SóProvas


ID
1425481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Eles não têm coração... eles não têm coração..." 8/2/2007. É esse o som que se repete em todos os noticiários. A voz de uma mãe que perdeu o filho de seis anos, vítima de violência cometida por adolescentes, no Rio de Janeiro. É um clamor que se repete em nossas mentes. Talvez eles realmente não tenham coração, talvez já tenham perdido. Ou será que esses corações sequer chegaram a ser formados no peito de jovens que experimentaram todas as formas de exclusão e discriminação?

Silvana Cella e Dulce Camargo. Trabalho pedagógico com adolescentes em conflito com a lei: feições da exclusão/inclusão. Educação e Sociedade. 30 (106), 2009, p. 281-99 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o  item  que se segue, a respeito da violência na infância e na adolescência.

O indivíduo que viola normas sociais, como no caso do adolescente em conflito com a lei, é reflexo de uma história de vida exposta a graves fatores de risco familiares.

Alternativas
Comentários
  • O indivíduo que viola normas sociais, como no caso do adolescente em conflito com a lei, é reflexo de uma história de vida exposta a graves fatores de risco sociais.

  • Mas os riscos familiares também não estão incluídos nisso? A precariedade muitas vezes vem de casa, falta comida, carinho, atenção... Os pais muitas vezes agem de forma despreocupada e até mesmo violenta com essas crianças e adolescentes. Pra mim os dois são válidos, tantos sociais quanto os familiares.

  • Entendo que a afirmativa está errada porque coloca a história de vida exposta a graves fatores de risco familiares como determinante para a violação das normas sociais.

    Se o trecho "[...] é reflexo de uma história [...]" fosse substituído por "pode ser reflexo de uma história ...", aí sim teriamos uma questão correta.

    Concordam?

  • Penso que o erro é porque está muito (causa e efeito) sendo que nada é absoluto. É como o colega disse, se ao invés de colocar: é reflexo.... tivessem colocar : pode ser reflexo, estaria correto, ainda mais que a assertiva está diretamente ligada ao âmbito familiar, sendo que não necessariamente a causa é a família, são uma gama de fatores envolvidos.