-
universalidade- princípio doutrinário
descentralização- princípio organizativo
-
Gab. A.
Proposição I- Verdadeira. Essa afirmação pode ainda, ser ratificada com o parágrafo 2º do artigo 24 da Lei 8.080/90 que trata da participação complementar na assistência à saúde e diz que os serviços contratados submeter-se-ão às normas técnicas e administrativas e aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), mantido o equilíbrio econômico e financeiro do contrato.
Proposição II. Verdadeira. Essa afirmativa está alinhada ao princípio da integralidade e pode ser ratificada com o artigo 196 da CF/88, que escreve: “Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. “ Proposição III. Falsa. O unicidade do sistema se dá pelo conceito ampliado de saúde trazido pela CF. O acesso Universal sem distinção. Lembrando que a universalidade é um princípio doutrinário do SUS.
Ponto dos concursos.
-
Uma dica para entender a alternativa II é trocar "Os elementos integrantes do sistema" por simplesmente "O SUS REFERE-se ao mesmo tempo às atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde". A troca ajuda a entender que os ELEMENTOS citado refere-se ao sistema em si.
-
Princípios Doutrinários (VOGAIS)
Universalização
Equidade
Integralidade
- Universalização: a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais ou pessoais
- Equidade: o objetivo desse princípio é diminuir desigualdades.
- Integralidade: este princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades
Princípios Organizativos (CONSOANTES)
Regionalização e Hierarquização
Descentralização e Comando Único
Participação Popular
- Regionalização e Hierarquização: os serviços devem ser organizados em níveis crescentes de complexidade
A regionalização é um processo de articulação entre os serviços que já existem, visando o comando unificado dos mesmos.
- Descentralização e Comando Único: descentralizar é redistribuir poder e responsabilidade entre os três níveis de governo.
- Participação Popular: a sociedade deve participar no dia-a-dia do sistema. Para isto, devem ser criados os Conselhos e as Conferências de Saúde, que visam formular estratégias, controlar e avaliar a execução da política de saúde.