SóProvas


ID
1433563
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

 A Cia. de Transportes Pontual atua no ramo de entregas de encomendas utilizando 30 motocicletas. Após inúmeros problemas verificados em razão da falta de pontualidade de entrega, as condições de locomoção, risco do negócio e os resultados negativos obtidos, resolve encerrar esse tipo de atividade, passando a atuar no ramo de transportes de produtos in natura, utilizando caminhões pesados. Em 20/03/2011, ao desfazer-se das motocicletas, via leilão, identifica os seguintes valores:

                                                                                                             (Valores em R$)
                                    Valor da Venda                                                        300.000
                                    Despesas necessárias para venda dos itens            (12.000)
                                    Tributos incidentes sobre a negociação                  (18.000)
                                    Valor Líquido Contábil                                             270.000


Com base nas informações, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Comentários sobre as alternativas incorretas:

    b) Não existe a conta de baixa de imobilizados. Quando ocorre a baixa de um imobilizado, a contabilização deve ser feita diretamente na conta em questão. As despesas e os tributos não são operacionais;

    c) Receita extraordinária é uma nomenclatura, no mínimo, estranha à contabilidade. Existem as operacionais e as outras receitas. O resultado líquido foi de 0,00 (zero). O valor de R$ 270.000,00 registrado no enunciado é o valor contábil líquido. Não se trata de resultado líquido de venda. A banca teve a intenção de provocar essa confusão de conceitos;

    d) O resultado positivo com a venda é ganho com venda de imobilizado e o negativo é perda;

    e) 300.000,00 (-) 12.000,00 (-) 18.000,00 (-) 270.000,00 = 0,00 (zero).


    Espero ter contribuído. Bons estudos!!

  • Gabarito Letra A

    Pronunciamento Técnico CPC 31 – Ativo Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada


    1. O objetivo deste Pronunciamento Técnico é estabelecer a contabilização de ativos não circulantes mantidos para venda (colocados à venda) e a apresentação e a divulgação de operações descontinuadas. Em particular, o Pronunciamento exige que os ativos que satisfazem aos critérios de classificação como mantidos para venda sejam:
    (a) mensurados pelo menor entre o valor contábil até então registrado e o valor justo menos as despesas de venda, e que a depreciação ou a amortização desses ativos cesse;
    (b) apresentados separadamente no balanço patrimonial e que os resultados das operações descontinuadas sejam apresentados separadamente na demonstração do resultado.

    Pontos importantes:
    1) Os ativos não circulantes mantidos para venda devem ser mensurados pelo menor entre o valor contábil e o valor justo menos as despesas de vendas.
    2) Não devem ser depreciados ou amortizados.
    3) devem ser apresentados separadamente no balanço patrimonial .
    4) Os resultados das operações descontinuadas devem ser apresentados separadamente na DRE.

    bons estudos

  • os ativos mantidos para venda são apresentados separadamente no balanço patrimonial e que os resultados das operações descontinuadas sejam apresentados separadamente na demonstração do resultado.

    Além disso, também acabamos de ver que a análise do valor apurado pode ser apresentada nas notas explicativas ou na demonstração do resultado, desde que separadamente das operações em continuidade.