SóProvas


ID
1424869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação aos sistemas de informação geográficas (SIG) e a um mapa temático hipotético, na escala de 1:100.000, armazenado nesse sistema, julgue o item que se segue.

Dados obtidos pela missão SRTM (shuttle radar topography mission), que são armazenados em formato matricial, em pacotes computacionais de SIG, possibilitam, por exemplo, a delimitação automática de bacias hidrográficas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:CORRETO

    É a primeira vez que eu vejo uma questão usando o termo "automático" estar correta.

  • Gab. Certo

    A delimitação automática da rede de drenagem obtida a partir de dados do SRTM apresenta precisão compatível àquela baseada em cartas topográficas.

    Observa-se que a delimitação automática de bacias tem uma subjetividade menor e que, mesmo utilizando “softwares” diferentes, os resultados são mais próximos do que quando comparados a métodos manuais que variam com a percepção humana. JENSON & DOMINGUE (1988) e MERKEL et al. (2008), comparando as metodologias automática e manual, confirmam a eficiência do modo automático de extração da rede de drenagem a partir de MNT.

    Pode-se afirmar que os dados do SRTM foram relativamente precisos e acurados. Além de serem eficientes por demandarem menor tempo no processo de tratamento dos dados brutos até o delineamento da bacia, já que os dados do SRTM fornecem diretamente o MNT, ao passo que as cartas topográficas necessitam de procedimento inicial trabalhoso até a obtenção do MNT.

    Fatores como gratuidade, precisão e acurácia dos dados do SRTM proporcionam economia de tempo e de recursos para a realização de pesquisas e diagnósticos ambientais apoiados nesses dados, especialmente em regiões que não possuem registros cartográficos.

    A delimitação automática de bacias, por meio do processamento de dados do SRTM em ambiente SIG, apresenta-se vantajosa em relação ao custo e benefício proporcionado, além de estabelecer a padronização do traçado e posterior minimização de conflitos quanto à fixação da unidade elementar de gestão dos recursos hídricos.

  • Por muitas vezes, a delimitação da bacia hidrográfica é realizada de maneira manual, utilizando-se as cartas topográficas como guia do traçado dos limites da área, que podem ser feitos em meio físico, sobre o papel impresso, ou em meio digital, a partir da vetorização de linhas.

    No entanto, o processo de delimitação automática de bacias por meio do uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) se tornou um processo frequentemente utilizado e foco de diversos estudos e análise, considerada uma ferramenta eficiente em casos de bacias muito extensas e complexas, como podemos ver nos trabalhos de SILVA (2014) e SOBRINHO et al. (2010).

    Neste processo de delimitação automática, utiliza-se como arquivo de entrada, os dados do relevo local, representados por uma grade regular numérica de informações de altitude e coordenadas, denominado Modelo Numérico de Terreno (MNT).

    Dentre os modelos mais utilizados e disponíveis para acesso público, destacam-se aqueles advindos da missão Shuttle Radar Topography Mission (SRTM), realizada em 2000.

    Fonte: https://www.amigosdanatureza.org.br/publicacoes/index.php/anap_brasil/article/view/1660