SóProvas


ID
1435129
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia o excerto adaptado de uma notícia extraída do portal da revista Carta Capital, edição 81, de novembro de 2013 e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

“Procurando simplificar o processo de aprendizagem do Sistema __________________, uma empresa desenvolveu, com o apoio do Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe), uma ferramenta por meio da qual já se escreve o sistema em alto-relevo, batizada de reglete positiva. Com o novo dispositivo, o espelhamento dos pontos não é mais necessário, diminuindo o tempo de aprendizado para o sistema, possibilitando aos alunos mais tempo para desenvolver suas habilidades em leitura e escrita, além de poderem dedicar mais tempo às demais atividades de aprendizado na escola.”

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B - Há quase 200 anos, o francês Louis Braille permitiria aos deficientes visuais de todo o mundo ler e escrever seus próprios textos ao desenvolver a primeira versão da reglete, ferramenta utilizada até os dias de hoje para a escrita manual do sistema batizado com seu sobrenome.

    Apesar de ter facilitado a inclusão dos alunos cegos, o instrumento apresenta uma desvantagem: graças ao fato de os pontos terem de ser escritos em baixo-relevo, de modo que quando a folha é virada estejam em alto-relevo para a leitura tátil, a escrita tem de ser feita do lado direito para o esquerdo e os caracteres precisam ser escritos espelhados.

    “A pessoa tem de memorizar o alfabeto braile para leitura e as mesmas letras, só que espelhadas, para poder escrever. Essa dificuldade gerava uma ideia de que o braile é um sistema muito difícil de ser aprendido e, com isso, muitos desistiam de aprender”, conta Aline Piccoli Otalara, fundadora da empresa Tecnologia e Ciência Educacional (Tece), especializada no desenvolvimento de tecnologias assistivas.

    Procurando simplificar esse processo, a empresa desenvolveu, com o apoio do Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe), uma ferramenta por meio da qual já se escreve o sistema braile em alto-relevo, batizada de reglete positiva. Com o novo dispositivo, o espelhamento dos pontos não é mais necessário, diminuindo o tempo de aprendizado para o sistema.