Potencial de repouso é a diferença de potencial elétrico que as faces internas e externas na membrana de por exemplo um neurônio, que não está transmitindo impulsos nervosos.
O potencial de repouso ocorre quando o potencial de membrana não é alterado por potenciais de ação.
A membrana celular possui inúmeras estruturas proteicas que funcionam como “portas” de passagem de íons de sódio e potássio. Essas portas ficam normalmente fechadas em um neurônio em repouso, abrindo-se quando ele é estimulado.
O potencial de ação ocorre em 3 etapas:
1ª - Despolarização: abertura dos canais de sódio, fazendo com que estes íons entrem na célula passivamente.
2ª - Repolarização: Fecha-se os canais de sódio e simultaneamente abre-se os canais de potássio. Enquanto os íons de sódio vão sendo expulsos ativamente.
3ª - Hiperpolarização: saída do excesso de potássio e entrada de cloro, o que inibe a propagação do potencial de ação.
Perceba que no próprio comando da questão ele já diz que a bomba "mantem" as diferenças:
"diferenças nas concentrações de sódio e potássio, as quais são mantidas pelo bombeamento ativo de íons pela membrana plasmática"
Outro ponto é que quando a bomba está ativa, a tendência é de manter o interior da molécula negativa, e o exterior positivo, visto que para cada 3 íons sódio (Na+) que saem, entram 2 íons potássio (K+), ou seja, as cargas positivas internas estão diminuindo, fazendo com que o interior fique mais negativo. Assim pode-se eliminar B, D e E.
A alternativa C elimina-se, pois, a interação de lipídios e proteínas é explicada segundo a teoria do mosaico fluido de Singer e Nicholson.
B capacita o potencial celular elétrico, sendo que a superfície interna da membrana plasmática se mantém positiva em relação ao meio externo.
C possibilita a interação entre lipídios e proteínas de membrana, auxiliando o transporte de macromoléculas.
D acelera o impulso elétrico em células neuronais, propagando íons entre as junções celulares até o axônio, mantendo a membrana plasmática positiva no seu interior.
E auxilia no mecanismo de potencial elétrico de despolarização e repolarização celular, mantendo a membrana plasmática neutra no seu interior.
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/nervoso3.php
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/fisiologia-geral-repolarizacao-e-polarizacao/19865
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/potencial-de-membrana/66158
https://www.youtube.com/watch?v=8LqL_sC7tC4
http://www.jvasconcellos.com.br/fat/wp-content/uploads/2011/03/Aula-02.pdf