certo
convencional = secundário
ao fim do tratameno o efluente é impróprio para o consumo
domiciliar = terciário
ao fim do tratamento o efluente é próprio para consumo
se eu não puder reutilizar diretamente o efluente tratado não faria sentido eu ter uma estação de tratamento particular, caso contrário, se não houver interesse de minha parte em tratar o esgoto para reuso direto eu poderia jogá-lo no sistema de esgoto urbano ou se porventuraa esse sistema não existir eu devo construir uma fossa séptica com filtro anaeróbio e sumidouro (NBR 7229)
mas Samuel, eu posso tratar o esgoto domiciliar a nível secundário uai!
Poder pode sim, mas acontece que o esgoto tratado scundáriamente apesar de ter 90% meno de matéria orgânica ainda há uma grande concentração de patogênicos e nitratos (nutrientes) derivados da decomposição da matéria orgânica. Os patogênicos trazem doenças assim como os nitratos que são bem tóxicos para nossa saúde.
Eu não posso usar o efluente tratado secundariamente para tomar banho porque vou estar me infestando de doença, da mesma forma não posso usar para lavar louças porque essas coisas podem entrar pela cutícula das minhas unhas, não posso usar para lavar carro e etc... Pior ainda se eu bebê-la. O seu uso poderia causar em mim hepatites, diarréias, febres, alergias, trazer, vermes e muitas outras doenças
De qualquer forma a água resultante do tratamentosecundário não pode entrar em contato direto com o humano
a legislação é bem clara: Os efluentes tratado secundáriamente podem sre usados para lavagem de calçadas (claro que o operário vais estar usando EPIs) ou irrigações, é vedado o seu uso para abastecimento público
- O tratamento preliminar envolve a remoção de sólidos grosseiros e areia, é um processo físico.
- O tratamento primário ocorre com a decantação, flotação, digestão e secagem do lodo. É um processo de natureza físico-química.
- O tratamento secundário ocorre com filtração biológica, decantação intermediária ou final e lagoas de estabilização. É um processo essencialmente biológico.
- O tratamento terciário remove nutrientes, complexos orgânicos e patogênicos. É um processo químico.