SóProvas


ID
1430521
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A desnutrição, frequente em pacientes hospitalizados, deve ser prevenida e tratada, pois o estado nutricional prejudicado aumenta o risco de complicações e piora a evolução clínica dos pacientes. Com relação à terapia nutricional (TN), assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • A TN tem grande importância na evolução do paciente grave, sendo considerada como indicador de qualidade no atendimento de pacientes críticos, uma vez que altera a morbidade e mortalidade nesse grupo de pacientes (FRANCO FILHO; LEUK; LEVANDOVSKI, 2009). Tem como metas atenuar a resposta metabólica ao estresse, para evitar lesão celular oxidativa, e para modular favoravelmente a resposta imune. Corresponde a uma estratégia terapêutica que pode reduzir a severidade da doença, diminuir as complicações, diminuir tempo de permanência na UTI, e impactar favoravelmente os resultados (ASPEN, 2009).

    De acordo com a ESPEN (2006), todos os pacientes que apresentem ingestão total de nutrientes e calorias pela via oral insuficientes, ou não tenham expectativa de receber toda a dieta oral nos três primeiros dias, devem iniciar terapia nutricional enteral (TNE). Uma vez indicada, a TNE deverá ser administrada de forma precoce, se possível nas primeiras 48 horas após a admissão, tão logo a fluidoterapia esteja concluída e o paciente mantenha-se estável hemodinamicamente (ASPEN, 2009).

    Segundo WONG et al. (2001), a alimentação enteral e a parenteral são consideradas métodos seguros e eficazes para fornecer nutrientes para pacientes oncológicos críticos que não podem ou não conseguem ingerir a quantidade adequada por via oral.

    Gabarito: Letra C

    Fonte: Consenso nacional de nutrição oncológica, volume 2 / Instituto Nacional de Câncer.