SóProvas


ID
1438969
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em qual(is) parte(s) do corpo são constatadas as manchas de hipóstase observadas nas primeiras horas após a morte?

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    "LIVORES DE HIPÓSTASE são manchas decorrentes do depósito de sangue pela ação da gravidade nas partes mais baixas do corpo de acordo com a posição do cadáver. O surgimento desse fenômeno sofre a influência de fatores como o tipo de morte(hemorragias, enforcamento) e as condições sistêmicas no momento do óbito(anemia aguda, desnutrição). Em geral essas manchas surgem em média de 1 a 3 horas após a morte, fixando-se definitivamente em torno de 8 a 12 horas após o óbito. Nesse espaço de tempo, com a mudança de posição do cadáver essas manchas podem mudar de posição."

    Comentários de Marcos Vinícius Sampaio

  • Complementando o comentário da Camila A., normalmente os livores de hipóstase aparecerão nas áreas de maior declive do cadáver, por isso depende da posição que o corpo permaneceu após a morte.

  • Gabarito: Letra E

     

    Manchas de hipóstase cutâneas (livor mortis), também chamadas de manchas de posição ou livores cadavéricos, são fenômenos constantes, inexistindo apenas, e bem assim de modo irregular, em casos excepcionais de mortes por grandes hemorragias. Caracterizam-se pela tonalidade azulpúrpura, de certa intensidade e percebidas na superfície corporal. São encontradas, de preferência, na parte de declive dos cadáveres e por isso chamadas de manchas de hipóstase, variando, logicamente, com a posição do corpo.

     

    Livro: Medicina Legal - França

     

  • É cada pergunta ... vou te contar hein kkkk

  • – Os LIVORES DE HIPÓSTASE aparecem no fenômeno consecutivo abiótico denominado “Livores Cadavéricos” ou “Livor Mortis”.

    – Essas manchas aparecem nas partes de declive do corpo.

    – As manchas de hipóstase fixam-se, em regra, a partir de 12 horas de morte aproximadamente.

    – Sua tonalidade é violácea (exceto nos afogado que possuem cor carmim).

     

    HIPÓSTASES, CUTÂNEAS OU VISCERAIS.

    – Cessada a circulação, o sangue, pela ação da gravidade, tende a depositar-se nas partes mais baixas do corpo, de acordo com a posição do cadáver (coleções sangüíneas, que apresentam coloração vermelho purpura).

    – Em contrapartida, nas áreas opostas, superiores, surgem áreas mais claras, lívidas, denominadas de livores cutâneos ou livores paradoxos.

  • França destaca que “na morte, o sangue, pela gravidade, vai-se depositar nas partes de declive, e daí surgem as manchas de hipóstase ou livores cadavéricos. O surgimento deste fenômeno varia, no entanto, com certas condições, como na desnutrição, nas anemias agudas, entre outras, não havendo, assim, uma cronologia exata. Em geral, essas manchas surgem em média 2 a 3 h depois da morte, fixando-se definitivamente em torno das 12 h post mortem. Nesse espaço de tempo, com a mudança de decúbito, esses livores podem mudar de posição.” FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015,p. 1051.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E

  • Alan, acredito que em relação a coloração das hipóstases dos afogados você se confundiu, nos afogados as hipóstases tem coloração rosa clara, hipóstases carminadas são presentes nas mortes por envenenamento por monóxido de carbono. 

    Se eu estiverrer equivocado me avise por favor.