SóProvas


ID
14347
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A população carcerária do Brasil dobrou entre os anos de 1995 e 2003. No meio da década de 90, havia 148.760 detentos. Hoje existem 308.304 condenados cumprindo pena. O deficit de vagas no sistema penitenciário teve um aumento de 60,7% - de 80.163 vagas para 128.815. O Brasil tem a segunda maior população carcerária da América, com 187,7 presos para cada 100.000 habitantes - os Estados Unidos da América (EUA) têm 740 para cada 100.000 habitantes. Folha de S. Paulo, 10/7/2004, p. C1 (com adaptações). Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o quadro de violência atualmente existente no país e as características do sistema penitenciário brasileiro, julgue os itens subseqüentes.

Infere-se do texto que o Brasil tem, nos dias de hoje, a maior população carcerária da América Latina.

Alternativas
Comentários
  • Muitos concurseiros erram esse tipo de questao por não saber a semantica de algumas palavras. Inferir significa deduzir, tirar conclusões. Então deduz do texto que o Brasil tem a maior população carcerária da América Latina.
  • Eu acho que a questão envolve conhecimentos de geografia. O texto menciona que o Brasil tem a segunda maior população carcerária da América (que engloba: América do Sul, do Norte e Central). O Texto nos permite entender que a maior população carcerária é a dos EUA que não fazem parte da América Latina. Então resta concluir que, o Brasil tem a segunda maior população carcerária da América e a primeira da América Latina.
  • América Latina me pegou kkkkk li rápido.

  • Errei por receio de inferir como certo e cometer o erro da extrapolação de interpretação textual.

  • o Brasil é a 2º da AMÉRICA, diz o texto. Porém está em 1º lugar na América LATINA.

    ESTADOS UNIDOS = AMÉRICA DO NORTE.

    BRASIL = AMÉRICA DO SUL / AMÉRICA LATINA