SóProvas



Questões de Doença Meningocócica


ID
130834
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Meningite expressa a ocorrência de um processo inflamatório das meninges,

Alternativas
Comentários
  • ...“Embora, a princípio, a inflamação da meninge possa ser causada principalmente por um agente infeccioso (bactéria, vírus, fungo, protozoário), a meningite pode ocorrer também devido a um trauma, tumor ou substância tóxica. Porém, esses casos são bem raros”,...   fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/34/artigo34712-1.asp/
  • no caso a D também esta correta!!!!!

  • A "d" não está correta, Marcelo Souza, pois a transmissão por meio de fômites é uma transmissão indireta, e não direta, como coloca a alternativa.

  • A meningite pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos, dentre outros, e agentes não infecciosos (ex.: traumatismo). As meningites de origem infecciosa, principalmente as causadas por bactérias e vírus, são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, pela magnitude de sua ocorrência e potencial de produzir surtos. Dentre elas, destacam-se aquelas a seguir relatadas.

    A vacina é para meningite bacteriana, não existe vacina para prevenção de outras meningites, por isso é impossível a erradicação por meio de vacina.

    A meningite é doença infecciosa e não tem caráter hereditário.

    Resposta A

    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Guia de vigilância epidemiológica / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 7. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009.



ID
664537
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na assistência ao cliente portador de meningite bacteriana detectada há 4 horas, recomenda-se

Alternativas
Comentários
  • A ANVISA recomenda lavagem das mãos antes e depois do contato com o cliente, uso da máscara cirúrgica para o profissional e para o cliente durante transporte e quarto privativo. Veja:

    Indicações: meningites bacterianas, coqueluche, difteria, caxumba, influenza, 
    rubéola, etc.
    Quando não houver disponibilidade de quarto privativo, o paciente pode ser 
    internado com outros infectados pelo mesmo microrganismo. A distância mínima 
    entre dois leitos deve ser de um metro.
    O transporte do paciente deve ser evitado, mas, quando necessário, ele deverá 
    usar máscara cirúrgica durante toda sua permanência fora do quarto. Fonte: ANVISA
  • Alexandre,
    por favor, coloca o link da referencia de onde tu tirou este comentário!
    Grata,
    :)
  • o comentario dele está nesse site  
    http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/precaucoes_a3.pdf


  • A) (ERRADA) O uso de máscara N95 está indicado para os casos em que ocorre disseminação de micropartículas infectantes, geradas pela fala, tosse, espirro ou procedimentos como a aspiração traqueal. Essas partículas ficam suspensas no ar por períodos prolongados. Ex: a transmissão de TB pulmonar e laríngea, varicela e sarampo.

    B) (ERRADA) A utilização de avental seria nos casos de precaução de contato. No caso o avental não precisa ser estéril.

    C) (CORRETA) O caso em questão necessita de precaução para GOTÍCULAS que recomenda o uso das precauções padrão somadas ao uso de máscara cirúrgica para o profissional e paciente (nos casos de transporte) e quarto privativo.

    D) (ERRADA) Mesmo caso da alternativa A.

    E) (ERRADA) Não existe precauções hemáticas e o uso de luvas é indicado nos casos de contato com sangue ou secreções (Precaução Padrão, aplica-se a todos os pacientes)

  • GABARITO C.

    MAS VALE LEMBRAR QUE A HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS VALE PARA TODOS OS PROCEDIMENTOS A SER REALIZADOS

  • Se souber que o uso de N95 é só para quando há possível transmissão por aerossóis, já descarta duas alternativas, pois a meningite é transmitida por GOTÍCULAS.


ID
736870
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à susceptibilidade e imunidade à meningite, pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
758650
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Doença Meningocócica é uma entidade clínica que apresenta diversas formas e prognósticos.Com relação a esta doença, analise as afrmativas abaixo.

I. Pode apresentar-se sob a forma de uma doença benigna, caracterizada por febre e bacteremia.

II. Pode apresentar-se sob a forma de septicemia e sob a forma de meningite.

III. O principal transmissor é o homem doente.

IV. O modo de transmissão se dá por contato direto e indireto, através das secreções da nasofaringe.

Marque a opção que apresenta a seqüência CORRETA de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • O item III e IV esta errado
    Modo de transmissão
    Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe, havendo necessidade de contato íntimo (residentes da mesma casa, pessoas que compartilham o mesmo dormitório ou alojamento, comunicantes de creche ou escola,  namorado) ou contato direto com as secreções respiratórias do paciente.
    A meningite tuberculosa é uma complicação da infecção tuberculosa. Os casos de tuberculose pulmonar com escarro positivo à baciloscopia constituem a principal fonte de infecção, pois elimi-nam grande número de bacilos, podendo provocar uma infecção maciça dos contatos, com maior probabilidade de desenvolvimento de formas graves da doença, como a meningite.
    A transmissão fecal-oral é de grande importância em infecções por enterovírus.
    Reservatório
    O principal reservatório é o homem. No caso da meningite tuberculosa, outros animais, em especial o gado bovino, podem ser reservatórios da doença. No entanto, o homem, com a forma pulmonar bacilífera, é o reservatório de maior importância epidemiológica
  • "pode se apresentar sob a forma de doença benigna, caracterizada por febre e bacteremia, simulando uma infecção respiratória..."
    " Porém, em geral, o quadro é grave, a exemplo de septicemia (meningococcemia)..."
    ", e, ainda, sob a forma de meningite, com ou sem meningococcemia,..."
    "Modo de transmissão - Contato íntimo de pessoa a pessoa (pes-
    soas que residem no mesmo domicílio ou que compartilham o mesmo
    dormitório em internatos, quartéis, creches, etc.), por meio de gotículas das secreções da nasofaringe. O principal transmissor é o portador
    assintomático."

    Fonte: Doenças Infecciosas e Parasitárias:  8ª edição, pág. 158 - Ministério da Saúde Brasília/DF - 2010
  • Modo de transmissão - contato íntimo de pessoa a pessoa (pessoas que residem no mesmo domicílio ou que compartilham o mesmo dormitório em internatos, quartéis, creches, etc.), por meio de gotículas das secreções da nasofaringe. O principal transmissor é o portador assintomático.
  • Modo de transmissão Contato direto pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes. A transmissão por fômites (objetos) não é importante. 

    Fonte: Guia de vigilancia em saúde, 2019, página 33


ID
1017646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As doenças transmissíveis prevalentes na população brasileira também são objeto de intervenção dos programas de saúde. Julgue os itens seguintes acerca das ações de saúde em casos de dengue, cólera, meningite e hepatite.

Diminuição da memória recente, cefaleia constante e tensão muscular nos ombros são sequelas da meningite bacteriana

Alternativas
Comentários
  • Item errado

    As meningites bacterianas causadas pelo meningococo, pelo pneumococo e pelos hemófilos que podem provocar quadros graves e deixar sequelas, como surdez em um ou nos dois ouvidos, porque a infecção afeta os nervos auditivos.

    As sequelas das meningites bacterianas podem ocorrer e o risco é proporcional ao tempo que se demora para fazer o diagnóstico e instituir o tratamento.
    A meningite provoca uma inflamação das membranas que estão em volta do cérebro. Se nada for feito, há um acúmulo de pus que não tem por onde escapar e a formação de abscessos que afetam partes nobres do cérebro ou alguns nervos. Essas lesões neurológicas são irreversíveis. Por isso, quando a doença demora a ser diagnosticada e tratada pode provocar sequelas como surdez, alterações de percepção e movimento ou outras ainda mais graves.


ID
1017652
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As doenças transmissíveis prevalentes na população brasileira também são objeto de intervenção dos programas de saúde. Julgue os itens seguintes acerca das ações de saúde em casos de dengue, cólera, meningite e hepatite.

Pessoas que residem no mesmo domicílio do doente com meningite são definidas como contactantes próximos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO.

    A infecção subclínica garante a sobrevivência da bactéria e a sua introdução no ambiente familiar. No núcleo familiar e em outros ambientes sociais, com menor freqüência, eventualmente há o desenvolvimento de doença (hospedeiro susceptível). O risco de desenvolvimento de um segundo caso clínico em locais como o domicílio, as creches, as escolas de jardim de infância e os alojamentos conjuntos, por motivos ainda não identificados, é alto comparado com o risco calculado para a comunidade (Hart e Rogers31, 1993). A situação de maior risco é o domicílio e algumas hipóteses são mencionadas: alta prevalência de portadores, fatores relacionados ao domicílio, fatores genéticos e a constatação de que os membros de uma família, como de um grupo, podem ser mais jovens do que a população em geral (MDSG38, 1976; Olcén e col.47, 1981; Cvejtanovic´25, 1987; Hart e Rogers31, 1993; Moore e Broome42, 1994). Desde que o risco de desenvolver doença é maior para pessoas mais jovens, o risco esperado para os familiares é maior do que para a comunidade como um todo (Olcén e col.47, 1981).


    FONTE= http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89101998000100014

  • Contatos próximos são os moradores do mesmo domicílio, indivíduos que compartilham o mesmo dormitório (em alojamentos, quartéis, entre outros), comunicantes de creches e escolas, e pessoas diretamente expostas às secreções do paciente.

     

    Fonte: Guia de vigilância epidemiológia - volume único - 2017. Pg 41


ID
1061149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com referência à utilização de técnicas e equipamentos de segurança em saúde, julgue os próximos itens.

A máscara PFF2 ou N95 é utilizada para proteção contra gotículas no atendimento de pacientes com suspeita de meningite.

Alternativas
Comentários
  • Precaução padrão

    Precaução de contato

    Precaução por gotículas (> 5 micras) meningite bacteriana, DP, Caxumba, Rubéola, Influenza, etc.

    Precaução por aerossóis (< 5 micras) Varicela, Herpes Zoster disseminado ou imunossuprimido, Sarampo, TB resistente ou suspeito.



ID
1122334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito da meningite.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

    a) Errada.

     

    Manifestações clínicas

    A meningite é uma síndrome na qual, em geral, o quadro clínico é grave e caracteriza-se por febre, cefaléia intensa, náusea, vômito, rigidez de nuca, prostração e confusão mental, sinais de irritação meníngea, acompanhados de alterações do líquido cefalorraquidiano (LCR).

     

    b) Errada.

     

    Aspectos epidemiológicos

     

    As meningites têm distribuição mundial e sua expressão epidemiológica depende de diferentes fatores, como o agente infeccioso, a existência de aglomerados populacionais, características socioeconômicas dos grupos populacionais e do meio ambiente (clima)

     

     

    c) Errada.

     

    Período de transmissibilidade

     

    É variável, dependendo do agente infeccioso e da instituição do diagnóstico e tratamento precoces.

    No caso da doença meningocócica, a transmissibilidade persiste até que o meningococo desapareça da nasofaringe. Em geral, isso ocorre após 24 horas de antibioticoterapia.

    Aproximadamente 10% da população podem apresentar-se como portadores assintomáticos.

     

    d) Errada.

     

    Como contato íntimo são considerados os moradores do mesmo domicílio, indivíduos que compartilham o mesmo dormitório, comunicantes de creches e pessoas diretamente expostas às secreções do paciente.

     

    É importante a vigilância desses contatos por um período mínimo de 10 dias, orientando a população sobre os sinais e sintomas da doença e indicando os serviços de saúde que devem acessados frente a uma suspeita diagnóstica de meningite.

     

    e) Correta.

     

    Complementando

     

    Modo de transmissão

     

    Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe, havendo necessidade de contato íntimo (residentes da mesma casa, pessoas que compartilham o mesmo dormitório ou alojamento, comunicantes de creche ou escola, namorado) ou contato direto com as secreções respiratórias do paciente

  • as meningites são causadas principalmente por vírus e bactérias embora possa ser provocadas por :

    fungos,

    parasitas,

    lesões físicas

    ,infecções como otites,

    câncer,

    uso de medicamentos

    portanto nem todas as meningites são contagiosas ou transmissíveis


ID
1255783
Banca
FUNCEFET
Órgão
CBM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No período neonatal são sinais clínicos mais comuns em caso de meningite, exceto:

Alternativas
Comentários
  • essa questão está com a assertiva incorreta. a alternativa correta é a letra A . 

    s sintomas mais comuns da meningite são:

    http://www.minhavida.com.br/saude/temas/meningite

  • A meningite neonatal é entidade clínica que se caracteriza pela ocorrência de processo infeccioso nas meninges, ocorrendo entre o nascimento e o 28º dia de vida.

