SóProvas


ID
1433221
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A maneira de conduzir o veículo é também uma das causas de acidentes no trânsito e os motivos para o volante escapar das mãos do motorista são os mais variados. As alternativas a seguir apresentam medidas defensivas relacionadas à maneira de conduzir um veículo, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  •   Art. 252. Dirigir o veículo:

     I - com o braço do lado de fora;

      II - transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas;

      III - com incapacidade física ou mental temporária que comprometa a segurança do trânsito;

      IV - usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais;

      V - com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo;

      VI - utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular;

      Infração - média;

      Penalidade - multa.


  • Ao dirigir, evite utilizar tanto as freadas bruscas, como as desnecessárias, pois isto desgasta mais rapidamente os componentes do sistema de freios. (pág. 21) (LETRA E)

    A sua posição correta ao dirigir evita desgaste físico e contribui para evitar situações de perigo. Siga as orientações:

    Segure o volante com as duas mãos, como os ponteiros do relógio na posição de 9 horas e 15 minutos. Assim você enxerga melhor o painel, acessa melhor os comandos do veículo e, nos veículos com “air bag”, não impede o seu funcionamento; (CORREÇÃO DO GABARITO A)

    ■ Fique em posição que permita enxergar bem as informações do painel e verifique sempre o funcionamento de sistemas importantes como, por exemplo, a temperatura do motor (pág. 22) (LETRA C)

    Outros fatores que reduzem a concentração, apesar de muitos não perceberem isso:

    ■ Usar o telefone celular ao dirigir, mesmo que seja vivavoz; (pág. 25) (LETRA D)

    Acostamento

    É uma parte da via, mas diferenciada da pista de rolamento, destinada à parada ou estacionamento de veículos em situação de emergência, à circulação de pedestres e de bicicletas, neste último caso, quando não houver local apropriado. (pág. 34) (LETRA B)

    Fonte: Manual de Direção Defensiva - DENATRAN (2005).