- 
                                O trauma penetrante ocorre nos ferimentos penetrantes é produzida uma cavidade permanente pela passagem do objeto através do corpo, muito frequente em ferimentos por arma de fogo e por arma branca.
Já o trauma não penetrante ou trauma fechado o impacto se distribui em uma área mais extensa de maneira que a superfície do corpo não é penetrada.  As causas principais de trauma fechado são os impactos diretos de objetos em movimento e aceleração/desaceleração. 
Mais comumente encontramos o trauma não penetrante em colisões de veículos, o dano depende da energia cinética, da utilização de equipamentos de segurança tais como: cintos de segurança, banco com encosto e bolsas de ar. Mas também pode ocorrer em quedas, agressões, traumas esportivos ou outras condições que possam causar lesões por desaceleração. À medida que o corpo desacelera, os órgãos continuam a se mover com a mesma velocidade que apresentavam, rompendo vasos e tecidos nos pontos de fixação.
 
 Resposta E
 
 Bibliografia
Santos NCM. Urgência e Emergência para Enfermagem. Iátria. 4º edição. 2007.
 
- 
                                Por que a iatrogenia em massagem cardíaca não é a resposta? 
- 
                                Thayná, se o profissional ou leigo realizar a massagem cardíaca de forma errada, pode levar à fratura de costela e consequentemente à perfuração de órgãos nobres, resultando em um trauma penetrante. Iatrogenia significa "complicações". Já acidentes de veículos a motor geralmente causam lesões de impacto (contusões) de tórax e/ou abdome (Ex.: Quando o condutor sem cinto de segurança choca-se contra o volante) GAB: E 
- 
                                O trauma penetrante ocorre nos ferimentos penetrantes é produzida uma cavidade permanente pela passagem do objeto através do corpo, muito frequente em ferimentos por arma de fogo e por arma branca. Já o trauma não penetrante ou trauma fechado o impacto se distribui em uma área mais extensa de maneira que a superfície do corpo não é penetrada. As causas principais de trauma fechado são os impactos diretos de objetos em movimento e aceleração/desaceleração. Mais comumente encontramos o trauma não penetrante em colisões de veículos, o dano depende da energia cinética, da utilização de equipamentos de segurança tais como: cintos de segurança, banco com encosto e bolsas de ar. Mas também pode ocorrer em quedas, agressões, traumas esportivos ou outras condições que possam causar lesões por desaceleração. À medida que o corpo desacelera, os órgãos continuam a se mover com a mesma velocidade que apresentavam, rompendo vasos e tecidos nos pontos de fixação.   Resposta E   Bibliografia Santos NCM. Urgência e Emergência para Enfermagem. Iátria. 4º edição. 2007. 
- 
                                Complementando a resposta da colega Debs.    Ainda que a essa iatrogenia não causasse penetração, ou seja, fosse somente contusão como é na alternativa E, a questão pede o que acontece na MAIORIA dos casos para a ocorrência de traumatismos toracoabdominais. Sendo assim devemos observar o que acontece em sua maioria tbm pq a questão poderia trazer duas alternativas com traumatismos não penetrantes.