- 
                                  A fórmula de Manning para qualquer seção de canal ou tubulação é a seguinte: V= (1/n) . R 2/3 . S ½ (Equação 50.1) Sendo: V= velocidade média na seção (m/s); n= coeficiente de Manning tem as dimensões TL –1/3; R= raio hidráulico (m). O raio hidráulico é o quociente entre a área molhada e o perímetro molhado; S= declividade (m/m). A inicial “S” vem da palavra inglesa Slope que quer dizer declividade. Fonte: http://www.pliniotomaz.com.br/downloads/capitulo_50_formula_de_manning_galerias_e_canais.pdf 
- 
                                Está errado pelo simples fato da questão ter dado a impressão que o método de incrementação é o único jeito de se obter o coefiociente de rugosidade. Devemos lembrar que pode-se estimar o coeficiente de rugosidade através: - da granulometria da superfície de contato; - na incrementação (método de Cowan); - na utilização de tabelas que forncem o "n" em função da superfície de contato com o líquido; - na utilização de fotos que permite a escolha de "n" por analogia. 
- 
                                ERRADO V= 1/n . Rhidraulico^(2/3). S^(1/2) a formula relaciona rugosidade(n), area e perimetro molhado (Rh) e declividade   A fórmula de Manning, aplicada em cálculos hidráulicos referentes a canais, relaciona as seguintes variáveis: área, raio hidráulico, gravidade e coeficiente de rugosidade; sendo esta última determinada pelo método de incrementação (Cowan).   não viaja!! e lembra que gravidade tá la na formula pra achar o numero de Froude (pra saber se o escoamento é sub ou supercritico)