SóProvas


ID
1431613
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A temperatura média anual nas áreas centrais urbanas é comumente mais alta que a de seu entorno. Em alguns dias esse contraste pode atingir até 10°C, fenômeno que ficou conhecido como ilha de calor urbana.
Sobre os fatores que contribuem para a formação de uma ilha de calor urbana, analise as afirmativas a seguir.

I. A diminuição da velocidade média do vento, devido ao aumento da rugosidade urbana, o que modifica as transferências de calor.
II. A predominância de superfícies impermeabilizadas em áreas urbanas, o que reduz a evapotranspiração.
III. As propriedades térmicas dos materiais de construção das cidades, o que provoca o armazenamento do calor.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Todas estão corretas.


    GAB. E
  • o certo seria GAB:D, pois a questão dos ventos é relativa.

  •  A rugosidade tem a ver com a superfície geográfica irregular. São os desníveis de superfície. Logo,  rugosidade urbana bloqueia a circulação dos ventos. Um prédio, por exemplo.

  • Tambem acho que deveria ser letra D, deveria ser bloqueio de vento e nao diminuicao...pois os ventos circulam da mesma forma o que ocorre sao os bloqueios.

  • Também acho que deveria ser letra D, pois pela física, o aumento da área de contato ajudaria na dissipação do calor. Se comparássemos um campo com uma cidade, a área de contato do vento para trocas térmicas será muito maior na cidade do que no campo.

  • Todas estão corretas.

    Uma grande concentração dos ventos bloqueia os ventos, verdade, mas isso faz com que depois dos prédios não tenha ventos com alta velocidade.

    E