    A meningite neste período constitui entidade com muitas peculiaridades, uma vez que a etiologia, o quadro clínico e a morbimortalidade se apresentam de modo diferente do quadro usualmente observado em idades superiores.

    As manifestações que podem sugerir meningite incluem febre (presente em menos da metade dos casos), letargia (sucção débil), recusa alimentar, fontanela abaulada, vômitos e alterações respiratórias . Menos frequentemente podem ocorrer apnéia, tremores, convulsões, alterações do tono muscular, síndrome da secreção inapropriada do hormônio antidiurético e mudança súbita do comportamento, com gritos ou choro agudos (choro neurológico). Sinais neurológicos clássicos de irritação meningorradicular (como rigidez na nuca) não costumam estar presentes.

    Resposta B

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Guia de vigilância epidemiológica / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 7. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009.

    Haussen DC, et al. Meningite neonatal. Arq Neuropsiquiatr 2005;63.


  • Questão com gabarito errado, não basei seu estudo por meio dessa questão https://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/meningite/

  • Sobre o comentário dos colegas abaixo: vocês precisam ter certeza se o gabarito está errado antes de afirmar nos comentários, isso pode atrapalhar outras pessoas. E não adianta basear-se em fontes não científicas, como o site do Drauzio Varella e "Minha vida". Já li muitos comentários que não agregam em nada, e só atrapalham a vida de quem está nessa caminhada de concurseiro. Se você não tem certeza, NÃO COMENTE. As manifestações da meningite em bebês e adultos difere bastante.

    A assertiva B está correta.

    "...Lactentes raramente apresentam sinais de irritação meníngea (rigidez de nuca, além de outros sinais como Kernig e Brudzinsk), o que leva a necessidade de se observar febre, irritabilidade ou agitação, grito meníngeo e recusa alimentar, acompanhados ou não de vômitos, convulsões e abaulamento da fontanela"

    Fonte: Doenças Infecciosas e Parasitárias: Guia de Bolso. 8.ed. Revista. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 444p. Disponível em: <bvsms.saude.gov.br>.

    Página: 158


ID
1255795
Banca
FUNCEFET
Órgão
CBM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

E doença de notificação compulsória:

Alternativas
Comentários
  • PORTARIA Nº 104, DE 25 DE JANEIRO DE 2011

    Define as terminologias adotadas em legislação

    nacional, conforme o disposto no Regulamento

    Sanitário Internacional 2005 (RSI 2005), a relação de

    doenças, agravos e eventos em saúde pública de

    notificação compulsória em todo o território nacional e

    estabelece fluxo, critérios, responsabilidades e

    atribuições aos profissionais e serviços de saúde.


  • QUESTÃO DESATUALIZADA - Toxoplasmose é de notificação semanal ( gestacional / congênita)


ID
1346509
Banca
CETRO
Órgão
CAISM PHILIPPE PINEL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Febre alta, fortes dores de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço, moleza, irritação, fraqueza e manchas vermelhas na pele são sintomas característicos de um quadro clínico de

Alternativas
Comentários
  • O termo meningite expressa a ocorrência de um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro.

    A meningite pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos, dentre outros, e agentes não infecciosos (ex.: traumatismo). As meningites de origem infecciosa, principalmente as causadas por bactérias e vírus, são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, pela magnitude de sua ocorrência e potencial de produzir surtos. Dentre elas, destacam-se aquelas a seguir relatadas.

    A meningite é uma síndrome na qual, em geral, o quadro clínico é grave e caracteriza-se por febre, cefaléia intensa, náusea, vômito, rigidez de nuca, prostração e confusão mental, sinais de irritação meníngea, acompanhados de alterações do líquido cefalorraquidiano (LCR). No curso da doença, podem surgir delírio e coma. Dependendo do grau de comprometimento encefálico, o paciente poderá apresentar também convulsões, paralisias, tremores, transtornos pupilares, hipoacusia, ptose palpebral e nistágmo. Casos fulminantes, com sinais de choque, também podem ocorrer.

    Resposta B

    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Guia de vigilância epidemiológica / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 7. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009.


  • gabarito B-

    meningite

  • Sintomas clássicos de Meningite Febre alta, fortes dores de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço, moleza, irritação, fraqueza e manchas vermelhas na pele.


ID
1410001
Banca
IBFC
Órgão
ILSL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em um ambiente hospitalar, deve ser utilizada a precaução para transmissão de gotículas nos casos de

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Modo de transmissão

    Em geral a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe, havendo necessidade de contato próximo (residentes da mesma casa, pessoas que compartilham o mesmo dormitório ou alojamento, comunicantes de creche ou escola) ou contato direto com as secreções respiratórias do paciente.

    A meningite tuberculosa é uma complicação da infecção tuberculosa. Os casos de tuberculose pulmonar com escarro positivo à baciloscopia constituem a principal fonte de infecção, pois eliminam grande número de bacilos, podendo provocar uma infecção maciça dos contatos, com maior probabilidade de desenvolvimento de formas graves da doença, como a meningite.

    A transmissão fecal-oral é de grande importância em infecçõe. Fonte: Portal da Saúde


ID
1430563
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente internado na Clínica médica é diagnosticado com meningite viral. Nesse caso, a enfermeira deve

Alternativas
Comentários
  • Meningite viral / antibioticoterapia??? Não entendi...

  •  

    Não concordo, pois somente a meningite causada por N. meningitidis H. influenzae é realizado precaução por gotículas, sendo a duração 24 horas  após o tratamento.  Nessa questão cita meningite viral, então seria precaução padrão. Além disso antibioticoterapia?questão totalmente equivovada.

    http://www.hum.uem.br/wp-content/uploads/2014/05/agentesinfecciosos.pdf

  • Modo de transmissão

    Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe, havendo necessidade de contato íntimo (residentes da mesma casa, pessoas que compartilham o mesmo dormitório ou alojamento, comunicantes de creche ou escola, namorado) ou contato direto com as secreções respiratórias do paciente.

    Período de transmissibilidade

    É variável, dependendo do agente infeccioso e da instituição do diagnóstico e tratamento precoces. No caso da doença meningocócica, a transmissibilidade persiste até que o meningococo desapareça da nasofaringe. Em geral, isso ocorre após 24 horas de antibioticoterapia. Aproximadamente 10% da população podem apresentar-se como portadores assintomáticos.

    Fonte: Guia de vigilância epidemiológica / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 7. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009.

    Questão mal elaborada!

     

  • TOTALMENTE EQUIVOCADA A QUESTÃO.

    MENINGITE VIRAL - PRECAUÇÃO PADRÃO.

    ANTIBIOTICOTERAPIA? 

  • Caberia recurso essa questão..

  • Caberia recurso para alteração de gabarito, sendo a alternativa correta a letra E

    As precauções para gotículas relacionam-se aos tipos N. Meningitidis e H. Influenzae e não a meningites virais

  • Tratamento: O tratamento das meningites virais é de suporte: antitérmicos como dipirona, antieméticos (metoclopramida), cabeceira elevada a 30º. Se o paciente estiver sonolento ou confuso ou com dificuldade de deglutição, deverá ser mantida sonda nasogástrica para hidratação adequada e evitar broncoaspiração.

    Rev Saúde Pública 2006;40(4):748-50

    Meningites virais - Viral meningitis 

  • MENINGITE VIRAL É PRECAUÇÃO PADRÃO


ID
1487941
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que traz a denominação da bactéria do grupo dos cocos gram-positivos, que faz parte da microbiota humana, e pode provocar doenças que vão desde uma infecção simples, como espinhas, até as mais graves, como pneumonia, meningite.

Alternativas
Comentários
  • Staphylococcus aureus.


ID
1578619
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando as doenças infectocontagiosas e suas respectivas características, faça a correlação da segunda coluna de acordo com a primeira:


1- AIDS                                              ( ) Doença viral grave, sem vacina em nosso país.

2- Raiva                                             ( ) Doença viral diagnosticada pela diminuição do número de
                                                                 plaquetas.

3- Ancilostomose                             ( ) Tipo de verminose que provoca anemia nos doentes.

4- Hepatite C                                    ( )  É considerada uma das doenças bacterianas mais  antigas.

5- Tuberculose                                 ( ) Complicação de verminose.

6- Meningite bacteriana                   ( ) Doença extinta no Brasil.

7- Herpes Zoster                               ( ) Doença viral com apenas um caso de sobrevivência  registrado no
                                                                 Brasil.

8- Varíola                                            ( ) Doença viral que tem evidenciado uma constante  queda na    
                                                                  prevalência em virtude da descoberta de novos medicamentos
                                                                  efetivos.

9- Cisticercose                                   ( ) Doença viral cujo tratamento envolve medicação específica e
                                                                 diminuição do estresse.

10- Dengue                                        ( ) Doença bacteriana que permanece com alta  letalidade


A sequência CORRETA é:


Alternativas
Comentários
  • c) 4, 10, 3, 5, 9, 8, 2, 1, 7, 6.

    Já mata a questão pela Ancilostomose: Tipo de verminose que provoca anemia nos doentes.

  • Dá para matar também pela raiva, que tem menos de 10 casos de cura no mundo inteiro.

  • Apesar de conseguir resolver fácil, achei essa questão meio sem noção!!


ID
1594162
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto à conduta de isolamento a ser adotada pelo enfermeiro para um paciente sob suspeita de Meningite, assinale alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

    De acordo com o portal www.bio.fiocruz.br

     

    Meningite

     

    Transmissão

    O micróbio pode ser transmitido da garganta de uma pessoa a outra, através de gotículas da tosse, espirro e beijo. A meningite nem sempre é transmitida por indivíduos doentes. Algumas pessoas (geralmente adultas) que abrigam o meningococo na garganta podem retransmiti-lo, mesmo sem estarem doentes: são os chamados portadores sãos. A meningite atinge pessoas de todas as idades, sendo as crianças menores de cinco anos normalmente as mais afetadas.

  • Goticula só meningite bacteriana


ID
1617220
Banca
ZAMBINI
Órgão
PRODESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

 Numere as colunas abaixo relacionadas:


1 – Tuberculose                                   ( ) Doença veiculada por água e alimentos contaminados,

                                                                  erradicada do Brasil desde 1994.


2 – Poliomielite                                   ( ) Doença viral, provocada pelo vetor Aedes Aegypti, causando

                                                                  febre e dores musculares.


3 – Meningite Meningocócica             ( ) Afeta principalmente os pulmões e outros órgãos, a transmissão

                                                                  é via respiratória.


4 – Dengue                                         ( ) Doença bacteriana, em que a pessoa tem acometimento de

                                                                   nervo(s) periférico(s).


5 – Hanseníase                                   ( ) Doença parasitária, veiculada pelo caramujo


6 – Esquistossomose                          ( ) Doença bacteriana grave, afeta o cérebro.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D

    2,4,1,5,6,3


ID
1793806
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de São João da Barra - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A doença meningogócica é a meningite de maior importância para a saúde pública. Como uma doença transmissível, é preciso que a equipe realize cuidados para evitar a contaminação dos conviventes.
Para tanto, é preciso saber a via de transmissão que é o:

Alternativas
Comentários
  • gabarito E-

    contato íntimo por meio de secreções da nasofaringe.

  • Modo de transmissão

    Contato direto pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas

    ou doentes.

