SóProvas


ID
1422247
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da classificação de documentos de arquivo, julgue o item a seguir.

A classificação de documentos de arquivo deve embasar-se na estrutura organizacional: quanto mais se aproximar dessa estrutura, mais fácil ficará a sua operacionalização.

Alternativas
Comentários
  • A elaboração do plano de classificação pode seguir 2 critérios, o Funcional (mais adequado) e o Estrutural/organizacional. O segundo não é adequado por classificar os docs de acordo com a estrutura da instituição, ou seja, toda vez que a instituição criar, extinguir, modificar algum setor, vai ter que mudar o seu plano.

    No critério Funcional, os docs são classificados de acordo com as atividades desenvolvidas pela instituição, é mais flexível. Se a estrutura da organização for modificada, as atividades desenvolvidas vão permanecer as mesmas.

  • A classificação de documentos de arquivo PODE embasar-se na estrutura organizacional (...)

     

    Gab: Errado

  • Palavras que restringem DEVEM tomar um cuidado imenso na análise.

  • Como os colegas já disseram, a classificação pode ser embasar-se na estrutura. Não é obrigatório.

    Além do mais, o código de classificação do CONARQ foi criado com base nas funções e atividades da instituição.

  • Complementando:

    Ao estabelecer as “classes” do plano de classificação, devemos seguir um critério funcional (classes correspondendo estritamente a funções) ou estrutural (classes correspondendo a “estruturas” - setores, divisões, departamentos)?

    A opção pela classificação “estrutural” é, tradicionalmente, mais aceita e adotada. Apresenta, porém, inconvenientes - quando não há estruturas que digam respeito à totalidade das funções e atividades do organismo; quando, eventualmente, as estruturas existentes são confusas, misturando indevidamente funções; quando as estruturas sofrem alterações constantes.

    De modo geral, e salvaguardadas as exceções de praxe, entendo que a opção pela classificação estritamente “funcional”, apesar de menos freqüente e tecnicamente mais complexa, costuma atender melhor as exigências da classificação arquivística. No entanto, cabe ao profissional de arquivo examinar cada situação e decidir pelo que se apresentar como tecnicamente mais correto.

    Fonte: Manual CONARQ; Como Classificar e Ordenar Documentos de Arquivo;

  • Tipos de classificação:

    Funcionais - correspondem às funções desenvolvidas pela entidade

    Estruturais - estrutura

    Por assunto - conteúdo