SóProvas


ID
14365
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A população carcerária do Brasil dobrou entre os anos de 1995 e 2003. No meio da década de 90, havia 148.760 detentos. Hoje existem 308.304 condenados cumprindo pena. O deficit de vagas no sistema penitenciário teve um aumento de 60,7% - de 80.163 vagas para 128.815. O Brasil tem a segunda maior população carcerária da América, com 187,7 presos para cada 100.000 habitantes - os Estados Unidos da América (EUA) têm 740 para cada 100.000 habitantes. Folha de S. Paulo, 10/7/2004, p. C1 (com adaptações). Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o quadro de violência atualmente existente no país e as características do sistema penitenciário brasileiro, julgue os itens subseqüentes.

Grande parte da população carcerária brasileira é formada por pessoas pobres e com pouca - ou nenhuma - escolaridade formal.

Alternativas
Comentários
  • O texto nao diz respeito ao nivel de escolaridade da população carcerária brasileira ...
    Discordo com a resposta....
  • Fala serio mesmo... o texto nao cita nada a respeito do grau de escolaridade dos detentos, nem se são pobres ou ricos... A reposta esta indo pela lógica, nao concordo!!
    Esta pergunta esta sem embasamento... :S
  • Apesar de ter errado a questão e não concordar com o gabarito, mas o enunciado diz: "Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o quadro de violência atualmente existente no país e as características do sistema penitenciário brasileiro, julgue os itens subseqüentes." O texto não diz nada em relação ao grau de escolaridade dos detentos, porém o enunciado deixa claro que o texto é simplesmente um referencial e devemos também levar em conta o quadro de violência atual. Sabemos que há um aumento considerável em relação ao envolvimento de pessoas das classes média e alta com elevado grau de escolaridade, muitas vezes com 3º grau completo.
  • Nesta questão o CESPE julga que o concursando deve considerar fatores sociais externos ao texto (como solicitado no enunciado), em desacordo flagrante com o critério de julgamento anterior.

    Na minha opinião houve incoerência da banca.

  • Pessoal, concordo com vocês, o texto não oferece base para esta questão, mas levando em conta que a banca quer explorar nossa capacidade de raciocínio, com conhecimento de atualidades e o mínimo que acontece em nossa sociedade, esta questão não é dificil de ser respondida.
  • Se observarmos bem a parte do texto que diz: "tendo o texto acima como referência inicial e considerando o quadro de violência atualmente existente no país e as características do sistema penitenciário brasileiro, julgue os itens subseqüentes"

    Observem que ele manda considerar o quadro de violência atualmente existente no país e as características do sistema penitenciário brasileiro. Pura interpretação de texto.

    Uma das características do sistema penitenciário brasileiro e ter "grande parte da população carcerária formada por pessoas pobres e com pouca - ou nenhuma - escolaridade formal".

    Saudações a todos e todas!
  • 39. GRANDE PARTE da população carcerária brasileira é formada por pessoas pobres e com pouca - ou nenhuma - escolaridade formal.

    Para acertar essa questão, seguindo o critério da banca, conforme comentei nas questões anteriores, seria preciso lembrar que grande parte da população brasileira é formada por pessoas pobres e com pouca escolaridade formal. Ora, se o Brasil é um povo pobre e com pouca escolaridade, dentro dos presídios não deve ser muito diferente. Ainda mais quando sabemos que a Justiça é mais branda ou favorável para com os indivíduos que tem dinheiro para buscar os melhores advogados, coisa e tal. Portanto, a afirmativa é razoável, é correta levando-se em conta a realidade do país e as informações da atualidade sobre o tema.

    Como os colegas bem observaram, o enunciado da questão permite esse tipo de dedução.
  • Se a questão é de interpretação de texto, vc fazer um sub julgamento tendo que tirar informações totalmente fora desse contexto, torna-se inadequado o gabarito. Ñ importa se "lá fora" a população carcerária tem um índice maior de pessoas podres, o que se discuti é que as informações têm que vim do mencionado texto.

  • GAB.: CERTO.

    CUIDADO AMIGOS, ATENTEM-SE PARA O QUE A PERGUNTA TE COBRA.

    A BANCA NÃO CITA "CONCLUI-SE DO TEXTO OU DEPREENDE-SE DO TEXTO", SENDO ASSIM ELA NÃO QUER SABER SOBRE O QUE O TEXTO TROUXE, MAS, SIM, O QUE O CONCURSEIRO ENTENDE SOBRE A REALIDADE PERANTE O SISTEMA CARCERÁRIO E OS DETENTOS.

    SE A BANCA COBRA-SE "DEPREENDE-SE DO TEXTO QUE A MAIORIA DOS PRESOS TEM NÍVEL DE ESCOLARIDADE INCOMPLETO", ISSO SERIA UMA EXTRAPOLAÇÃO. PORÉM, NÃO FOI O ACONTECIDO.