    A transmissão por fômites não é importante

    :)


ID
1859983
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nos casos de Doença Meningocócica, o isolamento do paciente:

Alternativas
Comentários
  • gabarito D-

    só ocorre durante as primeiras 24 horas de tratamento, com o antibiótico indicado

  • Período de transmissibilidade

    Persiste até que o meningococo desapareça da nasofaringe. Em geral, a bactéria é eliminada da nasofaringe

    após 24 horas de antibioticoterapia adequada.

    :)


ID
1876999
Banca
CONPASS
Órgão
Prefeitura de Carnaíba - PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São doenças que estão relacionadas a águas contaminadas, principalmente após enchentes, exceto:

Alternativas

ID
1877023
Banca
CONPASS
Órgão
Prefeitura de Carnaíba - PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Qual das seguintes doenças pode ser causada tanto por vírus como por bactérias?

Alternativas
Comentários
  • Existem 3 tipos de meningite: a viral, a bacteriana e a fúngica (através de fungos).

  • MENINGITE = BACTERIANA, VIRAL, FUNGOS, PARASITAS E PODE OCORRER POR TRAUMAS.


ID
1907725
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas sobre as características clínicas e epidemiológicas da Meningite, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A meningite caracteriza-se por um processo inflamatório das meninges, membrana que recobre a coluna vertebral.

( ) As meningites podem ser causadas por agentes não infecciosos, como no traumatismo, e por agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos. Entretanto, em virtude da dimensão de sua ocorrência, as meningites não infecciosas são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública.

( ) Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, através do trato gastrointestinal, havendo necessidade de contato íntimo ou contato direto com as eliminações do paciente. Os adultos jovens são mais vulneráveis.

Alternativas
Comentários
  • A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

     

    Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos, e no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos. No Brasil, A meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas no inverno e das virais no verão.

     

    A transmissão é de pessoa a pessoa, através do contato direto com secreções da garganta ou do nariz de pessoas portadoras.

     

    http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/meningites

     

  • A meningite é uma inflamação do revestimento existente em torno do cérebro e da medula espinal causada por bactérias,vírus ou fungos.

    Sendo classificada em séptica ou asséptica.

    A meningite séptica é causada por bactérias.

    Na meningite asséptica, a causa é viral ou secundária a um linfoma, leucemia ou vírus da imunodeficiência (HIV).

    Em geral, as infecções meníngeas originam-se de duas maneiras: através da corrente sanguínea, em consequência de outras infecções, ou por disseminação direta, como a que pode ocorrer depois de uma lesão traumática dos ossos faciais ou secundariamente a procedimentos invasivos.

    N. meningitidis concentra-se na nasofaringe e é transmitida por contaminação com secreções ou aerossóis.

    Brunner, pag 2030.


ID
1922593
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre as medidas de prevenção e controle da doença meningocócica, visando prevenir a ocorrência de casos secundários entre os contatos próximos de um caso suspeito, bem como prevenir casos desta doença em crianças menores de 1 ano, a quimioprofilaxia tem sido considerada uma medida eficaz. Nesta importante ação, o antibiótico de escolha preconizado é a:

Alternativas
Comentários
  • droga utilizada é a rimfampicina ou então em esquema alternativo a cefitriaxone.

    obs:::;dica de quem tá estudando muitoooooooo

    anota aí que esta é de minha autoria:a doxiciclina não deve ser utilzada em cça < de 9 a,gestantes,pacientes portador de nefropatias e hepatopatias(nefro=rim,hepato=figado))

    #umavagaéminha!

    @vançando


ID
1922998
Banca
Nosso Rumo
Órgão
Prefeitura de Mairinque - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No exame físico do paciente, o sinal que indica meningite é

Alternativas
Comentários
  • Sinal de Kernig e Brudzinki

  • KERNIG= PACIENTE DECUBITO DORSAL COM A CABEÇA FLETIDA. A EXTENSÃO PASSIVA DO JOELHO É ACOMPANHADA POR DOR E LIMITAÇÃO DA EXTENSÃO DA PERNA.

    BRUDZINKI= PACIENTE DECUBITO DORSAL, FLEXIONAR A CABEÇA PROVOCA FLEXÃO UNI OU BILATERAL DAS COXAS E PERNAS.


ID
1927807
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
TBG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A meningite pode ser causada por diversos microorganismos como vírus, fungos e bactérias. Além dos sinais e sintomas clássicos desta doença, a meningite do tipo meningocócica apresenta, algumas vezes, o seguinte sinal:

Alternativas
Comentários
  • doença meningocócica pode ser confundida com outras doenças infecciosas como, por exemplo, o dengue grave (“hemorrágico”), embora a diferenciação seja simples. A pessoa com dengue pode ficar grave quando a febre começa a desaparecer, o que geralmente acontece depois do terceiro dia de doença, enquanto na doença meningocócica os sinais de gravidade aparecem em menos de 24 a 48 horas


    Petéquias, semelhantes a picadas de mosquito



ID
1954003
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em casos de meningite necessita-se de um isolamento do tipo:

Alternativas
Comentários
  • Isolamento respiratório para gotículas > 5u:

    1. Quarto privativo ou coorte de pacientes com o mesmo agente etiológico. Distância mínima entre dois pacientes > 1 metro. A porta pode permanecer aberta.

    2. Máscara se houver aproximação ao paciente, numa distancia

    3. Transporte dos pacientes deve ser limitado ao mínimo indispensável. Quando for necessário, o paciente deve usar máscara

  • A meningite pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos, dentre outros, e agentes não-infecciosos (ex: traumatismo). As Meningites de origem infecciosa, principalmente as causadas por bactérias e vírus, são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, pela magnitude de sua ocorrência e potencial de produzir surtos.

    O isolamento no caso de meningite é indicado somente nas primeiras 24 horas após o início do tratamento antimicrobiano adequado com isolamento respiratório.

    O paciente deve ficar em quarto privativo com a porta fechada, utilizar a precaução padrão, uso de máscara, evitar transporte do paciente.

    As alternativas que trazem formas de isolamento é somente a letra B e a letra E, as demais sequer são formas de isolamento existente.

    Gabarito do Professor: Latra B


    Bibliografia

    Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

    ftp://ftp.cve.saude.sp.gov.br/doc_tec/ih/projeto/doc/ih16_bmr_manual_precaucoes.pdf


  • COMPLEMENTANDO.


    Precaução respiratória 

    São indicadas para pacientes portadores de microrganismos transmitidos por gotículas de tamanho superior a 5 microns, que podem ser geradas durante tosse, espirro, conversação ou realização de diversos procedimentos. (Exemplo: coqueluche, difteria, streptococos pneumoiae, neisseria meningitides e caxumba).


    Estas precauções consistem em: 

    1. Quarto privativo ou corte de pacientes com o mesmo agente etiológico. A distância mínima entre dois pacientes deve ser de 1 metro. A porta pode permanecer aberta;

    2. Máscara deve ser utilizada se houver aproximação ao paciente, numa distância inferior a um metro. Por questões operacionais, as máscaras podem ser recomendadas para todas as vezes que o profissional entrar no quarto. Devem-se incluir os visitantes e acompanhantes;

    3. O transporte dos pacientes deve ser limitado ao mínimo indispensável e, quando for necessário, o paciente deve usar máscara.


ID
1959391
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para o controle e a prevenção da infecção são adotadas medidas baseadas na transmissão. As precauções adotadas contra a transmissão por grandes gotículas são utilizadas em casos comprovados ou suspeitos de

Alternativas
Comentários
  • Meningite- transmissão: contato direto com secreções da garganta ou do nariz de pessoas portadoras.

  • Sarampo, Varicela e Tuberculose - infecção comprovada por microrganismos transmitidos por aerossóis (partículas de tamanho < 5 microns) que ficam suspensos no ar e que podem ser dispersos a longas distâncias.

    Impetigo -  tem origem bacteriana e sua transmissão ocorre através do contato direto com as lesões na pele ou do contato indireto através de objetos contaminados.

    Meningite - Bactéria que se encontra na nasofaringe, transmissão se dá através contato íntimo de pessoa a pessoa por meio de gotículas.

  • MÚSICA LEO SANTANA p/ não esquecer mais.....

    Oi, curativo e impetigo, te liguei?

    DeveM 'tá ocupadinhos, tudo bem

    'Tá com outro contatinho

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    quero minha vagaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

    veeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeemmmm!!!!

    #foraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaabolsonaroooooooooooooooooooooooooooooo

  • MÚSICA LEO SANTANA p/ não esquecer mais.....

    Oi, curativo e impetigo, te liguei?

    DeveM 'tá ocupadinhos, tudo bem

    'Tá com outro contatinho

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    quero minha vagaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

    veeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeemmmm!!!!

    #foraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaabolsonaroooooooooooooooooooooooooooooo


ID
1985776
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma manifestação clínica que não está associada à meningite?

Alternativas
Comentários
  • GAB correto B

    Reflexo de Babinski é um movimento involuntário nos pés.


ID
2048686
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Foram verificados em uma escola de determinado bairro, casos de crianças com meningite. Diante de tal informação, trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Surto: Acontece quando há um aumento inesperado do número de casos de determinada doença em uma região específica. Em algumas cidades, a dengue, por exemplo, é tratada como um surto e não como uma epidemia, pois acontece em regiões específicas (como um bairro).

     

    Epidemia: Uma epidemia irá acontecer quando existir a ocorrência de surtos em várias regiões. A epidemia a nível municipal é aquela que ocorre quando diversos bairros apresentam certa doença, a nível estadual ocorre quando diversas cidades registram casos e a nível nacional, quando a doença ocorre em diferentes regiões do país. Exemplo: Em fevereiro deste ano, vinte cidades haviam decretado epidemia de dengue.

     

    Pandemia: A pandemia, em uma escala de gravidade, é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se estende a níveis mundiais, ou seja, se espalha por diversas regiões do planeta. Em 2009, a gripe A (ou gripe suína) passou de uma epidemia para uma pandemia quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) começou a registrar casos nos seis continentes do mundo.

     

    Endemia: A endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. É uma doença que se manifesta com frequência e somente em determinada região, de causa local. A Febre Amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região norte do Brasil.

    http://blog.enem.com.br/2016/surto-epidemia-endemia-e-pandemia-voce-sabe-diferenca/

  • GAB correto D


ID
2057377
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A meningite é uma síndrome na qual, em geral, o quadro clínico é grave, sendo que a irritação meníngea pode associar-se aos seguintes sinais:

Alternativas
Comentários
  • O Sinal de Brudzinski é a resistência à flexão passiva do pescoço.

    O Sinal de Kernig é a incapacidade de se estender a perna completamente quando elevada, em decúbito dorsal.

  • Irritação Meníngea

     

    - Sinal de Brudzinski: o levantamento involuntário das pernas em irritação meníngea quando levantada a cabeça do paciente.

    - Sinal de Kerning: resistência e dor quando o joelho é estendido com o quadril totalmente flexionado.

     

    Letra E

     

    http://micro-ifrj.blogspot.com/2017/10/haemophilusinfluenzae-b-hib-e-uma.html

     

  • GABARITO E.

    SINAL DE BRUDZINSKI= FLEXIONAR A CABEÇA PROVA FLEXÃO UNI OU BILATERAL DAS COXAS E PERNAS.

    SINAL DE KERNIG = A EXTENSÃO PASSIVA DO JOELHO É ACOMPANHADA POR DOR E LIMITAÇÃO DA EXTENSÃO DA PERNA.

  • Se a palpação do quadrante inferior esquerdo do abdômen do paciente resultar em Dor no quadrante inferior direito, diz-se que o paciente é positivo para sinal de Rovsing.

    O sinal de Rovsing positivo é sugestivo de: APENDICITE AGUDA

    BLUMBERG...... DOR É MAIOR A COMPRESSÃO OU DESCOMPRESSÃO? SE RETIROU A MÃO E PROVOCAR DOR = SERÁ POSITIVO.

    =Manobra da descompressão súbita com dor à descompressão abdominal, podendo indicar irritação peritoneal.

     Dor no ponto de McBurney, percebido durante o exame físico, é indicativo de Peritonite naquele local

    Sinal de Murgh= Relacionado ao Fígado

    Sinal de piparote: sinal médico indicativo de ascite.

