GABARITO: C
Primeira Bulha
A primeira bulha aparece no início da sístole ventricular. Quando os ventrículos começam a se contrair, o sangue, sofrendo pressão, comprime as válvulas Átrio- Ventriculares (Tricúspide e Mitral), fechando-as . Quanto maior a força de contração do ventrículo maior a força com que as válvulas se fecham e mais forte será o som produzido pelo fechamento.
Durante o processo de contração as pressões dos ventrículos se elevam. Essa elevação de pressão vence a resistência das válvulas semilunares e o sangue é lançado simultaneamente na circulação pulmonar e sistêmica. As vibrações destas válvulas produzem a primeira bulha.
Segunda Bulha
A segunda bulha coincide com a diástole ventricular. O som é produzido pelo fechamento das válvulas semilunares (Pulmonar e aórtica). A bulha acompanha toda fase isométrica diastólica até a abertura das válvulas A-V.
Terceira Bulha
Esta aparece durante a fase de enchimento rápido (diástole), após a fase isométrica diastólica. Ela é atribuída às vibrações das paredes dos ventrículos ocasionadas pela entrada rápida do sangue nessas câmaras, distendendo-as. Esta bulha é ouvida com dificuldade, mas pode ser registrada graficamente.