SóProvas


ID
14353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A população carcerária do Brasil dobrou entre os anos de 1995 e 2003. No meio da década de 90, havia 148.760 detentos. Hoje existem 308.304 condenados cumprindo pena. O deficit de vagas no sistema penitenciário teve um aumento de 60,7% - de 80.163 vagas para 128.815. O Brasil tem a segunda maior população carcerária da América, com 187,7 presos para cada 100.000 habitantes - os Estados Unidos da América (EUA) têm 740 para cada 100.000 habitantes. Folha de S. Paulo, 10/7/2004, p. C1 (com adaptações). Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o quadro de violência atualmente existente no país e as características do sistema penitenciário brasileiro, julgue os itens subseqüentes.

No Brasil, não há condenado cumprindo pena fora de presídios, o que desafoga as delegacias policiais.

Alternativas
Comentários
  • O texto fala que aumentou o número de detentos nos presidios.
  • Típica questão da CESPE: reune numa mesma questão um ou mais conhecimentos, portanto, se não atentardos para o enunciado, "dançamos".
    Não podemos esquecer que há presos cumprindo pena em liberdade, conforme disciplinado no código penal.
  • Pegadinha ótima, mas a questão não seria passível de anulação.

    Se olhar exclusivamente o texto, a alternativa está errada. No entando, o enunciado pede pra considerar o quadro de violência e o sistema penitenciário... e já que há liberdade provisória, regime semi-aberto e etc. a questão não estaria de todo errada.

    Está errada porque as delegacias permanecem superlotadas.
  • Caro colega Alan, nao se esqueca do advento da "prisao domiciliar" (que e' usada mais para os criminosos do colarinho branco) mas e' parte de nossa alternativa carceraria
  • Errado . Nesse questão cobra-se um pouco de entendimento de processo penal , com a prisão domiciliar e as demais medidas cautelares

  • OBVIO QUE SIM!

    PRISÃO DOMICILIAR.