Gab. C Receita Efetiva - aumenta a situação patrimonial do ente, geralmente associado a receitas correntes. Receita não efetivas - não aumenta o saldo, ocorre uma variação qualitativa, são receitas de capital
a) multas de trânsito e imobiliárias. Receita Tributária e Patrimonial, ambas receitas correntes b) serviços e patrimoniais. Receita de Serviços e Patrimonialc) tributárias e operações de crédito. Receita Tributária e Operações de crédito, Receita Corrente e Receita de Capital d) aluguéis e impostos. Receita Patrimonial e Tributária e) juros ativos e transferências correntes. Outras receitas correntes e Transferências correntes
São efetivas todas as receitas correntes, com exceção do recebimento de dívida ativa, que representa fato permutativo e, assim, é não efetiva.
São não efetivas todas as receitas de capital, com exceção do recebimento de transferências de capital, que causa acréscimo patrimonial e, assim, é efetiva.
Gabarito B
Classificação da Receita -Afetação patrimonial :
Efetivas: contribuem para o aumento do patrimônio líquido , sem correspondência no passivo . São efetivas as receitas correntes , com EXCEÇÃO do recebimento de dívida ativa , que representa fato permutativo e, assim, é não efetiva.
Não efetivas ou por mutação patrimonial: nada acrescentam ao patrimônio público , pois se referem às entradas ou alterações compensatórias nos elementos que o compõem. São não efetivas as receitas de capital , com EXCEÇÃO do recebimento de transferências de capital , que causa acréscimo patrimonial e, assim, é efetiva.
RECEITAS CORRENTES-ORIGEM
1. Impostos , Taxas e Contribuições de Melhoria (Tributárias)
2. Contribuições
3. Receita Patrimonial
4. Receita Agropecuária
5. Receita Industrial
6. Receita de Serviços
7. Transferências Correntes
9. Outras Receitas Correntes
RECEITAS CAPITAL
1. Operações de Crédito
2. Alienação de Bens
3. Amortização de Empréstimos
4. Transferências de Capital
9. Outras Receitas de Capital