-
Resposta questionável , veja :
Segundo CHIAVENATO (2007: p. 69), em seu livro Administração: teoria, proceso e prática, para alcançar resultados, o administrador precisa reunir e desenvolver certas competências fundamentais: conhecimento, habilidades, julgamento e atitude. Habilidade Gerencial implica em SABER FAZER. Envolve redes de relacionamento através do trabalho em equipe, liderança, motivação e comunicação. Segundo MINTZBERG (apud CHIAVENATO, 2007: p. 736), a natureza do trabalho do administrador é extremamente contingencial. Inferimos que, por seus aspectos próprios, a habilidade ocupacional estaria dentro da competência atitude. Em vista do exposto, considero a questão n.º 120 como CERTA (C) e SOLICITO A REVISÃO/ANULAÇÃO da mesma, haja vista o CESPE tê-la considerado como errada no Gabarito Oficial Preliminar. Nestes termos, peço deferimento.
-
ERRADA - a criação e administração de uma redes de relacionamentos pode ser considerado uma habilidade. Porém as habilidades gerenciais não podem ser definidas como esta única habilidade.
Em administração, a competência é a integração e a coordenação de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que na sua manifestação produzem uma atuação diferenciada. Metaforicamente podemos dizer que uma casa se faz de tijolos mas, não se faz tijolos de casas.
Fontes :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Compet%C3%AAncia_(administra%C3%A7%C3%A3o) http://www.merkatus.com.br/10_boletim/116.htm - COMPETÊNCIA, DESEMPENHO OU RESULTADOS?
-
O mais próximo que encontrei em pesquisas sobre o tema foi essa classificação de habilidades de Katz:
a) habilidade técnica: a aptidão técnica subentende compreensão e proficiência num
determinado tipo de atividade, especialmente naquela que envolva método, processo e
procedimentos ou técnicas. A habilidade técnica compreende conhecimento especializado,
aptidão analítica dentro da especialidade e facilidade no uso de instrumentos e técnicas de
cada matéria.
b) habilidade humana: é a qualidade de o administrador trabalha eficientemente
como integrante de um grupo e realizar um esforço conjunto com os demais componentes
da equipe. Inclui, também, as aptidões de conduzir o relacionamento entre grupos.
c) habilidade conceitual: compreende a habilidade de considerar a empresa como
um todo; inclui o reconhecimento de como as diversas funções numa organização
dependem uma da outra e de que as mudanças em qualquer uma das partes afeta as demais.
Quando o item fala em habilidade gerencial e ocupacional, entendi o termo ocupacional como relacionado a ocupação, ao cargo, a realização das atividades. Logo estaria relacionado com a habilidade técnica. a capacidades de relacionamento estaria na habilidade humana, não ocupacional (técnica).
-
Como já foi dito acima, competência é a integração e a coordenação de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes. Portanto não faz sentido dizer que "As habilidades (...) são definidas como competências (...)". O contrário faria mais sentido (competências são compostas, entre outros, por habilidades).
-
As habilidades gerenciais e ocupacionais são definidas como competências para administração e criação de redes de relacionamentos.
A competência é qualidade que uma pessoa possui e que é percebida pelos outros, é necessário que as outras pessoas reconheçam sua existência.
As competências básicas - sejam na forma de conhecimentos, habilidades, atitudes ou qualquer outro aspecto pessoal – são características individuais essenciais para o desempenho da atividade profissional e que diferenciam enormemente o desempenho das pessoas, toda pessoa precisa possuir um conjunto de competências básicas para desenvolver suas atividades na organização.
A gestão de competência procura substituir o tradicional levantamento de necessidades e carências de treinamento por uma visão das necessidades futuras do negócio e de como as pessoas poderá agregar valor as empresas.
Conhecimento -> Saber, aprender e aprender, aumentar o conhecimento, aumentar o capital intelectual.
Habilidades -> saber fazer, aplicar conhecimento, saber pensar e agregar valor, transformar o conhecimento em algo concreto e produtivo,.
Competências-> aplicar habilidade, alcançar metas e objetivos, transformar a habilidade em resultado.
-
As habilidades gerenciais e ocupacionais são definidas como competências para administração e criação de redes de relacionamentos.
Achei essa questão extremamente confusa, a ler Antonio Maximiano tive um pouco mais de esclarecimento, de acordo com esse autor as competências são as qualificações que uma pessoa deve ter para ocupar um cargo e desempenhá-lo eficazmente.
As competências específicas que são necessárias para ocupar um cargo de gerente dependem do nível hierárquico, das tarefas do gerente, do tipo de organização e de outros fatores. De forma geral, as competências gerenciais são classificadas em três categorias: conhecimentos, habilidades e atitudes.
Acredito que sendo assim a questão está incompleta ao afirmar que são apenas necessárias habilidades para definir a competência sendo que essa é formada por: conhecimentos, habilidades e atitudes.
-
Direto ao ponto:
"e criação de redes de relacionamento" ----- > Habilidades interpessoais.
Já as habilidades humanas são relacionadas com a capacidade do gestor de se relacionar e de cooperar com outras pessoas.17 Quando necessitamos motivar, comunicar e liderar outras pessoas, essas habilidades são fundamentais!
Sempre que precisarmos atingir objetivos em uma organização através do trabalho de outros indivíduos, habilidades serão cruciais.
Se você tem facilidade de interagir com seus companheiros de trabalho, de se fazer entender e “vender” suas ideias, com certeza já possui habilidades humanas em seu repertório! Um gerente que tenha receio de falar em público, de interagir com seus comandados, terá muita dificuldade em seu trabalho!
Fonte: Rodrigo Rennó
-
De forma bem simples: COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA = CONHECIMENTO + HABILIDADE + ATITUDE. Se você tira uma das parcelas desta soma, então não se pode falar em competência.
-
PARA QUE O INDIVÍDUO SEJA COMPETENTE É NECESSÁRIO, OBRIGATORIAMENTE, QUE ELE ATENDA A 3 REQUISITOS: CONHECIMENTO, HABILIDADE DE ATITUDE. CASO CONTRÁRIO, NÃO SERÁ CONSIDERADO COMO COMPETENTE.
CESPE: "De acordo com a perspectiva integradora da competência humana, pessoa competente é aquela cujos conhecimentos, habilidades e atitudes a credenciam a realizar um trabalho em uma situação em que suas capacidades e aprendizagens são mobilizadas." (CERTO)
GABARITO ERRADO