    Sinal do Obturador:  dor durante a rotação interna da coxa fletida; indica apendicite. 

    Sinal de Giordano:  dor à punho percussão na região lombar; indica acometimento renal (positivo em litíase, pielonefrite agudA

    Murphy dor no ponto cístico na insp (colecistite) 

    Psoas levantar perna direita ou em DLE esticar perna direita (apendicite)

    Jobert Timpanismo na percussão da loja hepática(ruptura de víscera oca) 

    Diferenciar de Schilaidite: interposição de alça intestinal (s/ sinais de irritação peritoneal) 

    Giordano punho percussão lombar positiva (Pielonefrite) 

    Sinal de Torris Homini Dor a percussão de loja hepática (abscesso hepático)

  • Se a palpação do quadrante inferior esquerdo do abdômen do paciente resultar em Dor no quadrante inferior direito, diz-se que o paciente é positivo para sinal de Rovsing.

    O sinal de Rovsing positivo é sugestivo de: APENDICITE AGUDA

    BLUMBERG...... DOR É MAIOR A COMPRESSÃO OU DESCOMPRESSÃO? SE RETIROU A MÃO E PROVOCAR DOR = SERÁ POSITIVO.

    =Manobra da descompressão súbita com dor à descompressão abdominal, podendo indicar irritação peritoneal.

     Dor no ponto de McBurney, percebido durante o exame físico, é indicativo de Peritonite naquele local

    Sinal de Murgh= Relacionado ao Fígado

    Sinal de piparote: sinal médico indicativo de ascite.

    Sinal do Obturador:  dor durante a rotação interna da coxa fletida; indica apendicite. 

    Sinal de Giordano:  dor à punho percussão na região lombar; indica acometimento renal (positivo em litíase, pielonefrite agudA

    Murphy dor no ponto cístico na insp (colecistite) 

    Psoas levantar perna direita ou em DLE esticar perna direita (apendicite)

    Jobert Timpanismo na percussão da loja hepática(ruptura de víscera oca) 

    Diferenciar de Schilaidite: interposição de alça intestinal (s/ sinais de irritação peritoneal) 

    Giordano punho percussão lombar positiva (Pielonefrite) 

    Sinal de Torris Homini Dor a percussão de loja hepática (abscesso hepático)

    - Sinal de Brudzinski: o levantamento involuntário das pernas em irritação meníngea quando levantada a cabeça do paciente.

    - Sinal de Kerning: resistência e dor quando o joelho é estendido com o quadril totalmente flexionado.

     

    O Sinal de Brudzinski é a resistência à flexão passiva do pescoço.

    O Sinal de Kernig é a incapacidade de se estender a perna completamente quando elevada, em decúbito dorsal.


ID
2059819
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As meningites são inflamações que acometem as meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central. Por desencadearem processos inflamatórios, apresentam sintomas como:

Alternativas

ID
2075653
Banca
IBFC
Órgão
COMLURB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente internado no âmbito hospitalar, com diagnóstico de Meningite Meningocócica, deve estar em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

     

    De acordo com o Guia de Vigilância Epidemiológica.Brasília-DF.2009

     

     

    MENINGITES

     

     

    Modo de transmissão


    Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe, havendo necessidade de contato íntimo (residentes da mesma casa, pessoas que compartilham o mesmo dormitório ou alojamento ( por isso a necessidade de um quarto privativo ), comunicantes de creche ou escola, namorado) ou contato direto com as secreções respiratórias do paciente.

  • Quarto privativo, com precauções para transmissão por gotículas.


    AEROSSÓIS

    TUBERCULOSE, VARICELA, SARAMPO, HERPES ZOSTER.



ID
2090842
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Quanto a essa doença, NÃO é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • gabarito E

    - O técnico de enfermagem deverá implementar precaução respiratória para aerossóis, ao prestar assistência a um paciente com suspeita de meningite bacteriana.

  • Gabarito E: - O correto é precaução para gotículas.
  • Precaução respiratória por gotícula !!


ID
2196565
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Foi internado um paciente, TSA, 74 anos, na Unidade Hospitalar com Diagnóstico de Meningite Meningocócica. O Enfermeiro orientou a equipe de enfermagem para adotar:

Alternativas
Comentários
  •  c) Precauções para transmissão por gotículas

  • Gabarito: Letra C.

     

     

    Complementando

     

     

    Transmissão por aerossóis: Ocorre por partículas eliminadas durante a respiração, fala , tosse ou espirro que quando ressecados permanecem suspensos no ar, podendo permanecer por horas, atingindo outros ambientes, inclusive áreas adjacentes, pois podem ser carreadas por correntes de ar.

     

    Exemplos: temos: M. tuberculosis, Sarampo e Varicela.

     

     

    Transmissão por gotículas: Ocorre através do contato próximo com o paciente, por gotículas eliminadas pela fala, tosse, espirros e realização de procedimentos como a aspiração de secreções. As gotículas de tamanho considerado grande (>5m), atingem até um metro de distância e rapidamente se depositam no chão.

     

    Exemplos: Doença meningocócica, Gripe, Coqueluche, Difteria, Caxumba e Rubéola.

     

     

    Transmissão através de contato: Os microrganismos podem ser transmitidos de uma pessoa a outra através do contato com a pele ou mucosa. 

     

    Exemplos: Infecção (ou suspeita de infecção) ou colonização por bactérias multirresistentes ou microorganismos epidemiologicamente importantes (como rotavírus, vírus sincicial respiratório, herpes simples localizado, diarréia aguda, furunculose, infecção de ferida operatória, escabiose, pediculose), passíveis de transmissão por contato direto.


ID
2196709
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma criança do sexo feminino, 6 anos de idade, internada na Unidade de Pediatria, foi diagnosticada com Doença Meningocócica. O Enfermeiro responsável orientou a equipe para:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B. Precaução por gotícula e em até 24 horas após o início da terapêutica antibiótica específica. 

    Fontes: 

    http://www.ufmt.br/hujm/arquivos/7e18458a8aa832719641156ccd469de8.pdf

    http://www.hu.ufsc.br/setores/ccih/wp-content/uploads/sites/16/2014/11/manual_isolamento_2012-13.pdf

  • Apenas se for bacteriana, por outras causas é padrão.


ID
2206837
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Hermann (2006), no que se refere à Meningite Meningocócica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • INFECÇÃO BACTERIANA

    INCUBAÇÃO = 2 A 10 DIAS

    AGENTE INFECCIOSO = bactéria Neisseria meningitidis ou meningococo

    TRANSMISSÃO = A transmissão se dá pelo contato direto com as secreções nasofaríngeas dos indivíduos infectados, e por meio de perdigotos expelidos pelos mesmos

    TRANSMISSIBILIDADE = É contagiosa desde o período de incubação até 24 horas após o início do tratamento


ID
2310448
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda. Sobre este assunto, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O homem é considerado reservatório, sendo a nasofaringe o local de colonização do microrganismo.
II. A colonização assintomática da nasofaringe pela N. meningitidis caracteriza o estado de portador que ocorre frequentemente, chegando a ser maior que 10% em determinadas faixas etárias nos períodos endêmicos, podendo o indivíduo albergar o meningococo por período prolongado.
III. As taxas de incidência de portadores são menores entre adolescentes e adultos jovens e em camadas socioeconômicas menos privilegiadas.
IV. Quando se apresenta na forma de doença invasiva, caracteriza-se por uma ou mais síndromes clínicas, sendo a meningite meningocócica a mais frequente delas e a meningococcemia a forma mais grave.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C, Apenas assertiva III está incorreta.

    Correção:  As taxas de incidência de portadores são maiores entre adolescentes e adultos jovens e em camadas socioeconômicas menos privilegiadas. 

    Fonte: Guia de Vigilância em Saúde; MS, 2016. 

  • Septicemia meningocócica (também conhecida como meningococemia)


ID
2425162
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente TRF, 65 anos, foi internado na Unidade Hospitalar com diagnóstico de Doença Meningocócica. Para entrar no quarto, a equipe de saúde deve adotar precauções.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

    Precaução por Gotículas: Indicadas para doenças transmitidas  por droplets, perdigotos e/ou gotículas expelidos na tosse, conversa, espirros e etc.

    Partículas > ( maior ) 5u 

     

    Exemplos: meningite, coqueluche, rubéola, difteria, caxumba.

     

     

    Precaução por Aerossóis: Indicadas para doenças transmitidas pelo ar em longas distâncias e por período de tempo prolongado.

    Partículas < ( menor) 5u

     

    Exemplos: tuberculose, sarampo, varicela ( catapora ), herpes zoster, SARS.

  • GABARITO E.

    AEROSSÓIS < 5 MICRAS

    GOTÍCULAS > 5 MICRAS.

    FALOU EM AEROSSÓIS SEMPRE LEMBRE DE TUBERCULOSE + VARICELA + SARAMPO.

    HIGIENIZAR SEMPRE AS MÃOS + MASCARA PFF2(N95) PROFISSIONAL + PACIENTE COM MÁSCARA CIRÚRGICA PARA SAIR DO QUARTO, QUANDO FOR FAZER EXAMES... + QUARTO PRIVATIVO.


ID
2585179
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na intubação traqueal, o Técnico de Enfermagem que não usava máscara, ficou exposto às secreções respiratórias de um paciente. O caso é, inicialmente, suspeito de meningite bacteriana pela história de vínculo epidemiológico, manifestação e evolução clínica compatível. Após 20 horas de internação do paciente, os resultados dos exames laboratoriais inespecíficos, confirmam a suspeita. Nesse caso, a Secretaria de Vigilância em Saúde/ MS recomenda:

Alternativas
Comentários
  • O termo meningite expressa a ocorrência de um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro. A meningite pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos, dentre outros, e agentes não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos. 

    Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta.

    A quimioprofilaxia está indicada para os contactantes íntimos expostos até 7 dias do início dos sintomas, somente nos casos de doença meningocócica ou meningite por Haemophilus influenzae, que obedeçam aos seguintes critérios:

    - Contactantes domiciliares (residentes no mesmo domicílio)
    - Quartéis e orfanatos: dormir no mesmo quarto
    - Creche e pré-escola: crianças da mesma sala e mesmo período
     - Pessoas expostas diretamente às secreções de orofaringe, por exemplo, através de beijos - Profissionais de saúde que tenham se exposto a secreções respiratórias sem uso de máscara cirúrgica durante: entubação traqueal, aspiração de secreções ou que tenham realizado respiração boca-a-boca ou exame de fundo de olho.

    No caso apresentado o técnico de enfermagem entrou em contato direto com secreção respiratória de um paciente contaminado, portanto deve-se iniciar a quimioprofilaxia.

    Gabarito do Professor: Letra C

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Guia de vigilância epidemiológica / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 7. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009.
  • Doença Meningocócica

    Quimioprofilaxia

     

    A quimioprofilaxia, embora não assegure efeito protetor absoluto e prolongado, tem sido adotada como uma medida eficaz na prevenção de casos secundários. Os casos secundários são raros, e geralmente ocorrem nas primeiras 48 horas a partir do primeiro caso.

     

    Todos os contatos próximos de um caso de doença meningocócica, independentemente do estado vacinal, deverão receber a quimioprofilalaxia. 

     

    Fonte: Guia de vigilância epidemiolágica - vulume único- 2017. Pg 41

  • O termo meningite expressa a ocorrência de um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro. A meningite pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos, dentre outros, e agentes não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos. 

    Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta.

    A quimioprofilaxia está indicada para os contactantes íntimos expostos até 7 dias do início dos sintomas, somente nos casos de doença meningocócica ou meningite por Haemophilus influenzae, que obedeçam aos seguintes critérios:

    - Contactantes domiciliares (residentes no mesmo domicílio)

    - Quartéis e orfanatos: dormir no mesmo quarto

    - Creche e pré-escola: crianças da mesma sala e mesmo período

     - Pessoas expostas diretamente às secreções de orofaringe, por exemplo, através de beijos - Profissionais de saúde que tenham se exposto a secreções respiratórias sem uso de máscara cirúrgica durante: entubação traqueal, aspiração de secreções ou que tenham realizado respiração boca-a-boca ou exame de fundo de olho.

