-
Fase corrente é a fase em que os documentos estão ativos, em curso ou que, mesmo sem movimentação, ainda são muito consultados pela administração e, por isso, são conservados junto aos órgãos produtores.
São conhecido tambem :
Corrente= Ativo
Intermediário= Semi-ativo
Permanente=Inativo
-
Letra E Arquivos Correntes:Arquivos de primeira idade, corrente, ativo ou de movimento são aquelesconstituídos de documentos em curso ou consultados freqüentemente conservadosem dependências próximas de fácil acesso.
-
Letra E
Os arquivos correntes são constituídos de documentos em curso, de utilização constante, para a tomada de decisões das administrações. No cumprimento de suas funções, os arquivos correntes quase sempre respondem ainda pelas atividades de recebimento, registro, distribuição, movimentação e expedição dos documentos correntes.
-
Correto letra E.
ARQUIVO CORRENTE - conjunto de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos ou recebidos no cumprimento de atividades-meio e atividades-fim e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da freqüência com que são por eles consultados.
ARQUIVO INTERMEDIÁRIO - conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco freqüente, que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final.
ARQUIVO PERMANENTE - conjunto de documentos custodiados em caráter definitivo, em função de seu valor.
Fonte: http://www.arquivopublico.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=24
-
letra e
arquivo ativo, arquivo de primeira fase, arquivo corrente sao a mesma coisa e sao usado diariamente pela administracao de algun orgao, entidade, por isso esses arquivos necessariamente tem que ficar perto dosseus usarios diretos.
bons estudos
-
Se a letra "C" fosse: "transferidos,APÓS O FINAL DE SUA UTILIZAÇÃO,aos arquivos intermediários,onde aguardam a destinação final." Estaria correto??
-
o que são prazos precaucionais?!
-
Colega Ivana Dantas, prazo precaucional, no caso, é o prazo que se guarda um documento por precaução, antes de eliminá-lo ou guardá-lo permanentemente. É diferente do prazo de prescrição, que é o intervalo de tempo que o interessado possui para invocar o poder judiciário caso algum direito tenha sido violado. Também é diferente do prazo de vigência, que nada mais é do que os prazo para que o documento cumpra as finalidades pelas quais foi produzido para cumprir.
Esses conceitos são chatos mas se você esquematizar assim fica tranquilo. Espero ter ajudado.
-
A) ERRADA. Os arquivos correntes possuem valor primário.
B) ERRADA. Os arquivos correntes são descentralizados, ou seja, são setoriais, localizados nos setores de trabalho, sendo utilizados no dia a dia.
C) ERRADA. Os arquivos são recolhidos aos arquivos permanentes.
D) ERRADA. Os arquivos correntes estão ativos, não há que se falar em prazo esgotado.
E) CORRETA. Como dito na letra B, são arquivos setoriais.
-
TABELA DAS TRÊS IDADES
------------------------------------------------------------------------------------------> RECOLHIMENTO
░▄▄▄▄▄░ ░▄▄▄▄▄░ ░▄▄▄▄▄░
░█▄▄▄█░ ░█▄▄▄█░ ░█▄▄▄█░
░█▄▄▄█░ ⇒ TRANFERÊNCIA ⇒ ░█▄▄▄█░ ⇒ RECOLHIMENTO ⇒ ░█▄▄▄█░
░█████░ ░█████░ ░█████░
░█████░ ░█████░ ░█████░
⇩ ⇩
X ELIMINAÇÃO X ELIMINAÇÃO
VALOR PRIMÁRIO VALOR PRIMÁRIO VALOR SECUNDÁRIO
1º FASE/IDADE 2ª FASE/IDADE 3º FASE/IDADE
CORRENTE INTERMEDIÁRIO PERMANENTE
-
Os arquivos correntes caracterizam-se pela sua grande frequência de uso dos seus documentos, os quais são essenciais às atividades administrativas e, por isso, estão em constante movimentação e utilização por diversas pessoas e unidades de uma instituição. Ademais, para facilitar a utilização, além de evitar a perda do documento, é necessário que ele esteja sempre de seus usuários.
Os arquivos intermediários são aqueles que guardam documentos os quais não são mais objetos de consultas frequentes, porém aguardam cumprimento de prazos legais, ou que ainda sejam prova de direitos e obrigações. Ou seja, não sendo mais de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesses administrativos, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
Os arquivos permanentes, por fim, são aqueles que guardam documentos que não tem mais valor administrativo; porém, pelo seu conteúdo ou pelo assunto de que tratam, têm grande relevância para a História ou para a Cultura e, por isso, devem ser guardados por tempo indeterminado, sendo, assim, de livre acesso ao público.
Portanto, quanto aos estágios de evolução, os arquivos podem ser correntes, intermediários e permanentes.