SóProvas


ID
1423279
Banca
CEPERJ
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analisando as transformações ocorridas em termos éticopolíticos no Serviço Social ao longo do desenvolvimento da profissão, verifica-se a partir da década de 1980, em especial no Código de Ética de 1986, a presença do que se entende por uma “nova ética”. De acordo com Barroco (2007), a nova ética presente no Serviço Social é resultado:

Alternativas
Comentários
  • O código de ética de 1986 é o primeiro a romper com a concepção tradicional. A gênese desse processo segundo Barroco (2007) vincula-se à renovação do Serviço Social no Brasil, à politização de profissionais e estudantes nas lutas políticas da sociedade brasileira, e ao movimento de reconceituação Latino-americano. Sendo assim, a mais correta é a letra B.

  • O Código de Ética de 1986 é o primeiro desde o período compreendido entre 1947-1975 a romper com o conservadorismo, a negar a neutralidade profissional indicando que a ação profissional é inerente a uma direção ético-política e a apresentar o compromisso da profissão com os interesses e lutas da classe trabalhadora. Segundo expressa Maria Lúcia Silva Barroco (Ética e Serviço Social: fundamentos ontológicos. 3ª edição. São Paulo: Cortez, 2005), esse Código representou uma inovação ao trazer para o campo ético a negação ao conservadorismo que a profissão vivia naquele momento, o amadurecimento teórico e político do Serviço Social após a recusa a herança conservadora a partir de movimentos da categoria como o Movimento latino-americano de reconceituação, o Movimento de Renovação brasileiro, a aproximação da profissão com a teoria marxista que permite a análise da vida social, política, econômica em sua totalidade e de forma crítica, e o próprio III CBAS (Congresso Brasileiro de Assistentes Social - "Congresso da Virada") de 1979 que ratifica o posicionamento ético-político da categoria em prol das classes subalternas. Portanto, o Código de 1986 é expressão do período de amadurecimento da profissão, de negação da "antiga" ética de cunho conservador, do compromisso da categoria com os trabalhadores a partir da crítica a realidade social e ao sistema opressor e explorador capitalista.


    RESPOSTA: B


  • Para quem participou do MESS pode lembra que o 1° ENESS realiado em Londrina tinha como tema: O Serviço Social e a realidade Brasileira. o gabatiro da questão é B

  • a) do compromisso com a classe trabalhadora num viés liberal de pactuação com a classe burguesa

     b)da inserção da categoria nas lutas da classe trabalhadora e de uma nova visão da realidade brasileira (gabarito)

     c)da inserção da teoria marxista, a partir dos estudos de Marx, no texto do Código de Ética Profissional (ainda aqui o marxismo era sem Marx) 

     d)de uma análise fundamentada da realidade brasileira a partir de estudos estatísticos sobre as expressões da questão social

     e)da inserção da categoria nas lutas da classe trabalhadora e de uma nova visão da realidade brasileira que criticava a presença do neoliberalismo.  (cód. de etica de 1993) 

    O código de etica de 1986 tinha caracteristicas de ruptura com o conservadorismo e foi expressão de conquistas e ganhos atraves de dois procedimentos: a negação da base filosófica tradicional, conservadora, norteada pela neutralidade e a afirmação de um novo perfil profissional tecnico, não mais um agente subalterno e apenas executivo, mas um profissional competente, teórico, tecnico e politicamente .

    (Serviço Social para Concursos - Profª Conceição Costa.  

  • BARROCO, Maria Lucia; TERRA, Sylvia. Código de Ética do/a assistente social comentado. São Paulo: Cortez, 2012. 

    Pg, 9

    "Foi, portanto, na conjuntura sócio-histórica de luta pela conquista do Estado de direito e pela vigênia da democracia política que se efetivaram iniciativas coletivas de reflexão e de luta em busca de um projeto profissional direcionado aos interesses da classe trabalhadora e à crítica ao conservadorismo e suas implicações na vida social e profissional".