SóProvas


ID
1433491
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O “Lucro Residual", ou seja, o lucro suficiente para compensar o risco menos o lucro operacional, representa:

Alternativas
Comentários
  • valor econômico agregado = (margem operacional - Custo médio ponderado do capital)*investimento

    ou seja, verifica-se se o capital investido pelos sócios está rendendo lucro - retorno financeiro - assim, este retorno é exatamente o valor que compensa risco menos o lucro operacional.

  • EVA (ECONOMIC VALUE ADDED)


    O EVA é um indicador do valor econômico agregado que possibilita a executivos, acionistas e investidores uma nítida visão acerca da rentabilidade do capital empregado na empresa. Ou seja, mostra se este foi bem ou mal investido em termos de geração de riquezas para o empreendimento, possibilita analisar o resultado, os recursos aplicados e a estrutura de capital.

    O EVA foi criado com a finalidade de avaliar se, a cada ano, a empresa está ganhando dinheiro suficiente para pagar o custo do capital que administra.

    De forma direta é o lucro líquido operacional depois dos impostos (NOPAT – Net Operating Profit After Taxes) deduzido do custo de capital de terceiros e do custo de capital próprio.



    Fonte: http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=7510

  • Para saber mais https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/cage-rs-contabilidade-sugestoes-de-recursos/

  • *** O Economic Value Added (EVA) é o lucro econômico que uma empresa obteve em determinado período. Também chamado de valor econômico agregado, o EVA mede o desempenho financeiro da empresa com base na riqueza que ela efetivamente criou, após se deduzir o custo do capital investido do seu lucro operacional. 

    *** O Modelo de Precificação de Ativos Financeiros, mais conhecido mundialmente pela sigla em inglês CAPM, é utilizado em finanças para determinar a taxa de retorno teórica apropriada de um determinado ativo em relação a uma carteira de mercado perfeitamente diversificada.

    ***  Alavancagem operacional tem como ponto de partida o aumento das vendas, em contrapartida aos custos fixos. É determinada pela relação existente entre as receitas operacionais e o lucro antes de juros e imposto de renda (LAIR), conceito que se confunde com o de lucro operacional.

    *** Alavancagem Financeira tem como base o aumento do lucro líquido, em contraponto às despesas financeiras (juros, comissões e outras despesas bancárias). É a capacidade da empresa de elevar o lucro líquido por cota (no caso de uma sociedade por cotas de responsabilidade limitada) ou por ações (no caso de uma sociedade anônima), fazendo uso de recursos de empréstimo a juros constantes (fixos). Corresponde à relação entre passivo e recursos próprios. A alavancagem financeira também pode ser entendida como o efeito produzido pelo capital de terceiros sobre o patrimônio líquido.