SóProvas


ID
1436221
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma das etapas do programa BPC na Escola é o acompanhamento dos beneficiários e de suas famílias pelos técnicos do(da)

Alternativas
Comentários
  • a

    Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

  • O Módulo de Acompanhamento dos Beneficiários e suas Famílias é uma ferramenta do Sistema BPC na Escola que possibilita o registro do atendimento socioassistencial dos beneficiários do Programa BPC na Escola e de suas famílias, pelos técnicos dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, no âmbito municipal .Esse módulo permitirá que os técnicos dos CRAS: 
    a) visualizem as situações diagnosticadas e as barreiras identificadas a partir do Questionário de identificação das barreiras para o acesso e permanência na escola dos beneficiários do BPC;  b) cadastrarem o Plano de Acompanhamento do Beneficiário;  c) registrem as ações e atividades de acompanhamento realizadas e o encaminhamento para outras políticas setoriais;  d) realizem o monitoramento de todo o processo de acompanhamento. 


  •  

    O Programa BPC na Escola tem como objetivo garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência de 0 a 18 anos, que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). Isso é feito por meio de ações intersetoriais com a participação da União, estados, municípios e do Distrito Federal.
    É uma iniciativa interministerial, que envolve os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Educação (MEC), da Saúde (MS) e a Secretaria de Diretos Humanos (SDH). 

    Entre os principais objetivos estão a identificação das barreiras que impedem ou dificultam o acesso e a permanência de crianças e adolescentes com deficiência na escola e o desenvolvimento de ações intersetoriais, envolvendo as políticas de Assistência Social, de Educação, de Saúde e de Direitos Humanos. Para identificar essas barreiras, são aplicados questionários aos beneficiários durante visitas domiciliares. Posteriormente, é realizado o acompanhamento dos beneficiários e de suas famílias pelos técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e das ações intersetoriais desenvolvidas pelos grupos gestores do Programa.

     

    O Acompanhamento de Beneficiários, que consta no Sistema BPC na Escola, possibilita também o registro do atendimento socioassistencial dos beneficiários e suas famílias, realizado pelos técnicos do CRAS, no município, por meio de situações diagnosticadas a partir das informações coletadas durante a visita domiciliar para aplicação do questionário.

  • Pessoal, qual a fonte que vocês retiraram esse trecho?

  • GABARITO: LETRA A

    ? O Programa BPC na Escola tem como objetivo garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência de 0 a 18 anos, que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). Isso é feito por meio de ações intersetoriais com a participação da União, estados, municípios e do Distrito Federal.

    É uma iniciativa interministerial, que envolve os ministérios do Desenvolvimento Social, da Educação, da Saúde e a Secretaria de Diretos Humanos. 

    ? Entre os principais objetivos estão a identificação das barreiras que impedem ou dificultam o acesso e a permanência de crianças e adolescentes com deficiência na escola e o desenvolvimento de ações intersetoriais, envolvendo as políticas de Assistência Social, de Educação, de Saúde e de Direitos Humanos. Para identificar essas barreiras, são aplicados questionários aos beneficiários durante visitas domiciliares. Posteriormente, é realizado o acompanhamento dos beneficiários e de suas famílias pelos técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e das ações intersetoriais desenvolvidas pelos grupos gestores do Programa.

    REFERÊNCIA: http://mds.gov.br/assistencia-social-suas/servicos-e-programas/bpc-na-escola

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?

  • Quando a política de Assistência é valorizada no município, que disponibiliza técnicos suficientes para cobrir todo o território, as famílias do BPC já são conhecidas e acompanhadas pelo CRAS, em virtude de se tratar de público prioritário, antes mesmo do BPC na escola.