SóProvas


ID
1422193
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue o item a seguir.

O segundo grau do princípio da proveniência, plenamente reconhecido na arquivologia, é indispensável para a existência do fundo de arquivo.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada.

    De todas as definições que já vi sobre os graus do princípio da proveniência, a que mais gosto é a de um arquivista, que não sei o nome, postada em um blog chamado Arquive-se. Vou colocar o link caso vocês queiram dar uma olhada. Segue a definição (que pode nem ser dele, não sei).


    "Por definição, o fundo de arquivo não pode existir sem que o princípio da proveniência seja aplicado.

    Há a considerar dois graus neste princípio. No seu primeiro grau, o princípio da proveniência leva-nos a considerar o fundo de arquivo como uma entidade distinta e indivisível. Assim, é aplicado ao primeiro grau o princípio da proveniência quando se deixam juntos ou quando se agrupam, se tiverem sido dispersos, todos os documentos criados ou recebidos por determinada pessoa, ou organismo, no exercício das suas funções.


    No seu segundo grau, o princípio da proveniência exige que todos os documentos de um fundo de arquivo ocupem um determinado lugar que tem de ser respeitado ou restabelecido, caso a ordem primitiva ou a ordem original tenha sido modificada por qualquer razão. Por outras palavras, é preciso respeitar a sua ordem original e a sua estrutura."


    Fonte: http://clips-e-postits.blogspot.com.br/2007/07/os-princpios-da-arquivstica.html

  • Segundo Rousseau e Couture:

    "No seu primeiro grau, o princípio da proveniência leva-nos a considerar o fundo de arquivo como uma entidade distinta


    No segundo grau, o princípio da proveniência exige que todos os documentos de um fundo de arquivo ocupem um determinado lugar que tem de ser respeita do ou restabelecido,caso a ordem primitiva ou a ordem original tenha sido modificada por qualquer razão"


    Gabarito: ERRADO.

    Fonte: http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/viewFile/7991/6576.


  • O princípio da Proveniência possui dois graus de aplicação: no primeiro grau delimita-se quais documentos podem ou não pertencer ao arquivo; e no segundo há a determinação de como esses documentos devem estar dispostos dentro do conjunto (qual a posição de cada um). Então temos, no primeiro grau, uma aplicação externa, e, no segundo grau, uma aplicação interna.

    Considerando que, independente da posição que ocupem no conjunto, o documento que cumpre os critérios estabelecidos pela Proveniência em primeiro grau já pertencem ao arquivo, podemos concluir que a Proveniência em segundo grau, também conhecida como princípio da Organicidade, NÃO É necessária para a existência do conjunto de documentos.

    Gabarito do professor: Errado
  • A questão é pra especialista em Arquivologia, erro uma dessas e nem me abalo.

  • Princípio da proviniência segundo o qual devem ser mantidos reunidos, num mesmo fundo, todos os documentos provenientes de uma mesma fonte geradora de arquivo.

    Segundo: Marilena Leite Paes.

     

     

  • ERRADO

     

     

    Rousseau e Couture (1998, p.83) afirmam que: No seu primeiro grau, o princípio da proveniência leva-nos a considerar o fundo de arquivo como uma entidade distinta. [...] E este primeiro grau tem a sua aplicação tanto no plano do valor primário dos documentos de arquivo como no plano de seu valor secundário. [...] No segundo grau, o princípio da proveniência exige que todos os documentos de um fundo de arquivo ocupem um determinado lugar que tem de ser respeitado ou restabelecido, caso a ordem primitiva ou a ordem original tenha sido modificada por qualquer razão.

     

     

  • Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

    O princípio da Proveniência possui dois graus de aplicação: no primeiro grau delimita-se quais documentos podem ou não pertencer ao arquivo; e no segundo há a determinação de como esses documentos devem estar dispostos dentro do conjunto (qual a posição de cada um). Então temos, no primeiro grau, uma aplicação externa, e, no segundo grau, uma aplicação interna.

    Considerando que, independente da posição que ocupem no conjunto, o documento que cumpre os critérios estabelecidos pela Proveniência em primeiro grau já pertencem ao arquivo, podemos concluir que a Proveniência em segundo grau, também conhecida como princípio da Organicidade, NÃO É necessária para a existência do conjunto de documentos.


    Gabarito do professor: Errado

  • Muitos comentários, mas o que a questão realmente quer dizer, é que o 1º grau é indispensável para formação do fundo, não o 2º

    Vai lá, fera. faz teu nome!

  • Concordo com o Doda Imparável.

    O segundo grau do princípio da proveniência é a ordem original. Ok. Mas isso é indispensável para existência do fundo?? Claro que não. Ele é indispensável para organização do fundo e não para sua existência.

    O princípio da proveniência, em seu primeiro grau, é o responsável pela existência do fundo.

  • Lodolini (1993, p. 153, tradução nossa) apresenta uma concepção ampla do Princípio de Respeito aos Fundos, afirmando que esse não significa somente o “respeito aos fundos, mas também, no interior de cada fundo”. O autor acrescenta, ainda, que “somente a reconstituição incondicional da ordem original satisfaz a toda exigência científica” (LODOLINI, 1993, p. 198, tradução nossa).

    Ou seja, apesar de considerar importante o Princípio de Respeito aos Fundos, ele considera que a manutenção da ordem que criou o documento é essencial na análise e organização documental, de forma criteriosa. Heredia Herrera (1991, p. 253) reconhece esse ideal, ao defender a imprescindibilidade do respeito à ordem original na organização de qualquer arquivo, fundo ou algo equivalente. A partir desses autores, é possível depreender a relevância do Princípio de Respeito à Ordem Original.

  • Como exemplo de fundo existindo sem respeitar à risca o segundo grau do princípio da proveniência, temos os arquivos que, por razão de características de seu suporte, são guardados em lugar diverso de onde é guardado o restante do fundo