-
Meningite viral / antibioticoterapia??? Não entendi...
-
Não concordo, pois somente a meningite causada por N. meningitidis H. influenzae é realizado precaução por gotículas, sendo a duração 24 horas após o tratamento. Nessa questão cita meningite viral, então seria precaução padrão. Além disso antibioticoterapia?questão totalmente equivovada.
http://www.hum.uem.br/wp-content/uploads/2014/05/agentesinfecciosos.pdf
-
Modo de transmissão
Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe, havendo necessidade de contato íntimo (residentes da mesma casa, pessoas que compartilham o mesmo dormitório ou alojamento, comunicantes de creche ou escola, namorado) ou contato direto com as secreções respiratórias do paciente.
Período de transmissibilidade
É variável, dependendo do agente infeccioso e da instituição do diagnóstico e tratamento precoces. No caso da doença meningocócica, a transmissibilidade persiste até que o meningococo desapareça da nasofaringe. Em geral, isso ocorre após 24 horas de antibioticoterapia. Aproximadamente 10% da população podem apresentar-se como portadores assintomáticos.
Fonte: Guia de vigilância epidemiológica / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 7. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009.
Questão mal elaborada!
-
TOTALMENTE EQUIVOCADA A QUESTÃO.
MENINGITE VIRAL - PRECAUÇÃO PADRÃO.
ANTIBIOTICOTERAPIA?
-
-
Caberia recurso essa questão..
-
Caberia recurso para alteração de gabarito, sendo a alternativa correta a letra E
As precauções para gotículas relacionam-se aos tipos N. Meningitidis e H. Influenzae e não a meningites virais
-
Tratamento: O tratamento das meningites virais é de suporte: antitérmicos como dipirona, antieméticos (metoclopramida), cabeceira elevada a 30º. Se o paciente estiver sonolento ou confuso ou com dificuldade de deglutição, deverá ser mantida sonda nasogástrica para hidratação adequada e evitar broncoaspiração.
Rev Saúde Pública 2006;40(4):748-50
Meningites virais - Viral meningitis
-
MENINGITE VIRAL É PRECAUÇÃO PADRÃO