-
São princípios da Criminalística: (DOIDA)
DESCRIÇÃO - resultado de um exame pericial é constante com relação ao tempo e deve ser exposto em linguagem ética e juridicamente perfeita
OBSERVAÇAO - Todo contato deixa marca
INTERPRETAÇAO - não existem marcas 100% iguais
DOCUMENTAÇÃO - deve-se documentar uma amostra/vestígio desde sua coleta para que não se tenha dúvidas que inviabilizem a prova.
ANÁLISE - análise pelo perito deve ser puramente científica e objetiva
-
empirismo = CRIMINOLOGIA ( ESTUDO)
legalidade = PRINCIPIO ADM. PUBLICA
Descrição = PRINCÍPIO CRIMINALISTICO
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em peritos, perícias e princípios da criminalística.
A) ERRADO. Não se trata de um princípio da criminalística, e sim uma orientação da psicologia-filosófica.
B) ERRADO. Não se trata de um princípio da criminalística.
C) CERTO. São princípios da criminalística:
Princípio da observação – todo contato deixa uma marca, pois não existe crime perfeito Princípio da descrição – o resultado de um exame pericial é constante com relação ao tempo e deve ser exposto em linguagem ética e juridicamente perfeita Princípio da interpretação – dois objetos podem ser indistinguíveis, mas nunca idênticos Princípio da documentação – toda amostra deve ser documentada, de forma se estabelecer um histórico completo e fiel de sua origem. Visa proteger seguramente a fidelidade da prova material. Princípio da análise – a análise pericial deve sempre seguir o método científico.
D) ERRADO. Não se trata de um princípio da criminalística, e sim um conceito jurídico parte dos direitos e garantias fundamentais do indivíduo, e estabelece que não existe crime se não estiver previsto em lei.
E) ERRADO. Não se trata de um princípio da criminalística. Na filosofia, empirismo é uma teoria do conhecimento que afirma que o conhecimento sobre o mundo vem apenas da experiência sensorial.
Gabarito do professor: Alternativa C.
-
gabarito: C
trata-se da descrição. " Os resultados obtidos por meio das análises periciais devem ser descritos sempre de forma clara, metódica, racional, lógico-dedutiva e elaborados com linguagem técnico-jurídica"