SóProvas


ID
1428190
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

VLANs são organizações de rede logicamente independentes construídas por meio dos recursos da camada 2 do modelo OSI. Atualmente, para a construção de VLANs é vastamente utilizado o protocolo IEEE 802.1q que acrescenta, no frame original Ethernet, um campo com comprimento, em bits, de

Alternativas
Comentários
  • O padrão IEEE 802.1Q permite a criação de redes virtuais locais (VLANs) dentro de uma rede ethernet. A ideia principal é a de adicionar rótulos de 32 bits (802.1Q tags) nos quadros ethernet e instruir os elementos comutadores de camada de enlace (ex. switches, bridges) a trocarem entre si, apenas quadros contendo um mesmo identificador. Isto permite que uma rede física seja divida em várias redes virtuais. Estações numa rede virtual só conseguem se comunicar com outras estações através de comutadores de camada de rede (ex. roteador, firewall)

  • Cuidado na hora da leitura! Em livros são citados 4 Bytes ( que é igual a 32 bits ).

  • A inserção do rótulo no cabeçalho do quadro aumenta em quatro octetos o seu tamanho, no caso do Ethernet, e dez, no caso do token ring. Toda a informação contida no quadro original é retida. Ou seja 4 bytes = 4*8 = 32 bits e 10 bytes= 10*8= 80 bits. Ps: (1 1 octeto equivale a 8 bits. Ex. 0000 0000

  • Pegadinha já fui marcando o 4 ;/

  • Letra D

     

    Esse campo, chamado de TAG, com tamanho de 32 bits (4 bytes) é segmentado em 4 subcampos:

     

    1º Type: aqui é informado o tipo da VLAN empregada. Esse subcampo possui 16 bits (2 bytes);

     

    2º Priority: aqui é onde ocorre a tratativa de QoS por meio do 802.1p. Esse subcampo possui 3 bits;

     

    3º Flag: Tbém chamado de bit CFI, é usado para indicar que todos os endereços MAC presentes no campo de dados MAC (MAC data field) estão na forma canônica. Este campo é interpretado de forma diferente de acordo com a tecnologia utilizada (Ethernet, token ring, FDDI). Esse subcampo possui 1 bit.

     

    4º VID: VLANID. É onde a VLAN recebe a sua identificação. Esse subcampo possui 12 bits.

  • [1] Agora, vamos examinar o formato de quadro 802.1Q. A única mudança é o acréscimo de um par de campos de 2 bytes. O primeiro é o campo ID de protocolo de VLAN, e o segundo campo de 2 bytes contém três subcampos.

    Fonte:

    [1] Tanenbaum, RC5