-
A Biorremediação é o processo pelo qual organismos vivos tais como, microrganismos, fungos, plantas, algas verdes ou suas enzimas são utilizados para reduzir ou remover - remediar - contaminações no ambiente. Utilizando processos biodegradáveis para tratamento de resíduos este processo é capaz de regenerar o equilíbrio do ecossistema original. Especificamente, a biorremediação atua através da introdução de processos biológicos adicionais para a decomposição dos resíduos que favorecem e incrementam a velocidade do processo natural de degradação.
-
Essa questão deveria estar errada. A técnica BIOPILHAS, é uma técnica de BIODEGRADAÇÃO que condiz com o conceito da questão. Não é Biorremediação.
Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?
Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/
- São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;
- Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;
Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.
Força, Nação Concurseira!!!!
-
3.5.4 Biorremediação
Disposição dos resíduos sólidos em células. Depois de 1 a 2 anos essas células são escavadas e o material todo é peneirado. Em seguida os recicláveis são separados e o inerte (sobra) retorna a célula como material de recobrimento, pois a mesma célula deverá ser reutilizada para novos depósitos (IPT, 1995)
-
Gabarito: CERTO
-
Achei bem estranho; a definição descrita no item não faz sentido.
Biorremediação consiste na aplicação de organismos vivos em tratamento de ambiente contaminado a fim de reduzir a concentração dos poluentes em níveis não detectáveis, não tóxicos ou aceitáveis pelas agências de controle ambiental.
-
CONAMA
Resolução No 463, de 29 de julho de 2014.
Art. 2o Para os efeitos desta Resolução, entende-se por:
I - biorremediador: remediador que apresenta como ingrediente ativo microrganismos capazes de se reproduzir e de degradar bioquimicamente compostos e substâncias contaminantes;