pé da letra, significa “Planejamento dos recursos da empresa”. ERPs são que softwares que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.

    Em termos gerais, sistema ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios; o ERP possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente.

    O ITIL é a sigla para Information Technology Infrastructure Library, o modelo de referência para o gerenciamento de processos de Tecnologia da Informação (TI) mais conhecido e utilizado no mundo, criado pela Secretaria de Comércio da Inglaterra com auxílio de estudiosos em tecnologia e gestão. O principal objetivo do ITIL é a padronização das melhores práticas de gestão de TI, tanto em empresas privadas quanto na administração pública.

    COBIT®, do inglês, Control Objectives for Information and related Technology, é um guia de boas práticas apresentado como framework, teste dirigido para a gestão de tecnologia de informação (TI).[1]Mantido pelo ISACA (Information Systems Audit and Control Association), possui uma série de recursos que podem servir como um modelo de referência para gestão da TI, incluindo um sumário executivo, umframeworkobjetivos de controlemapas de auditoriaferramentas para a sua implementação e principalmente, um guia com técnicas de gerenciamento.[1] Especialistas em gestão e institutos independentes recomendam o uso do Cobit como meio para otimizar os investimentos de TI, melhorando o retorno sobre o investimento (ROI) percebido, fornecendo métricas para avaliação dos resultados (Key Performance Indicators KPI, Key Goal Indicators KGI e Critical Success Factors CSF). 

  • no sentido de causa caberia somente por e com