    No caso apresentado o técnico de enfermagem entrou em contato direto com secreção respiratória de um paciente contaminado, portanto deve-se iniciar a quimioprofilaxia


ID
2601472
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com base nos principais exames para o esclarecimento diagnóstico de casos suspeitos de Doença Meningocócica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os principais exames para o esclarecimento diagnóstico de casos suspeitos de menin
    gite são:
    • exame quimiocitológico do líquor;
    • bacterioscopia direta (líquor ou soro);
    • cultura (líquor, sangue, petéquias ou fezes);
    • contra-imuneletroforese cruzada (CIE) (líquor ou soro);
    • aglutinação pelo látex (líquor ou soro).
     


ID
2692756
Banca
VUNESP
Órgão
IAMSPE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A ocorrência da doença meningocócica em alguém conhecido causa muita ansiedade na população, entretanto está indicada a ingestão de quimioprofilático (rifampicina ou Cipro®) somente nas meningites causadas por ____________________ e por ____________________ ou quando há a existência de petéquias espalhadas em alguma parte do corpo do doente.


Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas da frase.

Alternativas

ID
2756344
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao atender um paciente com suspeita de meningite, uma das ações do enfermeiro foi colocá-lo em posição dorsal, com os membros inferiores estendidos, e fazer a flexão da cabeça, observando se ele manteria os membros inferiores relaxados ou se ocorreria a flexão involuntária da perna.


Esse teste é denominado prova ou sinal de:

Alternativas
Comentários
  • Manifestações clínicas

     

    A meningite é uma síndrome na qual, em geral, o quadro clínico é grave e caracteriza-se por febre, cefaléia intensa, náusea, vômito, rigidez de nuca, prostração e confusão mental, sinais de irritação meníngea, acompanhados de alterações do líquido cefalorraquidiano (LCR).

    No curso da doença, podem surgir delírio e coma. Dependendo do grau de comprometimento encefálico, o paciente poderá apresentar também convulsões, paralisias, tremores, transtornos pupilares, hipoacusia, ptose palpebral e nistágmo.

    Casos fulminantes, com sinais de choque, também podem ocorrer A irritação meníngea associa-se aos sinais descritos abaixo.

     

     

    Sinal de Kernig – resposta em flexão da articulação do joelho, quando a coxa é colocada em certo grau de flexão, relativamente ao tronco. Há duas formas de se pesquisar esse sinal:

    • paciente em decúbito dorsal – eleva-se o tronco, fletindo-o sobre a bacia; há flexão da perna sobre a coxa e dessa sobre a bacia; e,

    • paciente em decúbito dorsal – eleva-se o membro inferior em extensão, fletindo-o sobre a bacia; após pequena angulação, há flexão da perna sobre a coxa. Essa variante chama-se, também, manobra de Laségue.

     

     

    Sinal de Brudzinski – flexão involuntária da perna sobre a coxa e dessa sobre a bacia, ao se tentar fletir a cabeça do paciente.

    Crianças de até 9 meses poderão não apresentar os sinais clássicos de irritação meníngea.

    Nesse grupo, outros sinais e sintomas permitem a suspeita diagnóstica, tais como: febre, irritabilidade ou agitação, choro persistente, grito meníngeo (criança grita ao ser manipulada, principalmente, quando se flete as pernas para trocar a fralda) e recusa alimentar, acompanhada ou não de vômitos, convulsões e abaulamento da fontanela.

     

    Fonte: http://neurologiahu.ufsc.br/files/2012/10/MENINGITES_Guia-de-Vigil%C3%A2ncia-Epidemiol%C3%B3gica-da-Secretaria-de-Vigil%C3%A2ncia-em-Sa%C3%BAde-7%C2%AA-edi%C3%A7%C3%A3o.pdf

     

  • Sinais Meningorradiculares:


    Prova de Lewinson: Avalia se o paciente toca o tórax com o mento sem abrir a boca.


    Prova de Brudzinski: Com o paciente em decúbito dorsal, faz-se uma flexão forçada da cabeça do paciente, apoiando a outra mão em seu tórax. É positivo quando o paciente flete os membros.


    Prova de Kernig: O paciente fica em decúbito dorsal, com a coxa fletida em ângulo reto sobre a bacia, e com a perna sobre a coxa. O examinador estende sua perna. Se o paciente fletir a outra perna, e sentir dor no trajeto do nervo ciático, é positivo. Pensar em meningite, hemorragia subaracnóidea e radiculopatia ciática.


    Prova de Laségue: Com o paciente em decúbito dorsal, eleva-se separadamente seus membros superiores. É positivo se o paciente sentir dor na face posterior do membro examinado a cerca de 30° de elevação


    Prova de Patrik: O paciente fica em decúbito dorsal. Com suas pernas formando um 'quatro'. O examinador força o joelho fletido e o tornozelo do paciente contra a cama. É positivo se o paciente referir dor.

  • Sinal de Kernig – resposta em flexão da articulação do joelho, quando a coxa é colocada em

    certo grau de flexão, relativamente ao tronco. Há duas formas de se pesquisar esse sinal:

    paciente em decúbito dorsal – eleva-se o tronco, fletindo-o sobre a bacia; há flexão da

    perna sobre a coxa e dessa sobre a bacia; e,

    paciente em decúbito dorsal – eleva-se o membro inferior em extensão, fletindo-o sobre

    a bacia; após pequena angulação, há flexão da perna sobre a coxa. Essa variante chama-se,

    também, manobra de Laségue.

    Sinal de Brudzinski – flexão involuntária da perna sobre a coxa e dessa sobre a bacia, ao se

    tentar fletir a cabeça do paciente.

    Crianças de até 9 meses poderão não apresentar os sinais clássicos de irritação meníngea.

    Nesse grupo, outros sinais e sintomas permitem a suspeita diagnóstica, tais como: febre, irritabilidade ou agitação, choro persistente, grito meníngeo (criança grita ao ser manipulada, principalmente, quando se flete as pernas para trocar a fralda) e recusa alimentar, acompanhada ou não de

    vômitos, convulsões e abaulamento da fontanela.


    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_epidemiologica_7ed.pdf


  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Doença Meningocócica.

    A) Incorreto. Sinal de Kernig é indicativo de meningite. Porém, para realizá-lo deve-se colocar o paciente em decúbito dorsal com a coxa fletida sobre a bacia em ângulo reto, promover a extensão da perna.

    B) Incorreto. Sinal de Romberg é usado para avaliar alterações de equilíbrio estático. Colocar o paciente em pé, com os pés juntos, mãos ao lado do corpo e olhos fechados por 1 minuto.

    C) Incorreto. Teste de Lasègue refere dor na parte posterior da perna quando essa é estendida.

    D) Incorreto. Sinal de Lewinson o paciente precisa tocar o tórax com o mento sem abrir a boca.

    E) Correto. Sinal de Brudzinski o paciente com suspeita de meningite colocado em posição dorsal, com os membros inferiores estendidos, e fazer a flexão da cabeça, observando se ele manteria os membros inferiores relaxados ou se ocorreria a flexão involuntária da perna.


     

    Resposta do Professor: E.

  • A) Se consegue estender a perna em flexão

    B) ataxia -falta de equilíbrio

    C) para hérnia de disco - distenção da perna

    D) tocar o tórax com o queixo sem abrir a boca

    E) quando flexiona o pescoço, o quadril e joelho retraem

    Gabarito: E

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Doença Meningocócica.

    A) Incorreto. Sinal de Kernig é indicativo de meningite. Porém, para realizá-lo deve-se colocar o paciente em decúbito dorsal com a coxa fletida sobre a bacia em ângulo reto, promover a extensão da perna.

    B) Incorreto. Sinal de Romberg é usado para avaliar alterações de equilíbrio estático. Colocar o paciente em pé, com os pés juntos, mãos ao lado do corpo e olhos fechados por 1 minuto.

    C) Incorreto. Teste de Lasègue refere dor na parte posterior da perna quando essa é estendida.

    D) Incorreto. Sinal de Lewinson o paciente precisa tocar o tórax com o mento sem abrir a boca.

    E) Correto. Sinal de Brudzinski o paciente com suspeita de meningite colocado em posição dorsal, com os membros inferiores estendidos, e fazer a flexão da cabeça, observando se ele manteria os membros inferiores relaxados ou se ocorreria a flexão involuntária da perna.

     

    Resposta do Professor: E.


ID
2812573
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente que está no período de transmissão da doença meningocócica por Neisseria meningitidis é internado. Para evitar que a doença se dissemine, o enfermeiro deve explicar que os profissionais de enfermagem, ao prestarem cuidados a este paciente, devem utilizar

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra a

     

    A meningite de origem infecciosa pode ser causada por diferentes agentes etiológicos, como as bactérias, os vírus, os fungos e os parasitas, conforme a seguir.

     

    Existem muitos tipos de bactérias que podem causar meningite. As principais causas no Brasil são:

     

    ==> Neisseria meningitidis (meningococo)

    (...)

     

    Precaução para gotículas

     

    ==> Higienização das mãos;

    ==> Máscara cirúrgica (profissional);

    ==> Máscara cirúrgica (paciente durante o transporte);

    ==> Quarto privativo.

     

    Indicações: meningites bacterianas, coqueluche, difteria, caxumba, influenza, rubéola, etc.

     

    Quando não houver disponibilidade de quarto privativo, o paciente pode ser internado com outros infectados pelo mesmo microrganismo. A distância mínima entre dois leitos deve ser de um metro.

     

    O transporte do paciente deve ser evitado, mas, quando necessário, ele deverá usar máscara cirúrgica durante toda sua permanência fora do quarto.

     

     

    http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/meningites

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/cartazes/precaucao_padrao_contato_goticulas_aerosois.pdf

  • A questão traz uma pegadinha interessante na alternativa A (correta), pois quando fala em máscara comum se refere a mesma máscara cirúrgica.

    A alternativa E trocaram a palavra "aerossóis" por "gotículas".

    A alternativa C acrescentaram a palavra "medicamento".

  • MÁSCARA N95 É PARA AS DOENÇAS:

    SARAMPO, TUBERCULOSE LARÍNGEA, TUBERCULOSE PULMONAR, VARICELA E HERPES ZOSTER.

  • A Máscara para prevenção de gotículas
  • A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda. Quando se apresenta na forma de doença invasiva, caracteriza-se por uma ou mais síndromes clínicas, sendo a meningite meningocócica a mais frequente delas e a meningococcemia a forma mais grave. 

    O modo de transmissão é pelo contato direto de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes. Portanto é recomendado o uso de máscara comum, objetivando precaução com gotículas. Alternativa A está correta. 

    A doença meningocócica é de transmissão respiratória e não por contato, precisa de precaução por gotículas. Alternativa B está errada. 

    Para o manejo da doença meningocócica é necessária a precaução por gotículas, logo não é necessária a máscara N95, basta a máscara cirúrgica. Alternativa C está errada. 

    Não é necessário o uso de luvas estéreis, apenas a de procedimento como precaução padrão. Alternativa D está errada. 

    Não é necessária a máscara N95. Alternativa E está errada. 




    Gabarito do Professor: Letra A 







    Bibliografia 
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde: volume 1 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia e Serviços. – 1. ed. atual. – Brasília : Ministério da Saúde, 2017. 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde : volume único [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. – 4ª. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2019. 


ID
2899093
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Meningite é um processo inflamatório das meninges, isto é, das membranas que envolvem as estruturas anatômicas do sistema nervoso central. São sinais e sintomas específicos no diagnóstico da Meningite:

Alternativas

ID
2954887
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda, que pode apresentar-se na forma de doença invasiva, caracterizando-se por uma ou mais síndromes clínicas, sendo a meningite meningocócica a mais frequente delas e a meningococcemia a forma mais grave. O agente causador dessa doença é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.


