SóProvas


ID
1426633
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação aos Indicadores Biologicos assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito. Validar desinfecção?

    Além disso, segundo o manual da SOBECC (2013) "Os indicadores biológicos controlam ciclos de ESTERILIZAÇÃO por meio de preparações padronizadas de ESPOROS BACTERIANOS COMPROVADAMENTE RESISTENTES ao método a que se propoem monitorar." (pág 85)

    Não seri a letra C (uma alternativa, inclusive, de redação muito ruim).

  • Concordo com a colega Lorena! Era exatamente o que pensei!

  • Também não entendi. Eu entendi que era a C

  • exatamente, não há indicador biológico que meça desinfecção, apenas a ESTERELIZAÇÃO, deixando o gabarito passível de anulação. a Letra C seria a mais correta, visto que se usa o organismo de maior resistência ao processo para uma testagem segura.
  • A) ERRADA. Segundo a Farmacopeia (USP), o Indicador Biológico (IB) é caracterizado como uma preparação de vários micro-organismos específicos, resistentes a um processo de esterilização em particular.

    CORRETO: O indicador biológico é definido como uma preparação caracterizada de microrganismo específico que fornece uma resistência definida e estável a um determinado processo de esterilização.

    B) CORRETO. São usados para validar um processo de esterilização e desinfecção e também para monitorização do processo/equipamento.

     Um indicador biológico pode ser usado na qualificação de desempenho do equipamento de esterilização e no desenvolvimento e estabelecimento do processo de esterilização para um produto específico. Os indicadores biológicos podem ainda ser utilizados para monitorar ciclos de esterilização em revalidações periódicas e para avaliar a capacidade do processo usado na descontaminação de isoladores ou salas limpas.

    C) ERRADO. Normalmente são esporos de bactérias, sendo escolhida a especie mais resistente ao processo.

    CORRETO. Os indicadores biológicos (IB) controlam ciclos de esterilização por meio de preparações padronizadas de esporos bacterianos comprovadamente resistente ao método a que se propõe monitorar a fim de detectar o crescimento bacteriano.

    REFERNCIA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública nº 39, de 29 de abril de 2010. D.O.U de 30/04/2010. DISPONÍVEL EM: http://www.abrasp.org.br/fotos/CP+N%C2%BA+39+DIMCB.pdf