-
CORRETA: LETRA A
É só lembrar: hipo - pouco / termia - calor
Demais itens:
Doença das montanhas --> exposição aguda à baixa pressão em elevadas altitudes.
Doença de monge --> sinônimo de mal ou doença das montanhas.
Intermação --> É o contrário da hipotermia, pois consiste na consequência de situação de hipertermia.
Geladura --> Ação do frio de forma direta. É aquilo que popularmente chamamos de "queimadura" (na verdade, seria geladura) com gelo.
-
Letra A:
Hipotermia = frio difuso;
---------------------------------
Letra B:
Doença das montanhas = baropatia (altas altitudes - baixa pressão atmosférica);
---------------------------------
Letra C:
Doença do monge = baropatia (altas altitudes - baixa pressão atmosférica - atinge os moradaroses das regiões montanhosas);
--------------------------------
Letra D:
Intermação = Decorre do calor difuso;
-------------------------------
Letra E:
Geladura = decorre do frio local.
-
*Ação do Frio Difuso*
Provoca HIPOTERMIA (baixa temperatura) quando a temperatura do corpo cai abaixo de 35ºC.
Pode ocorrer pela exposição à temperatura ambiente muito baixa, ou porque o ajuste térmico do organismo estava prejudicado pelo efeito de alguma droga, como o álcool, ou o indivíduo estava debilitado por doença.
A HIPOTERMIA pode ser induzida como procedimento terapêutico para reduzir o metabolismo, diminuindo consequentemente a necessidade de oxigênio, e evitando a morte celular quando o aporte de oxigênio está reduzido, como no edema cerebral que comprime os vasos sanguíneos.
[Neusa Bittar - Medicina Legal e Noções de Criminalístiva 2017; pg. 253/254].
-
Fazendo um adendo em relação a outro ponto da matéria de medicina legal:
Hipotermia pode causar a morte do indivíduo que estiver na TERCEIRA fase da embriaguez, denominada FASE DO PORCO ou FASE COMATOSA.
Nesta, o indivíduo se exposto ao frio pode vir a obito em razão da hipotermia cujas causas já foram sificientemente expostas.
-
DOENÇA DO MONGE ou MAL DA MONTANHA- Sofrimento físico gerado pela dificuldade de adaptação à menor pressão de oxigênio em altitudes elevadas.
HIPOTERMIA- os seres humanos possuem uma temperatura corporal constante em torno de 37ºC, logo, são HOMEOTÉRMICOS. Ocorre hipotermia quando a temperatura central do corpo fica aquém de 35ºC. A ação do frio difuso dá-se pela hipotermia.
INTERMAÇÃO- lembra muito a insolação, no entanto, essa é mais grave podendo levar a morte. A intermação consiste no aumento da temperatura corporal e na incapacidade do corpo de obter o resfriamento necessário.
GELADURA- ocorre nas situações de frio intenso, quando a pele do corpo em tais condições congela. Ocorre inicialmente nas extremidades do corpo, tais como dedos, nariz.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A
-
LETRA A – CORRETA – Hipotermia, segundo Neusa Bittar (in Medicina legal e noções de criminalística – 7ª Ed. – Salvador: Ed. JusPodivm, 2018. p. 267):
“Ação do frio difuso
Provoca hipotermia (baixa temperatura) quando a temperatura do corpo cai abaixo de 35° C.
Pode ocorrer pela exposição à temperatura ambiente muito baixa, ou porque o ajuste térmico do organismo estava prejudicado pelo efeito de alguma droga, como o álcool, ou o indivíduo estava debilitado por doença.
A hipotermia pode ser induzida como procedimento terapêutico para reduzir o metabolismo, diminuindo consequentemente a necessidade de oxigênio, e evitando a morte celular quando o aporte de oxigênio está reduzido, como no edema cerebral que comprime os vasos sanguíneos. ” (Grifamos)
-
LETRA E – ERRADA – Geladura, segundo Neusa Bittar (in Medicina legal e noções de criminalística – 7ª Ed. – Salvador: Ed. JusPodivm, 2018. p. 268):
“ Provoca as geladuras, que são lesões de necrose da pele causadas pelo contato de substâncias muito frias por curto tempo.
Classificação das geladuras:
Primeiro Grau: O local pode ficar pálido ou avermelhado, com inchaço e aspecto anserino (como pele de ganso, aspecto de pele arrepiada) por algumas horas; a seguir, a pele descama.
Segundo grau: O frio mais intenso provoca a destruição da epiderme, camada mais superficial da pele, formando bolhas.
Terceiro grau: O frio muito intenso leva ao congelamento e necrose dos tecidos por falta de circulação, pois os vasos sanguíneos contraem-se e passa pouco sangue para os tecidos, originando úlceras.
Quarto grau: A permanência dos membros em contato direto com o frio resulta em gangrena (pé de trincheira). “ (Grifamos)
-
LETRA D – ERRADA – Itermação é resultante da ação do calor difuso causando as termonoses. Segundo Neusa Bittar (in Medicina legal e noções de criminalística – 7ª Ed. – Salvador: Ed. JusPodivm, 2018. p. 264):
“Itermação: Resulta do excesso de calor proveniente de outras fontes como ambientes onde a ventilação e a renovação do ar são inexistentes, como ocorre no confinamento em um porta-malas ou dentro de um automóvel com as janelas fechadas. ” (Grifamos)
-
Frio local - geladura; Frio Difuso - Hipotermia
-
Gab. A
A ação difusa do frio provoca a hipotermia. A temperatura corporal cai abaixo dos 35° C.
O diagnóstico de morte pela ação do frio é difícil. Têm-se alguns elementos, como:
· Hipóstase vermelho-clara (por causa do maior teor de oxiemoglobina do sangue em função da maior estabilidade molécula no frio);
· Rigidez cadavérica precoce, intensa e extremamente demorada;
· Sangue de tonalidade menos escura;
· Sinais de anemia cerebral;
· Congestão polivisceral;
· Às vezes disjunção das suturas cranianas;
· Sangue de pouca coagulabilidade;
· Repleção das cavidades cardíacas;
· Espuma sanguinolenta nas vias respiratórias;
· Erosões e infiltrados hemorrágicos na mucosa gástrica (sinal ou úlceras de wischnewski);
· E, na pele, poderão ser observadas flictenas semelhantes às das queimaduras.
-
Gab. A
FRIO DIFUSO (ação generalizada) --> HIPOTERMIA.
AÇÃO LOCAL (ação localizada) --> GELADURAS em 1°, 2° e 3° grau.