SóProvas


ID
1429150
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Há diversas técnicas ou procedimentos que podem ser utilizados para levantar informações e descrever os processos de uma organização. Entre as técnicas de levantamento de processos , duas são caracterizadas na tabela a seguir.

I  - aplicada a um número reduzido de pessoas
   - permite interação e discussão aberta
   - produz resultados imediatos e evolução na forma de interpretar e tratar os processos
II - aplicado a um número grande de pessoas
   - necessita ser bem estruturado e dirigido para o problema que se quer analisar
   - permite pouca flexibilidade na sua estrutura
   - permite manusear grande volume de informações

As técnicas I e II são denominadas, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • As principais técnicas utilizadas pelos analistas de processos são:

     

    Entrevista: Aplicada a um número reduzido de pessoas. Permite o diálogo interativo. Permite visualizar as reações dos entrevistados. Permite grande flexibilidade na estrutura original da entrevista.


    Questionário: Aplicado a um número grande de pessoas. Necessita ser bem estruturado e dirigido para o problema que se quer analisar. Permite pouca flexibilidade na sua estrutura. Permite manusear grande número de informações.

     

    Workshop: Aplicado a um número reduzido de pessoas. Permite interação e discussão aberta. Produz resultados imediatos e evolução na forma de interpretar e tratar os processos.

     

    Observação: É a verificação no local de trabalho, com pequenas interferências do analista. É aplicada para complementar o levantamento de informações sobre o processo, para garantir o entendimento sobre a situação analisada, ou quando o assunto for muito complexo ou muito específico.

     

    Entre estas técnicas, quando o objetivo é levantar informações necessárias para a descrição dos processos organizacionais, a entrevista tem sido uma das mais utilizadas, principalmente na primeira etapa da fase de análise e modelagem de processos.

     

    FONTE: Valle e Oliveira, 2009, p. 29