SóProvas


ID
14374
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A população carcerária do Brasil dobrou entre os anos de 1995 e 2003. No meio da década de 90, havia 148.760 detentos. Hoje existem 308.304 condenados cumprindo pena. O deficit de vagas no sistema penitenciário teve um aumento de 60,7% - de 80.163 vagas para 128.815. O Brasil tem a segunda maior população carcerária da América, com 187,7 presos para cada 100.000 habitantes - os Estados Unidos da América (EUA) têm 740 para cada 100.000 habitantes. Folha de S. Paulo, 10/7/2004, p. C1 (com adaptações). Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o quadro de violência atualmente existente no país e as características do sistema penitenciário brasileiro, julgue os itens subseqüentes.

O aumento da criminalidade, no Brasil de hoje, decorre de vários fatores, dos quais mostram-se expressivos o tráfico e o consumo de drogas ilícitas.

Alternativas
Comentários
  • É uma inferência afirmar que o aumento da criminalidade deve-se ao tráfico e consumo de drogas ilícitas, assim como as questões anteriores poderiam ser consideradas verdadeiras, se analisadas à luz da proposição final do texto, que orienta para que as questões sejam respondidas "Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o quadro de violência atualmente existente no país e as características do sistema penitenciário brasileiro". Não concordo, portanto, com a resposta imposta pelo CESPE.
  • entendo o seu ponto de vista, mas, quando ele diz:"vários fatores, dos quais mostram-se EXPRESSIVOS o tráfico e o consumo de drogas ilícitas" não se está afirmando q esses são os únicos motivos, e sim q esses fatores possuem força EXPRESSIVA no aumento da violência
  • Discordo com essa resposta...
    O texto nao apresenta a questao dos fatores d criminalidade...
  • Pessoal, atenção para o enunciado da questão:
    "Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o quadro de violência atualmente existente no país e as características do sistema penitenciário brasileiro, julgue os itens subseqüentes".
    Veja, que a banca não pede a resposta com base SOMENTE no texto, é preciso tb considerar o aspecto de conhecimentos gerais, dai considerada correta a assertiva.
  • Segundo meu entendimento existe uma incoerência clara da banca. Se nas questões anteriores a resposta correta estava relacionada diretamente com o texto, sem inferências por parte do concursando, por que nesta questão tem que se analisar, externamente ao texto, a situação do país ?
    Se considerarmos as perguntas anteriores respondidas com base no raciocínio desta questão, não é certo que a a pobreza e a miséria, mesmo não mencionada no texto contribui para a violência ? E não é certo que o Rio de Janeiro se tornou a cidade mais violenta do país com uma verdadeira guerra civil nas ruas ?
    Como também é certo que o tráfico e o consumo de drogas estão entre os fatores que contribuem para o aumento da criminalidade, embora também não mencionado no texto.

    Ora, me parece que foram usados critérios diferentes para o gabarito das questões acima.
  • Concordo com Fátima, nas questões anteriores mesmo sem tomar base o texto pode-se aferir as questões.
  • Concordo com o colega Luis. Ha falta de criterios da banca.... nas questoes anteriores as respostas se guiaram pelo texto, sem margem para interpretacoes externas, ja neste caso pergunta-se algo que o texto nao informa. Pode-se chegar a resposta pedida pela banca pelas noticias que se ve diariamente no jornal, mas nao pelo texto em questao
  • falta de critério total da banca.
  • Também não concordo com o critério de escolha da alternativa certa, uma vez que nada foi mencionado no texto. Neste caso, houve total incoerência da banca na escolha da alternativa, pois não foi utilizado o texto como referência, deixando um "dose" de subjetividade na escolha da resposta...
  • Concordo com os comentários dos colegas, mas, a título de tentarmos compreender o pensamento da Banca, aponto para as características das afirmativas consideradas erradas:

    34. A pobreza É A CAUSA da violência que, na atualidade, atormenta a população brasileira.
    35. Não há dúvida de que o Rio de Janeiro, outrora chamado de Cidade Maravilhosa, transformou-se NO MAIS violento centro urbano brasileiro, SEM COMPARAÇÃO com qualquer outra região metropolitana do país.

    Reparem na diferença:
    36. O aumento da criminalidade, no Brasil de hoje, decorre de VÁRIOS FATORES, DOS QUAIS MOSTRAM-SE expressivos o tráfico e o consumo de drogas ilícitas

    Enquanto nas duas afirmativas iniciais nós temos termos excludentes, na afirmativa considerada correta, nós temos termos que ampliam as possibilidades e um raciocínio pautado na razoabilidade.

    Mas, repito, concordo com vocês, acho que a banca errou no critério ao permitir que ora se possa concluir com dados externos ao texto e ora não se possa. Mas, persistindo esse critério, prestemos atenção nos termos das afirmativas.
  • O enunciado diz:"Tendo o texto acima como REFERÊNCIA inicial e CONSIDERANDO o quadro de violência ATUALMENTE existente no país e as características do sistema penitenciário brasileiro, julgue os itens subseqüentes.
    ".Questao de interpretaçao e ATUALIDADES.
  • Vejo a questão como correta, são vários os fatores, apenas questão citou 2, ela NÃO foi taxativa

  • Essas questões do TRE-AL 2004 foram de português ou atualidades? Meu Deus...