SóProvas


ID
143308
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quanto aos conceitos de Internet e intranet, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Virtual Private Network" ou Rede Privada Virtual, é uma rede privada construída sobre a infra-estrutura de uma rede pública, normalmente a Internet. Ou seja, ao invés de se utilizar links dedicados ou redes de pacotes (como Frame Relay e X.25) para conectar redes remotas, utiliza-se a infra-estrutura da Internet.Um firewall é a sua primeira linha de defesa contra ataques externos vindos da Internet
  • a. correta! acrescentando ao coomentário do colega, Firewall ajuda na segurança da navegação na internet porque controla a abertura e fechamento de portas evitando assim a invasão do micro; a criptografia também é um ótimo recurso de segurança, pois realiza a codificação dos dados, existe a criptografia simétrica (apenas uma chave que codifica e descodifica) e a assimétrica (duas chaves, a pública que codifica e a privada que descodifica).b. (errada) protocolo FTP é utilizado na transferência de arquivos e não de e-mails. Protocolos POP (porta 110) e SMTP (porta 25) são responsáveis pelo recebimento e envio de e-mails, respectivamente.c. (errada)nunca o acesso do usuário é direto à internet, sempre irá precisar de um provedor que esteja conectado ao BACKBONE, espinha dorsal da rede.d. (errada) ISP é apenas o lugar onde a página fica hospedada, não há que se falar em regulação de fornecimento de endereços.e. (errada) as Intranets são baseadas no pacote de protocolos chamado de TCP-IP, ganhou esse nome porque dentre todos os seus integrantes os mais usados são estes dois.
  • Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisaO fornecedor de acesso à Internet (em em inglês Internet Service Provider, ISP) oferece principalmente serviço de acesso à Internet, agregando a ele outros serviços relacionados, tais como "e-mail", "hospedagem de sites" ou blogs, entre outros.
  • Detalhe: VPN é uma rede privada construída sobre a infra-estrutura de uma rede pública, no caso, a Internet. Além do mais, as redes VPN possuem uma enorme deficiência no quesito segurança, daí a necessidade de utilizar largamente a criptografia de dados.ISP na verdade é um produto (ferramenta) que é utilizada para gerenciar as tarefas de um provedor de acesso ou serviço (atividades administrativas e operacionais do provedor).Na minha opinião, questão nula.
  • ISP são empresas responsáveis pela ligação aos backbones. São os provedores de internet. Existem os ISPs mundiais, regionais e locais.

  • VPN é recurso que agrega segurança no acesso à Internet ? Ainda bem que dava para eliminar as outras.

  • É melhor comunicar dois setores de uma empresa usando VPN ou SEM USAR VPN? Se respondeu que COM VPN, por quê? Por que agrega segurança. Vlw, flw.

  • Sobre a VPN:

     

    As VPNs são uma ferramenta extremamente poderosa para a segurança das informações digitais.

     

    O acrônimo, que representa uma “Rede Virtual Privada” permite o tráfego de dados de forma segura e também permite o acesso a uma rede interna de uma empresa, mesmo trabalhando em casa, por exemplo.

     

     

     

    Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/o-que-e-e-para-que-serve-uma-vpn/37913

  • *VPN: 

    Uma Rede Particular Virtual (Virtual Private Network – VPN), como o próprio nome sugere, é uma forma de conectar dois computadores utilizando uma rede pública, como a Internet (a rede pública mais utilizada para este propósito). Para ajudar a entender melhor, pense em uma empresa que precisa interligar duas de suas filiais. Utiliza a técnica de tunelamento.

     

     

    *FIREWALL: 

    Firewall é uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo. Em inglês, “firewall” é o nome daquelas portas antichamas usadas nas passagens para as escadarias em prédios.

     

     

    *CRIPTOGRAFIA:

    De forma simples, a criptografia é um conjunto de técnicas pensadas para proteger uma informação de modo que apenas emissor e receptor consigam compreendê-la. O protocolo de criptografia pode ser mais ou menos elaborado e técnicas como essas existem desde a antiguidade, com o primeiro sistema de criptografia conhecido tendo surgido no Egito, cerca de 1.900 anos antes de Cristo.