-
Segundo a disposição e a natureza das informações que ostentam, as espécies documentais diplomáticas obedecem a fórmulas convencionadas, servindo de base jurídica ou consensualmente válida para que o documento, correto em sua estrutura semântica, se apresente como legítimo, fidedigno ou credível .
fonte: Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado / Imprensa Oficial do Estado, 2002. p. 27).
-
Correta.
Complementando...
Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: Arquivista
A autenticidade dos documentos de arquivo, característica fundamental para destaque da função de prova, é obtida mediante adequação da espécie à função do documento. C
-
Parabéns colega Uriam Sousa pela resposta: A autenticidade dos documentos de arquivo, característica fundamental para destaque da função de prova, é obtida mediante adequação da espécie à função do documento.
O Princípio da Autenticidade diz que os documentos devem ser criados, guardados e conservados respeitando as normas, técnicas e processos que garantam sua veracidade e confiabilidade.
-
O examinador parece ser da aréa de contabilidade , misturou o Principio de Fidedignidade a arquivologia, RRS
-
AUTENTICIDADE = ESPÉCIE + FUNÇÃO ( TIPOLOGIA)
-
Não sou da área, então qualquer erro me avisa que eu corrijo..
Mas acredito estar certa, pois quando se fala em autenticidade e fidedignidade (fé pública) devemos sempre nos lembrar de diplomática.. O estudo da diplomática é baseado nisso.. e lembrar que o estudo da diplomática vem da espécie.. Portanto, é possível
-
Aquela repetição básica de questões...
Q103457 - TJ/ES 2011
A espécie documental identifica que veículo serve como base jurídica consensualmente válida para que o conteúdo do documento se torne legítimo, fidedigno e confiável. (gab: certo)