-
LETRA C
Orla de enxugo ou orla de limpadura é produzida pela limpeza dos
resíduos existentes no cano da arma (pólvora, ferrugem, partículas etc.)
que o projétil transporta e que este deixa ao atravessar a pele ou as
vestes, ficando sob a forma de uma auréola escura em volta do orifício
de entrada.
Claro que o orifício de saída não apresenta dita orla, porque o projétil já fez o seu trajeto no corpo, de modo que, na saída, já está "limpo".
-
Lembrando que nem todo orifício de entrada apresenta orla de enxugo, é o caso do projetil que entra mais de uma vez.
-
Ótima explicação Camila, valeu!!
-
Orla de enxugo obrigatoriamente presente no orifício de entrada
-
O halo de enxugo ou de limpeza, embora menos frequente nos tiros apoiados em virtude de outras ações que se verificam, à maneira da orla de contusão, também é característica do orifício de entrada. É, em geral, de cor escura e produzida pelo movimento rotatório do projétil disparado por arma raiada, por adaptação da bala às margens do orifício de entrada enxugando-a dos resíduos de pólvora, graxa, sarro da arma, fragmentos de indumentária etc. É concêntrico, circular nos tiros perpendiculares e ovalares ou elípticos nos tiros oblíquos.
Ambas, orla de escoriação e orla de limpeza, podem ser perfeitamente demonstradas histologicamente num corte seriado da pele ao nível do orifício de entrada do projétil. (Grifamos)
Fonte: Croce, Delton Manual de medicina legal / Delton Croce e Delton Croce Jr. — 8. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012.
-
cuidado para nao confundir com a distancia do tiro, pois nesse caso a orla de enxugo estará presente em tiro a qualquer distancia. Não servindo pois para identificar/precisar a distância do tiro.
-
LESÕES DE ENTRADA: Em regra apresentam: bordas viradas para dentro, diâmetro menor do que o do projétil, forma arredondada ou elíptica, orla de escoriação, enxugo ou equimose. Nos tiros a curta distância apresentam orla de tatuagem, orla ou zona de esfumaçamento/tisnado. Já os tiros à queima roupa apresentam orla de queimadura/chamuscamento.
LESÕES DE SAÍDA: Em regra apresentam no caso de projétil único: bordas reviradas para fora, forma irregular, maior sangramento, não apresentam orla de escoriação nem de enxugo, sequer elementos químicos resultantes da decomposição da pólvora.
Assim, nosso gabarito é a LETRA C
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C
-
Elisangela, me parece que halo de enxugo não está presente nos tiros encostados.