SóProvas


ID
1425037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Desde o período colonial, o espaço geográfico brasileiro foi transformado e produzido prioritariamente segundo as necessidades do mercado externo em detrimento da formação econômica interna. Foi por meio dessa perspectiva colonizadora que, a partir de 1530, as propriedades rurais se organizaram no Brasil.

Com relação às questões agrária e agrícola no Brasil, julgue o item.

Ao longo da história fundiária brasileira, ocorreram diversas manifestações, movimentos, revoltas e pressões de trabalhadores rurais pelo acesso à terra, muitas com ganho de causa. Esses movimentos sempre foram amplamente divulgados pelas mídias oficiais.

Alternativas
Comentários
  • Errado. 

    Acredito que o erro está no último período da questão. "Esses movimentos sempre foram amplamente divulgados pelas mídias oficiais". 

  • Acredito que o erro esteja no "revoltas e pressões de trabalhadores rurais pelo acesso à terra, muitas com ganho de causa."

  • Exatamente, Marcelo...

     

  • questão erradissíma! 

    "foram amplamente", exagero da questão, muito comum no cespe! 

  • Ao longo da história fundiária brasileira, ocorreram diversas manifestações, movimentos, revoltas e pressões de trabalhadores rurais pelo acesso à terra, muitas com ganho de causa. Esses movimentos sempre foram amplamente divulgados pelas mídias oficiais.  O erro da questão está na última frase, na verdade as mídias nunca deram a atenção necessária a esse problema social do Brasil.

     

    CUIDADO: a questão não está errado por afirmar "[...] muitas com ganho de causa". Ao longo da história algumas tiveram sim ganho de causa ("muitos" é relativo). Então, apenas por esse trecho não seria possível considerar a alternativa errada.

  • Durante o regime militar ocorreram conflitos pela terra nas fronteira agrícolas amazônicas, no Bico do Papagaio, ao norte do Tocantins, nós vales do Mearim e do Pindaré, no Maranhão, na zona Bragantina, no nordeste paranaense e no norte do Mato Grosso, além de Rondônia. Era o chamado "arco da violência" que, obviamente, não era divulgado pela mídia oficial, subserviente que era ao regime de exceção. 

  • Não foram sempre amplamente divulgados. O MST e as Ligas Camponesas surgiram na década de 70, no seio do Regime Militar, que oprimia firmemente movimentos sociais.

  • Durante a ditadura militar, muitos camponeses foram expulsos de suas terras, perseguidos e duramente reprimidos. Expulsos por um projeto autoritário para o campo brasileiro, capitaneado pela ditadura militar, que então cerceava direitos e liberdades de toda a sociedade. Um projeto que anunciava a “modernização” do campo quando, na verdade, estimulava o uso massivo de agrotóxicos e a mecanização, baseados em fartos (e exclusivos ao latifúndio) créditos rurais; ao mesmo tempo em que ampliavam o controle da agricultura nas mãos de grandes conglomerados agroindustriais.

  • Falou "sempre", desconfie;

  • Errado.

    A modernização agrícola do agronegócio tem várias faces. Há o aumento da concentração de terras e em muitos lugares, principalmente na fronteira agrícola, o aumento de conflitos com populações tradicionais e indígenas, mas esta face é omitida e destacam principalmente as virtudes da modernização e do grande aumento da produtividade.

  • Sim, houveram varias revoltas e manifestação estatal, porém não AMPLAMENTE DIVULGADAS, se fosse teria dado em algo, mas como sempre o estado ficou ausente e consequentemente negligenciou a distribuição.

    Lei de terras, regime militar, reforma agraria e bla bla bla, final das contas = Não houve distribuição.

    GAB E

    PMAL

  • Amplamente divulgados não!

    PMAL 2021