ID
2997826
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A doença meningocócica tem distribuição global, podendo ocorrer surtos ocasionais e epidemias em qualquer país do mundo, sendo o sorogrupo C o segundo mais frequente. Em 2010, o Ministério da Saúde (MS), através do Programa Nacional de Imunizações (PNI), incorporou, no calendário básico de vacinação da criança, a vacina Meningocócica C Conjugada (MncC), utilizada para prevenir as doenças provocadas pela bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo C. O MS indica as seguintes doses em crianças menores de 2 anos para prevenção da doença:

Alternativas
Comentários
  • Vacina meningocócica C (conjugada) - Meningo C 

    Esquema: 

    Administrar 2 (duas) doses, aos 3 (três) e 5 (cinco) meses de idade, com intervalo de 60 dias entre as doses, mínimo de 30 dias. 

    Reforço: 

    Administrar o reforço aos 12 meses de idade. 

    Dose: 0,5 mL, via intramuscular. 

    Particularidades: 

    Crianças que iniciaram o esquema primário após 5 (cinco) meses de idade, devem completá-lo até 12 meses, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses; administrar o reforço com intervalo mínimo de 60 dias após a última dose. 

    Criança entre 12 meses e 4 (quatro) anos 11 meses e 29 dias, com esquema completo de 2 (duas) doses, mas sem a dose de reforço, administrar o reforço. O reforço deve ser administrado entre 12 meses a 4 (quatro) anos, 11 meses e 29 dias.

     

    Criança entre 12 meses e 4 (quatro) anos 11 meses e 29 dias, sem comprovação vacinal, administrar 1 (uma) única dose. 

    Criança entre 12 meses e 4 (quatro) anos 11 meses e 29 dias, com comprovação vacinal de 1 (uma) dose, administrar 1 (uma) dose de reforço. 

    Adolescentes de 11 a 14 anos, administrar 1 (um) reforço ou dose única, conforme situação vacinal encontrada. 

    A vacinação de bloqueio está indicada nas situações em que haja a caracterização de um surto de doença meningocócica, para o qual seja conhecido o sorogrupo responsável por meio de confirmação laboratorial específica (cultura e/ou PCR) e haja vacina eficaz disponível. A vacinação somente será utilizada a partir de decisão conjunta das três esferas de gestão. A estratégia de vacinação (campanha indiscriminada ou seletiva) será definida considerando a análise epidemiológica, as características da população e a área geográfica de ocorrência dos casos. 

    Na rotina dos serviços, a vacina meningocócica C (conjugada) não está indicada para gestantes e para mulheres no período de amamentação. No entanto, diante do risco de contrair a doença, a relação risco-benefício deve ser avaliada.

  • Esquema correto: 1ª dose aos 3 meses de idade, 2ª dose aos 5 meses de idade e uma dose de reforço aos 12 meses de idade. QUESTÃO ANULADA.

  • A dose de reforço desta vacina deve ser dada aos 12 meses, conforme o calendário vacinal 2020

  • O reforço da vacina meningocócica C é com 12 meses e não com 15 meses, tendo assim que anular essa questão.

  • 15 meses ?????????

  • Questão deveria ser anulada, não tem gabarito correto.

  • O reforço era com 15 meses e isso foi mudado. Questão elaborada anterior a essa mudança.

ID
3120925
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção que indica as doenças que requerem medidas de precaução por gotículas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B, influenza e doença meningocócica. Correção das demais:

    a) Herpes zoster e sarampo - transmissão por AEROSSÓIS

    c) Malária - picada do mosquito Anopheles (infectado); leptospirose - exposição à urina de roedores infectados

    d) Donovanose - infecção de transmissão sexual

    e) Impetigo- transmissão ocorre através do contato direto com as lesões na pele ou do contato indireto através de objetos contaminados; hanseníase - transmissão respiratória, através de contato próximo e prolongado.

    FONTE: GVS. MS, 2019. 3a edição e GOOGLE

  • GABARITO LETRA B

  • a) Herpes zoster e sarampo: Precaução para aerossóis;

    b) Influenza A e meningococcemia: Precaução para gotículas. CORRETA.

    c) Malária e leptospirose: Precaução padrão;

    d) Gripe aviária e donovanose: Precaução por gotículas e Precaução por contato, respectivamente.

    e) Impetigo e hanseníase: Precaução por contato e padrão, respectivamente. obs: hanseníase é classificada como precaução padrão após o inicio do tratamento adequado.

  • Gabarito: B

    Herpes zóster (= varicela) e sarampo ---- aerossóis

    Gripe aviária e impetigo ---- contato

    donovanose--- IST

    hanseníase --- padrão

  • -> Precauções por contato para:

    -> Rubéola congênita, Citomegalovirose, Herpes simples, Rotavírus, Hanseníase.

    -> precauções padrão para:

    -> Toxoplasmose, RN de mãe portadora de hepatite B ou HIV, Infecções fúngicas.

    -> Precauções para gotículas para:

    -> Meningite, Haemophilus influenzae tipo B, Neisséria meningitidis, meningococcemia

    -> Precauções padrão e contato para:

    -> Sífiles (se mucocutânea);

    -> Precauções para transmissão por meio de contato e aerossóis para:

    -> Varicela (catapora);

    -> Herpes Zoster.

    -> Precauções para transmissão por aerossóis para:

    -> Tuberculose, Sarampo, varicela e herpes Zoster

    -> Transmissão por meio de gotículas e aerossóis

    -> Coqueluche, H1N1, sarampo


ID
3199453
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O atendimento nos serviços de saúde não deve ser pautado no respeito ao ser humano, às leis ou às normas técnicas vigentes.


II. A doença meningocócica é uma infecção virótica branda que pode apresentar os seguintes sintomas em seu estágio inicial: diarreia, febre, dores no corpo, tontura, manchas avermelhadas na região do tórax e dores nas articulações.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • D As duas afirmativas são falsas. 

    A meningite meningocócica, também chamada de doença meningocócica, é uma das formas mais graves da meningite bacteriana


ID
3200317
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Em relação à meningite pneumocócica, idosos e indivíduos portadores de quadros crônicos ou de doenças imunossupressoras – tais como síndrome nefrótica, asplenia anatômica ou funcional, insuficiência renal crônica, histeria helênica, diabetes mellitus e infecção pelo HIV – apresentam maior risco de adoecimento.

II. A quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor. Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo. Assim, a quimioterapia é a tentativa de estimular a proliferação das células tumorais ao interferir nas funções celulares, permitindo ao paciente elevar suas chances de recuperação através de um tratamento programado.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • AJUDE-ME COLEGUINHAS

  • BORA QC QUERO COMENTARIO DO PROFESSOR

  • A opção I está errada por causa da "Histeria Helênica"

    A opção II está errada porque quimioterapia é a tentativa de desestimular a proliferação das células tumorais ao interferir nas funções celulares e não estimular....

  • Em relação à meningite pneumocócica, idosos e indivíduos portadores de quadros crônicos ou de doenças imunossupressoras apresentam maior risco de adoecimento. São exemplos de doenças imunossupressoras: síndrome nefrótica, asplenia anatômica ou funcional, insuficiência renal crônica, diabetes  mellitus,  infecção pelo HIV.

    histeria helênica ERRADO

    A RESPOSTA CORRETA SERIA ESSA

    Nos primeiros meses de vida os lactentes estão protegidos por anticorpos específicos da classe IgG.

    a quimioterapia é a tentativa de estimular a proliferação das células tumorais ao interferir nas funções celulares, permitindo ao paciente elevar suas chances de recuperação através de um tratamento programado. ERRADO


ID
3217333
Banca
IBADE
Órgão
IABAS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao examinar um paciente que estava na observação, o enfermeiro fez o seguinte teste: manteve o paciente em posição dorsal e realizou a flexão da cabeça. Em reposta a esse estímulo o paciente fletiu os MMII. A alternativa que indica, respectivamente, o teste realizado e a condição sugerida é:

Alternativas
Comentários
  • Sinal de Kernig 

    resposta em flexão da articulação do joelho, quando a coxa é colocada em certo grau de flexão, relativamente ao tronco. Há duas formas de se pesquisar esse sinal:

    • paciente em decúbito dorsal – eleva-se o tronco, fletindo-o sobre a bacia; há flexão da perna sobre a coxa e dessa sobre a bacia; e,

    • paciente em decúbito dorsal – eleva-se o membro inferior em extensão, fletindo-o sobre a bacia; após pequena angulação, há flexão da perna sobre a coxa. Essa variante chama-se, também, manobra de Laségue.

     

     

    Sinal de Brudzinski

      flexão involuntária da perna sobre a coxa e dessa sobre a bacia, ao se tentar fletir a cabeça do paciente.

    Crianças de até 9 meses poderão não apresentar os sinais clássicos de irritação meníngea.

    Nesse grupo, outros sinais e sintomas permitem a suspeita diagnóstica, tais como: febre, irritabilidade ou agitação, choro persistente, grito meníngeo (criança grita ao ser manipulada, principalmente, quando se flete as pernas para trocar a fralda) e recusa alimentar, acompanhada ou não de vômitos, convulsões e abaulamento da fontanela.

     

    Fonte: http://neurologiahu.ufsc.br/files/2012/10/MENINGITES_Guia-de-Vigil%C3%A2ncia-Epidemiol%C3%B3gica-da-Secretaria-de-Vigil%C3%A2ncia-em-Sa%C3%BAde-7%C2%AA-edi%C3%A7%C3%A3o.pd


ID
3218920
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com uma relativa frequência, a imprensa noticia casos de Meningite Meningocócica que ocorreu em diversas cidade do Estado de Santa Catarina.

A forma de transmissão dessa doença é por:

Alternativas

ID
3230362
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A quimioprofilaxia da Meningite meningocócica é uma importante medida na prevenção de casos secundários e está indicada para:

Alternativas
Comentários
  • Contatos próximos são os moradores do mesmo domicílio, indivíduos que compartilham o mesmo

    dormitório (em alojamentos, quartéis, entre outros), comunicantes de creches e escolas, e pessoas

    diretamente expostas às secreções do paciente.


ID
3238879
Banca
Prefeitura de Imperatriz - MA
Órgão
Prefeitura de Imperatriz - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A enfermagem exerce um papel importante na assistência das doenças transmissíveis. Sobre as doenças transmissíveis marque a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • dengue é doença transmisssivel

  • SINAIS DE ALERTA:

    DOR ABDOMINAL INTENSA

    VÔMITOS PERSISTENTES ACÚMULO DE LÍQUIDOS

    HIPOTENSÃO POSTURAL/LIPOTIMIA

    HEPATOMEGALIA >2 CM

    SANGRAMENTO DE MUCOSA

    LETARGIA / IRRITABILIDADE

    AUMENTO PROGRESSIVO DO HEMATOCRITO

  • Atenção: A hipotensão arterial caracteriza a Dengue grave, podendo ser um sinal de choque, o mais adequado seria a hipotensão postural, esta sim entendida como um sinal de alarme

  • 4. Sinais de alarme clínicos

    • Dor abdominal intensa e contínua.

    • Vômitos persistentes.

    Hipotensão postural e/ou lipotímia.

    • Sonolência e/ou irritabilidade.

    • Hepatomegalia dolorosa.

    • Hemorragias importantes, tais como hematêmese, melena, enterorragia, metrorragia e outras.

    • Diminuição ou ausência da diurese.

    • Diminuição repentina da temperatura corpórea ou hipotermia.

    • Desconforto respiratório.

    6. Sinais de choque

    • Pressão arterial convergente (PA diferencial < 20 mmHg).

    Hipotensão arterial.

    • Extremidades frias, cianose.

    • Pulso rápido e fino.

    • Enchimento capilar lento > 2 segundos.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_nacionais_prevencao_controle_dengue.pdf


ID
3491011
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à doença meningocócica, analise as afirmativas a seguir.


