SóProvas


ID
143983
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

São dadas as afirmações:

- Toda cobra é um réptil.

- Existem répteis venenosos.

Se as duas afirmações são verdadeiras, então, com certeza, também é verdade que

Alternativas
Comentários
  • A) VERDADE, toda cobra é um reptilb) Falsa = nem toda cobra é venenosa c) Falsa = nem todo réptil venenoso é cobra (há lagartos venenosos, répteis e não são cobras)d) Falsa = nem todo réptil é uma cobra (Jacaré é réptil)e) Falsa = nem todo réptil venenoso é cobra (há lagartos venenosos, são répteis e não são cobras)
  • Carlos Alexandre, não se pode afirmar com CERTEZA [observe o enunciado] que algum réptil venenoso é uma cobra. Pode ser que sim e pode ser que não.
  •  

    RESPOSTA letra A.

     

    Não consegui desenhar, mas vou tentar explicar segundo a teoria dos conjuntos:

    Um grande conjunto é o dos répteis;

    Obrigatoriamente o conjunto das cobras, que é menor, estará TOTALMENTE dentro do conjunto dos répteis;

    **** Já o conjunto dos Venenosos existem 3 possibilidades:

    1 - o conjunto dos VENENOSOS estar totalmente dentro do conjunto dos répteis, mas não se mistura com o conjunto das cobras, ou seja, são dois conjuntos dentro do grande conjunto que é o dos répteis;

    2 - o conjunto dos VENENOSOS estar parcialmente dentro do conjunto dos répteis, mas não se mistura com o conjunto das cobras, ou seja, um conjunto (cobras) dentro do conjunto dos répteis e outro (venenosos) parcialmente dentro e fora.

    3 - o conjunto dos VENENOSOS estar totalmente dentro do conjunto dos répteis, e parcialmente, também, dentro do conjunto das cobras.

    4 - o conjunto dos VENENOSOS estar totalmente dentro do conjunto dos répteis e totalmente dentro do conjunto das cobras.

     

    Logo, a única coisa que conseguimos garantir dentre as alternativas é que TODAS AS COBRAS SÃO RÉPTEIS, elas podem ser ou não venenosas e os venosos podem ou não ser répteis e podem ou não ser cobras.... TUDO PODE.... menos cobra não ser réptil.

    No caso da letra C, como questiona o colega, é absolutamente ter esta proposição como absolutamente verdadeira. Observem as opções 1 e 2, nessas duas possibilidade existem venenosos que são répteis, mas não cobras.

    vixi.. que rolo ehm... mas é isso ai... bons estudos.

  • fazendo balões deixa mais clara a questão. faz um balando de ''cobra todo dentro num balão de reptil'' aii dps faz um balão de ''reptil'' NÃO TODO DENTRO DO BALÃO DE ''venenoso''. n sei se captaram mas ta aii minha dica...
  • A FCC considerou a letra C errada pq a alternativa generalizou dizendo que " algum réptil venenoso" é necessariamente uma cobra.
    Melhor explicando:  a letra C diz que nesse universo de bichos, se houver algum réptil venenoso ele será cobra obrigatoriamente.Esse entendimento tá errado,pois ( ver diagrama da colega acima) HÁ REPTIL VENENOSO QUE NÃO É COBRA.
    Creio que estaria verdadeira se a alternativa fosse assim: " algum réptil venenoso PODE ser uma cobra."


  •  

    São dadas as afirmações

    - Toda cobra é um réptil.

    - Existem répteis venenosos.

    Se as duas afirmações são verdadeiras, então, com certeza, também é verdade que
       

    •  a) Se existe uma cobra venenosa, então ela é um réptil.                  P  -> Q =
    •                             OBS: segundo as afirmações "dadas" não se pode determinar se P é V ou F, no entanto isto não altera a correção da assertiva.
    •  
    •  b) toda cobra é venenosa.  F
    •  c) algum réptil venenoso é uma cobra.  F
    • OBS:
    • No contexto geral, esta afirmação poderia ser considerada Verdadeira, mas segundo as afirmações "dadas" pela questão ela é falsa, pois não  é mencionada qualquer ligação entre o grupo das cobras e dos répteis venenosos;
    • A COBRA É UM RÉPTIL; ALGUNS RÉPTEIS SÃO VENENOSOS; mas embasado-se somente nestas duas AFIRMAÇÕES  não há como se GARANTIR que ALGUM RÉPTIL VENENOSO É UMA COBRA.
    •   d) qualquer réptil é uma cobra. F
    •  e) Se existe um réptil venenoso, então ele é uma cobra. F