SóProvas


ID
1441105
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

                                       ÁGUA LIMPA AINDA É UM PRODUTO RARO

No Dia Mundial da Água lembrado ontem, houve pouco o que comemorar. A cada 15 segundos, uma criança morre de doenças relacionadas à falta de água potável e de saneamento. E quase 10% das doenças ao redor do mundo poderiam ser evitadas se os governos investissem mais em acesso à água e medidas de higiene, aponta relatório da ONU.

                                                       (Fragmento de reportagem publicada no Jornal O Dia – 23/03/2013)

A água contaminada contém microrganismos transmissores de inúmeras doenças, entre elas:

Alternativas
Comentários
  • A febre amarela não é causada por picada de mosquito

  • Sim, mas a agua contem os microoganismos transmissores,no caso os ovos do A. aegipty.

  • Nesse caso, os ovos não podem ser considerados infectantes, já que o agente infectante, é um vírus. Além disso, os ovos podem não estar infectados pelo vírus. O mosquito é apenas um vetor, assim como o próprio ovo do mosquito.

  • A febre amarela é transmitida pela água????

    A transmissão da febre Amarela é pelo mosquito Aedes aegipty.

  • ATENÇÃO: A resposta desta questão é a LETRA C, apesar de não ser o gabarito oficial do QConcursos, que traz a letra D como resposta..

    Talvez a questão esteja desatualizada, ou mesmo o gabarito oficial esteja errado e abriu recurso. O fato é que:


    HEPATITE: no caso a Hepatite A, é uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus da hepatite A, e que produz inflamação e necrose do fígado. A transmissão é fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados.

    GIARDÍASE: causada pelo protozoário Giardia lamblia, a transmissão se dá pelo contato com fezes de pessoas contaminadas, veiculadas normalmente através da água e alimentos (https://www.mdsaude.com/2010/09/giardia-lamblia-sintomas.html).

    TOXOPLASMOSE: uma das formas de transmissão desta doença é através da ingestão de oocistos esporulados presentes nas fezes do hospedeiro intermediário, o gato, entre outros felinos. Os oocistos esporulados, caso entrem em contato com a água e sejam ingeridos pelos humanos podem sim causar a toxoplasmose. (https://veja.abril.com.br/blog/rio-grande-do-sul/agua-contaminada-e-causa-provavel-de-surto-de-toxoplasmose-diz-governo/)