I. É uma infecção bacteriana aguda. Quando se apresenta na forma de doença invasiva, caracteriza-se por uma ou mais síndromes clínicas, sendo a meningite meningocócica a mais frequente delas e a meningococcemia a forma mais grave.

II. O modo de transmissão ocorre através do contato direto pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes.

III. A meningite e a meningococcemia são as formas clínicas mais frequentemente observadas, podendo ocorrer isoladamente ou associadas. A denominação doença meningocócica torna-se apropriada nesse contexto, sendo adotada internacionalmente.

IV. Nos surtos e epidemias, observam-se mudanças nas faixas etárias afetadas, com aumento de casos entre adolescentes e adultos jovens.


Está(ão) correta(s):

Alternativas

ID
3513655
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
Prefeitura de Massapê - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda que certamente está entre as doenças imunopreveníveis mais temidas. Quando se apresenta na forma de doença invasiva, caracteriza-se por uma ou mais síndromes clínicas, sendo a meningite meningocócica a mais frequente delas e a meningococcemia a forma mais grave. A respeito desta doença, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Neisseria meningitidis (meningococo)

    O homem doente ou portador assintomático.

     

    Contato íntimo de pessoa a pessoa (pessoas que residem no mesmo domicilio ou que compartilham o mesmo dormitório em internatos, quarteis, creches, etc.), por meio de gotículas das secreções da nasofaringe. O principal transmissor é o portador assintomático.

    Enquanto houver o agente na nasofaringe.


ID
3545335
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Juruti - PA
Ano
2010
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à meningite aguda, assinale a assertiva correta:

Alternativas
Comentários
  • A penicilina pode ser usada sem ressalvas como antibioticoterapia, pois a taxa de resistência do pneumococo a esta droga é rara.  ERRADO - Aproximadamente 30% dos sorotipos B da M, influenzae são resistentes à penicilina, um dos antibióticos mais usados são: CEFTRIAXONA E RIFAMPICINA.

    O uso de corticoterapia adjunta à antibioticoterapia está indicado e deve ser iniciado após a primeira dose de antibiótico devido ao risco de imunodepressão. ERRADO - Não existe essa indicação.

    A punção lombar diagnóstica deverá ser precedida de uma tomografia de crânio se houver papiledema, sinais neurológicos focais ou diminuição do nível de consciência.  CORRETO - Se faz TM ou RM antes da punção lombar para descartar a presença de massa que poderia causar herniação.

    Infecções por S. pneumoniae e N. meningitidis correspondem a 80% dos casos de meningite bacteriana aguda em idosos. ERRADO - Não são em idosos e sim em CRIANÇAS, elas são mais susceptíveis.


ID
3574798
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente com suspeita de meningite necessita ser encaminhado para Ressonância Magnética. Em se tratando de uma doença infectocontagiosa, para o adequado transporte do paciente deverá ser observado o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • , A mascara cirurgica é suficiente para proteção contra a meningite, pois sua transmissão se dá por gotículas (precaução por goticula) .


ID
3585943
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Raposa - MA
Ano
2018
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda. Quando se apresenta na forma de doença invasiva, caracteriza-se por uma ou mais síndromes clínicas, sendo a meningite meningocócica a mais frequente delas e a meningococcemia a forma mais grave.
Sobre a doença e seu manejo, é incorreto afirmar que:

Alternativas

ID
3611242
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de São Domingos do Azeitão - MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às Meningites Virais, analise as afirmativas abaixo:


I. Em geral, os casos evoluem com complicações.

II. Tem distribuição universal. A frequência de casos se eleva no final do inverno e começo da primavera.

III. O sistema nervoso central pode ser infectado por um variado conjunto de vírus, mas, independente do agente viral, o quadro clínico caracteriza-se por aparição súbita de cefaleia, fotofobia, rigidez de nuca, náuseas, vômitos e febre.

IV. É de notificação obrigatória, assim como as demais meningites.



O número de afirmativas corretas corresponde a:

Alternativas
Comentários
  • II. Tem distribuição universal. A frequência de casos se eleva no final do inverno e começo da primavera. FALSO

    A frequencia e final do inverno e comeco do verão


ID
3627145
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2003
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A meningite meningocócica é considerada manifestação de moléstia geral, que pode produzir endocardite, artrite, nasofaringite e sepse. Sua transmissão se dá

Alternativas
Comentários
  • O trecho não necessita de crase. O correto é: é necessária a divulgação

  • Perdigotos = Gotículas

  • Contato direto pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas

    ou doentes.

    A transmissão por fômites não é importante

    :)


ID
3692347
Banca
IBFC
Órgão
HMDCC
Ano
2014
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma criança de 8 anos de idade estava em pós-operatório de apendicectomia em um quarto coletivo da Unidade de Pediatria. No período de internação, começou a apresentar sintomas de Meningite meningocócica. O enfermeiro da Unidade foi comunicado e adotou medidas de:

Alternativas

ID
3735367
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
Prefeitura de Massapê - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda. Quando se apresenta na forma de doença invasiva, caracteriza-se por uma ou mais síndromes clínicas, sendo a meningite meningocócica a mais frequente delas e a meningococcemia a forma mais grave. Sobre esta doença assinale a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • PERÍODO DE TRANSMISSIBILIDADE: Enquanto houver agentes nas nasofaringe, em geral, após 24h de antibioticoterapias ele desaparece.

    TRANSMISSÃO: Contactantes de residência por gotículas e secreções de nasofaringe.O principal transmissor e o assintomático.

    INCUBAÇÃO: 2 a 10 Dias.


ID
3736147
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Seringueiras - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As meningites infecciosas são uma das principais causas de internações por afecções neurológicas. Assinale os principais sinais de irritação meníngea presentes no exame físico do paciente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

    De acordo com Guia de Vigilância em Saúde.Brasília-DF.2019

     

     

    Meningites bacterianas

    A irritação meníngea associa-se aos seguintes sinais:

    Sinal de Kernig – resposta em flexão da articulação do joelho, quando a coxa é colocada em certo grau de flexão, relativamente ao tronco.

    - Há duas formas de se pesquisar esse sinal:

    . paciente em decúbito dorsal – eleva-se o tronco, fletindo-o sobre a bacia; há flexão da perna sobre a coxa e desta sobre a bacia;

    . paciente em decúbito dorsal – eleva-se o membro inferior em extensão, fletindo-o sobre a bacia; após pequena angulação, há flexão da perna sobre a coxa. Essa variante chama-se, também, manobra de Laségue.

    Sinal de Brudzinskiflexão involuntária da perna sobre a coxa e desta sobre a bacia, ao se tentar fletir a cabeça do paciente.

     

    Crianças de até 9 meses poderão não apresentar os sinais clássicos de irritação meníngea.


ID
3743260
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Maçambara - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda, acomete indivíduos de todas as faixas etárias, porém aproximadamente 40 a 50% dos casos notificados ocorrem em crianças menores de 5 anos de idade. Para crianças acima de 1 ano de idade e adultos, são considerados sinais e sintomas sugestivos da doença Meningocócica, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A incorreta seria regidez na nuca ,já que, a rigidez da meningite e no pescoço

  • De acordo com Guia de Vigilância em Saúde.Brasília-DF.2019

     

     

    Sinais e sintomas mais específicos

    Petéquiasb

    Rigidez na nuca

    Alteração no estado mental

    Tempo de enchimento capilar >2 segundos

    Alteração na cor da pele

    Choque

    Hipotensão

    Dor na perna

    Extremidades frias

    Abaulamento da fontanelad

    Fotofobia

    Sinal de Kernig

    Sinal de Brudzinski

    Inconsciência

    Estado clínico precário/tóxico

    Paresia

    Deficit neurológico focale

    Convulsões

    Sinais e sintomas não específicos comuns

    Febre


ID
3852721
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Nova Odessa - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfermeiro, ao prestar assistência a um paciente com meningite meningocócica, além da precaução padrão, deve utilizar a precaução:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

    Meningite Meningocócica - Proteção por gotículas.

  • A meningite meningocócica é uma doença que se propaga por gotículas no ar. Visto isso, além da precaução padrão, deve-se utilizar a precaução para gotículas


ID
3943504
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O tipo de máscara que deve ser usada no paciente, durante o seu transporte, considerando o diagnóstico de meningite bacteriana ainda nas primeiras 12 horas de tratamento:

Alternativas

ID
3966439
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda. Quando se apresenta no formato de doença invasiva, caracteriza-se por uma ou mais síndromes clínicas, sendo a meningite meningocócica a mais frequente delas e a meningococcemia a forma mais grave.

A respeito da doença meningocócica, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Em lactentes com meningite, a pesquisa de sinais meníngeos é extremamente difícil e a rigidez de nuca nem sempre está presente


ID
4037878
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Correspondem a sinais e sintomas de Meningite Bacteriana:

Alternativas

ID
4826296
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Um sistema de informações, no contexto da saúde pública, é um conjunto de unidades de produção, análise e divulgação de dados, que atuam com a finalidade de atender às necessidades de informações de instituições, programas, serviços. Esse sistema de informações pode ser Informatizado ou manual.
II. Em relação à meningite pneumocócica, idosos e indivíduos portadores de quadros crônicos ou de doenças imunossupressoras – tais como síndrome nefrótica, asplenia anatômica ou funcional, insuficiência renal crônica, histeria helênica, diabetes mellitus e infecção pelo HIV – apresentam maior risco de adoecimento.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Alguém que vai fazer o concurso da prefeitura de Sítio Novo - MA?

  • SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

    Conjunto de unidades de produção, análise e divulgação de dados, para atender às necessidades de informações de instituições, programas e serviços. Podem ser informatizados ou manuais. Atualmente, com o crescente desenvolvimento da informática, a maioria dos sistemas da área da saúde, mesmo nos níveis mais periféricos, já dispõe das ferramentas de computação ou está em vias de adquiri-las.

    https://www.medicinanet.com.br/conteudos/conteudo/1708/sistemas_de_informacoes.htm

  • Em relação à meningite pneumocócica, idosos e indivíduos portadores de quadros crônicos ou de doenças imunossupressoras apresentam maior risco de adoecimento. São exemplos de doenças imunossupressoras: síndrome nefrótica; asplenia anatômica ou funcional; insuficiência renal crônica; diabetes mellitus; infecção pelo HIV. Nos primeiros meses de vida, os lactentes estão protegidos por anticorpos específicos da classe IgG.

    https://neurologiahu.ufsc.br/files/2012/10/MENINGITES_Guia-de-Vigil%C3%A2ncia-Epidemiol%C3%B3gica-da-Secretaria-de-Vigil%C3%A2ncia-em-Sa%C3%BAde-7%C2%AA-edi%C3%A7%C3%A3o.pdf

  • Então as duas alternativas estão corretas não é mesmo?


ID
4853881
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Laje do Muriaé - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda. Quando se apresenta na forma de doença invasiva, caracteriza-se por uma ou mais síndromes clínicas, sendo a meningite meningocócica a mais frequente delas e a meningococcemia a forma mais grave. Seu período de transmissibilidade:

Alternativas
Comentários
  • Persiste até que o meningococo desapareça da nasofaringe. Em geral, a bactéria é eliminada da nasofaringe após 24 horas de antibioticoterapia adequada.

    Fonte: Guia de vigilancia em saúde - MS


ID
4856545
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As meningites bacterianas são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública e clínico, devido à sua gravidade e capacidade de causar surtos. Na ocorrência de um caso de meningite meningocócica, as medidas que devem ser adotadas para a prevenção de casos secundários correspondem a

Alternativas
Comentários
  • A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da doença, e as vacinas contra o meningococo são sorogrupo ou sorossubtipo específicas., ou seja, não é destinada para vacinação em massa de todo um território. Alternativa A está errada. 

    Não há recomendação para quimioprofilaxia em casos secundários, mesmo porque os casos secundários são raros, e geralmente ocorrem nas primeiras 48 horas a partir do primeiro caso. Alternativa B está errada. 

