Gabarito E. Conceito, segundo o professor Alexandre Lênin (Estratégia Concursos), de Driver: Cada peça de hardware requer um software que faça a comunicação entre ele e o computador. São os chamados drivers de dispositivo. Este termo é muito comum e certamente você já ouviu falar dele por aí. Talvez porque os conflitos entre os dispositivos são comuns (ou pelo menos eram bastante comuns), as pessoas estão sempre comentando sobre eles. O driver é o tradutor entre o cérebro do seu computador e os equipamentos ligados a ele. O sistema Windows requer um driver para qualquer coisa que você anexar ao sistema, ou instalar no interior. Inclua na lista de dispositivos o mouse, o teclado, o monitor, drive de CD-ROM (não confunda drive com driver!), o scanner, a câmera digital, o palmtop, e assim por diante. Sem o driver (programa) correto, a parte correspondente do equipamento não funcionará corretamente. Existem os drivers disponibilizados pelo Windows para certos equipamentos (são mais de 12.000 drivers) e os fabricantes podem disponibilizar seus próprios drivers. Ao conectar um novo dispositivo, o Windows o detecta, procura e instala o driver apropriado. A esta funcionalidade chamamos “Plug and Play” (conectar e usar). No início estava mais para “plug and pray” (conectar e rezar), mas atualmente são
raros os equipamentos que não são suportados ou que geram conflitos.
I. Permitem que o Sistema Operacional se comunique com o hardware como uma impressora, por exemplo.
Exatamente. Este faz parte do conceito de driver, ao meu ver.
II. Os Drivers podem ser fornecidos pelo próprio Sistema Operacional ou pelo fabricante do hardware adquirido.
Sim. Em termos práticos, ao selecionar a instalação de um driver via Windows Update, por exemplo, é a forma que o Sistema Operacional lhe oferta tal driver. O fabricante pode lhe fornecer uma mídia (CD, normalmente) ou buscar o driver mais atualizado no site do fabricante.
III. Nem todos os Drivers são desenvolvidos pelo fabricante do dispositivo a ser instalado.
Confere. Pen Driver/Webcam feito por uma fabricante "fraquinha" (tipo uma da Multilaser e seu manual afirmando que o driver é o que o Windows fornece), por exemplo.
Portanto, alternativa E