D)
Centralização ou Descentralização
As compras podem ser organizadas de diferentes maneiras. Nessa classificação, estamos vendo “quem” é o responsável pelas compras na organização. Assim, o processo de compras é centralizado quando todas as compras da empresa ficam a cargo de um único setor.
Quando a responsabilidade pelas compras está “pulverizada” por muitos órgãos da empresa, dizemos que existe uma descentralização do processo de compras. Monte Alto et al, apresentam três tipos de organização:10
Ø Centralização total, que significa que todas as compras são executadas pela unidade central de compras.
Ø Descentralização total, que significa que todas as unidades que compõem o sistema empresarial têm autonomia para realizar as compras relativas às suas necessidades.
Ø Organização mista, que é uma combinação dos dois modelos anteriores.
Naturalmente, ambas as estratégias apresentam vantagens. Uma estrutura centralizada dá maior controle do processo de compras para a cúpula da empresa e também maior poder de barganha para a central de compras (porque os lotes comprados serão maiores).
Já uma estrutura descentralizada costuma ser a preferida de empresas que estão distribuídas por grandes áreas geográficas. Essa estratégia dá maior agilidade ao processo de compras e possibilita uma flexibilidade para cada área de modo a gerir suas compras de acordo com as necessidades locais. A seguir podemos ver as principais vantagens de cada situação:
Fonte: RENNÓ (2013)