    O uso de antibiótico deve ser associado a outros tipos de tratamento de suporte, como reposição de líquidos e cuidadosa assistência. As drogas utilizadas, normalmente são aquelas que já têm uma quantidade razoável nas unidades de saúde, não precisando aumentar o estoque para possíveis casos novos. Alternativa C está errada. 

    A quimioprofilaxia está indicada para os contatos próximos (moradores do mesmo domicílio, indivíduos que compartilham o mesmo dormitório, comunicantes de creches e escolas, e pessoas diretamente expostas às secreções do paciente) de casos suspeitos de doença meningocócica. Alternativa D está correta. 

    Na prevenção de casos secundários não é prioridade o levantamento da condição vacinal. Alternativa E está errada. 

     

    Gabarito do Professor: Letra D 

     

    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde : volume único [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. – 4ª. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2019. 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde : volume 1 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia e Serviços. – 1. ed. atual. – Brasília : Ministério da Saúde, 2017. 

  • A quimioprofilaxia somente está indicada para contatos próximos de casos suspeitos de doença meningocócica (Neisseria meningitidis) e meningite por Haemophilusinfluenzae. Os casos secundários são raros, e geralmente ocorrem nas primeiras 48 horas a partir do primeiro caso. Ressalta-se que a quimioprofilaxia dos contatos de casos de meningite por H. influenzae somente está indicada se no domicílio houver criança menor de 4 anos não vacinada ou parcialmente vacinada, ou com criança imunocomprometida independentemente da situação vacinal. Em creches e escolas maternais, está indicada quando dois ou mais casos ocorrem em um intervalo de 60 dias. Nessa situação a quimioprofilaxia deve ser prescrita para todas as crianças, independentemente da idade ou status vacinal e para os cuidadores.

    Todos os contatos próximos de um caso de doença meningocócica, independentemente do estado vacinal, deverão receber a quimioprofilaxia. As crianças menores de 1 ano que não são vacinadas devem receber a quimioprofilaxia e atualizar o cartão vacinal.

    Droga de escolha: rifampicina

    FONTE: saude.ce.gov.br


ID
4857625
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Araranguá - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise o texto abaixo:

A vacina Meningocócica C (conjugada) para crianças deve ser administrada em duas doses, sendo a primeira dose aos meses e a segunda aos meses e um reforço aos meses.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

    Meningocócica C (conjugada)

    O PNI disponibiliza três doses da vacina meningocócica C na infância: aos 3 e 5 meses, e um reforço aos 12 meses, que pode ser aplicado até antes de completar 5 anos. Para adolescentes, uma dose é oferecida entre os 11 e 12 anos (como reforço ou dose única, a depender da situação vacinal).

     

    Vacina: Inativada.

    Via: Intramuscular ( IM ).


ID
4863463
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Juazeiro do Norte - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, as meningites bacterianas variam de acordo com o grupo etário. Quais as causas mais comuns de meningites bacterianas em bebês e crianças?

Alternativas
Comentários
  • Streptococcus pneumoniae - VACINA PNEUMO 10

    Neisseria meningitidis - VACINA MENINGOCOCIA

    Haemophilus influenzae - VACINA HIB, QUE ESTÁ DENTRO DA PENTAVALENTE.

    Streptococus do grupo B - AINDA NÃO POSSUI VACINA.


ID
4880632
Banca
Método Soluções Educacionais
Órgão
Prefeitura de Cocalinho - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a avaliação da coluna cervical e lombossacral, há alguns sinais específicos que deverão ser pesquisados quando houver suspeita de meningite, radiculopatias e hemorragia subaracnóidea. Dos sinais abaixo, qual a alternativa que descreve avaliação de acometimentos de coluna?

Alternativas

ID
4881835
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de Mangaratiba - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para um adolescente com meningite bacteriana, foi prescrito 400.000 UI Penicilina Cristalina por via intravenosa de seis em seis horas. A disponibilidade da medicação é em frasco de 5.000.000 UI e 10ml de diluente para reconstituição e 50 ml de soro glicosado a 5% para diluição. Assim sendo, o volume do diluente, em ml, a ser utilizado para a reconstituição e a quantidade da medicação a ser aspirada do frasco, em ml, respectivamente, devem ser:

Alternativas
Comentários
  • 5.000.000 são 8 de diluente e 2 de cristais

    10.000.000 são 6 diluente e 4 cristais.


ID
4883629
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Cupira - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Monitorar as cepas dos vírus influenza circulantes no Brasil é uma ação contrária aos objetivos da vigilância epidemiológica dessa doença.
II. A doença meningocócica, quando se apresenta na forma de doença invasiva, caracteriza-se por uma ou mais síndromes clínicas, como a meningite meningocócica.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4883659
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Cupira - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O dever do Estado de garantir a saúde exclui o das pessoas e da família.
II. A doença meningocócica é uma infecção virótica branda, transmitida por fluidos sexuais.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I - O dever do Estado de garantir a saúde NÃO exclui o das pessoas e da família.

    II - Contato direto pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas

    ou doentes.

    :)


ID
4924600
Banca
Prefeitura de Arapiraca - AL
Órgão
Prefeitura de Arapiraca - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A meningite é uma doença que atinge o sistema nervoso e, é caracterizada por um processo inflamatório que atinge a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal das pessoas. Mais frequentemente é ocasionada por vírus ou bactéria. Sua prevenção é importante pela severidade de alguns casos que podem evoluir a óbito ou a um dano no cérebro mais grave deixando sequelas. NÃO são sintomas da meningite:

Alternativas

ID
5031802
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
HRTN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando que as meningites têm distribuição mundial e que são consideradas um problema de saúde pública, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5101405
Banca
GS Assessoria e Concursos
Órgão
Prefeitura de Romelândia - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, causado por bactérias. (Ministério da Saúde, 2017)

No quadro de Meningite, a flexão involuntária da perna sobre a coxa e desta sobre a bacia, ao se tentar fletir a cabeça do paciente caracteriza o sinal de:

Alternativas
Comentários
  • A - CORRETA

    Sinal de Brudzinski - Na meningite, a reflexão passiva do pescoço estica as raízes nervosas pelas meninges inflamadas, causando dor e movimento involuntário dos membros inferiores.


ID
5161708
Banca
GS Assessoria e Concursos
Órgão
Prefeitura de União do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É correto afirmar, que o período de incubação da meningite bacteriana é, em média, de:

Alternativas
Comentários
  • gab.c

  • Esse gabarito está errado, O certo seria de 3 a 4 dias em média.

  • GABARITO INCORRETO

    Período de incubação: em média, de 3 a 4 dias, podendo variar de 2 a 10 dias.

    REFERÊNCIA: Guia de vigilância em saúde, 2019


ID
5162380
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Passira - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia o caso clínico, abaixo, para responder a questão: 


M.Z.G, sexo masculino, 6 meses. A mãe refere que a criança apresenta febre alta há 10 dias de 39º a 40º, associado à tosse seca esporádica e coriza hialina. Há 6 dias, febre persistente e alta, melhorando, temporariamente, com a medicação. A criança passou a apresentar vômitos, diversas vezes ao dia, contendo leite, sem sangue, além de diarreia (cerca de 7 evacuações ao dia), com fezes líquidas, amareladas, sem muco ou sangue. Relatou, ainda, extrema irritabilidade à mobilização da cabeça durante o banho. Há dois dias, houve melhora da diarreia, porém persistência da febre alta e vômitos.

EXAME FÍSICO

O lactente apresenta-se choroso, hipocorado (2+/4+), desidratado (2+/4+), acianótico, anictérico, febril ao toque, taquipneico, BNF sem sopros, RCR, em 2T. FC = 160 bpm; AR = MV+, com estertores bilaterais. FR=72 ipm; Abdome globoso, Rh+, flácido. Palpação dificultada pelo choro. Boa perfusão periférica, sem edemas. Oroscopia: monilíase oral. SNC: fontanela anterior normotensa, 2 polpas digitais. Dor ao fletir o pescoço.

HD: meningite meningocócica.

Nos casos de meningite meningocócica, a enfermeira, como ação inicial, deverá colocar a criança em isolamento. Pelo caso clínico, o isolamento: 

Alternativas
Comentários
  • Em geral, a bactéria é eliminada da nasofaringe após 24 horas de antibioticoterapia adequada.

ID
5170699
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à Doença Meningocócica, analise as afirmativas abaixo:


I. A transmissão ocorre através do contato direto pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes. A transmissão por fômites não é importante.

II. A doença meningocócica é uma infecção viral aguda causada por N. meningitidis. Quando se apresenta na forma de doença invasiva, caracteriza-se por uma ou mais síndromes clínicas, sendo a meningite meningocócica a mais frequente delas e a meningococcemia a forma mais grave.

III. A doença meningocócica invasiva ocorre primariamente em pessoas suscetíveis recentemente colonizadas por uma cepa patogênica. Inúmeros fatores de risco têm sido associados, tais como: infecções respiratórias virais recentes (especialmente influenza), aglomeração no domicílio, residir em quartéis, dormir em acampamento militar ou em alojamentos de estudantes, tabagismo (passivo ou ativo), condições socioeconômicas menos privilegiadas e contato íntimo com portadores.


O número de afirmativas incorretas corresponde a:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CORRETA É A B

  • Somente o item II está incorreto: A doença meningocócica é uma infecção BACTERIANA


ID
5187979
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tombos - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Meningite é a inflamação das meninges e do espaço subaracnoide. Ela pode resultar de infecções, outras doenças ou reações a fármacos. A meningite bacteriana aguda que decorre de infecções cutâneas, abcessos, úlceras de pressão, queimaduras extensas, é causada por:

Alternativas
Comentários
  • Staphylococcus aureus.


ID
5264563
Banca
GSA CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Saltinho - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O prognóstico das Meningites dependem, em grande parte, do cuidado de suporte fornecido. São intervenções de enfermagem relacionadas às Meningites, exceto:

Alternativas

ID
5271427
Banca
GSA CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Saltinho - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação a meningite, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
    • Vacina meningocócica C conjugada.
    • Vacina Meningocócica conjugada quadrivalente — ACWY.
    • Vacina meningocócica B


ID
5337667
Banca
UNIOESTE
Órgão
UNIOESTE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As precauções baseadas na transmissão das doenças são elaboradas de acordo com o mecanismo de contágio das patologias, sendo classificadas em transmissão por contato, transmissão aérea por gotículas, transmissão aérea por aerossóis. Com base nisso, ao prestar assistência a um paciente com meningite meningocócica, além da precaução padrão, é CORRETO o profissional de saúde utilizar a precaução:

Alternativas
Comentários
  • Contato direto pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas

    ou doentes.

  • A transmissão da doença meningocócica é feita por gotículas ou secreções do nariz e gargantas de pessoas contaminadas pela bactéria, ou seja, são necessários contato e convívio no mesmo ambiente. Algumas pessoas podem apresentar e transmitir a bactéria sem estar doentes.

  • Her/Va/Sara/Tudo

    Herpes Zoster/ Varicela/ Sarampo/Tuberculose

    únicas doenças com transmissão por aerossóis


ID
5471329
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Alto Bela Vista - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a doença meningocócica é incorreto afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • Reservatório:

    O homem, sendo a nasofaringe o local de colonização do microrganismo. A colonização assintomática da nasofaringe pela N. meningitidis caracteriza o estado de portador que ocorre frequentemente, chegando a ser maior que 10% em determinadas faixas etárias nos períodos endêmicos, podendo o indivíduo albergar o meningococo por período prolongado. As taxas de incidência de portadores são maiores entre adolescentes e adultos jovens e em camadas socioeconômicas menos privilegiadas.

    Trnasmissão:

    Contato direto pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes. A transmissão por fômites não é importante. 

  • gab. E


ID
5516539
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No Brasil, a doença meningocócica é endêmica. Assim, nos surtos e nas epidemias, observam-se mudanças nas faixas etárias, sendo a instalação da antibioticoterapia a melhor conduta. São considerados antibióticos de primeira escolha: 

Alternativas