SóProvas


ID
14377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A população carcerária do Brasil dobrou entre os anos de 1995 e 2003. No meio da década de 90, havia 148.760 detentos. Hoje existem 308.304 condenados cumprindo pena. O deficit de vagas no sistema penitenciário teve um aumento de 60,7% - de 80.163 vagas para 128.815. O Brasil tem a segunda maior população carcerária da América, com 187,7 presos para cada 100.000 habitantes - os Estados Unidos da América (EUA) têm 740 para cada 100.000 habitantes. Folha de S. Paulo, 10/7/2004, p. C1 (com adaptações). Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o quadro de violência atualmente existente no país e as características do sistema penitenciário brasileiro, julgue os itens subseqüentes.

Não há dúvida de que o Rio de Janeiro, outrora chamado de Cidade Maravilhosa, transformou-se no mais violento centro urbano brasileiro, sem comparação com qualquer outra região metropolitana do país.

Alternativas
Comentários
  • são Paulo entre outras regioes metropolitanas também fazem parte desta estátistica, já que assim como o Rio passam por diversos problemas e até piores.
  • Totalmente errado falar que é "sem comparação com qualquer outra região metropolitana do país".
  • O texto relaciona os indíces sobre a população carcerária entre os Estados Unidos e o Brasil, sem qualquer citação sobre a distribuição entre os Estados brasileiros. Logo, pela simples leitura do texto, não é possível chegar à nenhuma conclusão nesse sentido.
  • Com todo o respeito aos comentários dos colegas mas vamos ser práticos.

    O texto fala do Rio de Janeiro?

    Não.

    Então, assertiva errada.


    Bons estudos.
  • Apesar do texto não falar nada sobre o Rio de Janeiro, o comando da questão é claro: "Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o quadro de violência atualmente existente no país e as características do sistema penitenciário brasileiro, julgue os itens subseqüentes."

    De certo, não podemos dizer que a cidade do Rio de Janeiro não se compara com outras cidades brasileiras, pois existem cidades tão violentas quanto.

  • O texto nem cita o Rio de Janeiro kkkkkkkk

  • não sei como estava a situação nessa época em que a prova foi aplicada, mas hj a cidade do rio de janeiro não é a metrópole mais violenta do Brasil, a questão do grande número de fuzis que a criminalidade ostenta no rio não se relaciona com a ideia de "mais violento centro urbano brasileiro". Entre cidades/municípios mais violentos estão nas primeiras posições os das regiões norte e nordeste do país.

  • A questão comenta da alta de números carcerários, depois mostra a crescente deste problema no país e depois compara com o dos Estados Unidos da América, em momento algo o texto se refere ao Rio de Janeiro.

  • São Paulo, pode-se comparar?'