-
Sim, porque por ser burocratica, ela causa mais prejuizos porque tem morosidade na execução das tarefas.
Conceito de Teoria da Burocracia:
O termo Burocracia foi usado, pela primeira vez, por Max Weber para descrever uma cultura e estrutura de empresa rigidamente fixadas. A Teoria da Burocracia nasceu da necessidade de definição rigorosa das hierarquias, das regras e regulamentos e das linhas de autoridade como forma de garantir a sobrevivência a longo prazo. Embora tivesse sido aplicada com relativo sucesso em numerosas organizações no início do séc. XX e continue a ser utilizada actualmente em diversas organizações, a burocracia caiu em desuso devido à impessoalidade que lhe está associada, à rigidez estrutural que depende (impedindo a inovação e a criatividade) e à morosidade que provoca nos processos.
-
Teoria burocratica: Max Weber; controle a priori c foco no processo; regras formais definidas de cima p baixo; normas escritas (carater legal); padroes pre-definidos; divisao do trabalho estabelecendo hierarquia; meritocracia mais importante fator p selecao/promocao; profissionalizacao; impessoalidade.
-
Segundo Gomes e Salas (2001, p.58): "os controles burocráticos estão baseados em normas e regulamentos bastante rígidos, estes sistemas de controle adotam a estrutura funcional com grande número de cargos de chefia, distribuídos hierarquicamente, mas com muito pouco grau de autonomia. Por esta razão, não é de estranhar a ênfase atribuída aos mecanismos formais e à sofisticação dos sistemas de controle financeiro, totalmente baseados em medidas contábeis e muito poucos instrumentos gerenciais" (2001 p.58). Logo, a questão esta corretíssima, pois copiou, na integra, a concepção de controle burocrático de Gomes e Salas.
-
Uma empresa de estrutura funcional não é descentralizada? Então, porque ela é centralizada?
Alguém, por favor, dê uma luz...
-
Hierarquia da Autoridade:
Cada cargo inferior deve estar sob controle e supervisão de um posto superior. Todos os cargos estão dispostos em estrutura hierárquica com privilégios e obrigações devidamente definidos por regras.
Caráter racional e divisão do trabalho:
Divisão sistemática e racional do trabalho. Cada participante tem um cargo específico com funções específicas. Cada um deve saber com clareza qual a sua tarefa, sua posição hierárquica, seus direitos e poderes.
Ou seja, dentro de cada setor específico vai ter uma autoridade centralizadora, subordinada a uma outra autoridade e assim por diante.
-
Engraçado, errei a questão por levar em conta o caráter histtórico do surgimento da burocracia...
-
Uma estrutura com vários cargos de chefia não seria uma estrutura descentralizada? Cetralização é uma chefia com vários subordinados....meu Deus dai-me uma luz....
Foco e muita fé para não desistir
-
Primeiro fala de organizações centralizadas e depois fala de muitas chefias (ou seja. descentralização)... essa CESPE é uma merda mesmo...
se alguém interpretou diferente pfr escreva p/ nós..
-
CERTA. Nada impede que haja muitos cargos de chefia em uma estrutura vertical, ocorre que não há muita autonomia nas decisões nesse tipo de estrutura porque as ordens vem de cima para baixo, isso configura decisões centralizadas e acaba burocratizando o sistema, pois as decisões fazem um percurso enorme ate atingir os níveis operacionais.
-
não é atoa que é impossível gabaritar prova da CESPE pois os examinadores torna questão esta certa, errada. OBS: vc pode ate está certo da resposta mas a CESPE não aceita. quanto mais aprendo mais dificil fica acertar questão da CESPE. rsssss
-
O controle burocrático é típico de organizações centralizadas E de estrutura funcional com muitos cargos de chefia.
Muitos cargos de chefias = decisões delegadas = vários departamentos = estrutura funcional.
A burocracia é tipica de ambas: estrutura centralizada (linear) e estrutura funcional.
Não há nada de errado na questão.
GABARITO: CERTO.
-
A ESTRUTURA LINEAR, POR EXEMPLO, POSSUI MUITAS CHEFIAS; MAS ISSO NÃO QUER DIZER QUEBRA DA UNIDADE DE COMANDO. A DECISÃO, NESTE CASO, CONTINUA SENDO TOMADA, MESMO QUE INDIRATAMENTE, NO TOPO E DO TOPO DA ESTRUTURA, DE FORMA CENTRALIZADA, POR FECHES GENERALISTAS EM CADA DEPARTAMENTO.
''A organização linear exagera a função de chefia e de comando. Pois pressupõe a existência de chefes capazes de fazer tudo e saber tudo. Os chefes tornam-se generalistas, portadores de todas as decisões e ordens que venham do topo da organização e transmissores de todas as informações que venham da base da organização (OU SEJA, DECISÕES DELEGADAS, DO TOPO). Cada chefe é uma espécie de gargalo de entrada e saída de comunicações em sua área de atuação por possuir o monopólio das comunicações''. (Chiavenato)
LEMBRANDO QUE ESSE TEMO "estrutura funcional" ESTÁ SENDO RELACIONADO AO TIPO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO (a estrutura da departamentalização é do tipo funcional).
GABARITO CERTO
-
Não entendi a lógica de interpretação dessa questão! Alguém?
Indicando para comentário..
-
Não sei como consegue ser centralizada e ao mesmo tempo com muitas chefias :o
-
Pelo que entendi da questão (muito mal formulada, por sinal), foi que o controle burocrático pode ser típico tando de organizações centralizadas (lineares), como em estruturas funcionais, as quais possuem muitos cargos de chefia, pois são descentralizadas.
Me corrijam se tiver errada
-
CORRETO
O controle burocrático é típico de organizações centralizadas e (também é típico) de estrutura funcional com muitos cargos de chefia.
ESTRUTURA LINEAR ESTRUTURA FUNCIONAL
-
O Controle burocrático é típico de estruturas engessadas como organizações centralizadas em que as decisões passam pelo chefe e ele controla tudo e a todos. A estrutura funcional com muitos departamentos (e, portanto, muitos cargos de chefia) enseja um controle mais rigoroso e menos disperso, o que nos faz remeter ao controle burocrático.
Resposta: Certo.
-
Como eu respondi a questão: Primeiro que pra ter muitas chefias não pode ser centralizada. Segundo que que eu não sei o que é controle burocrático. E foi assim que eu errei!
-
Pra gabaritar essa matéria nem Chiavenato, pois nenhuma doutrina é absoluta, além dele tem um milhão que fala outra coisa. Impossível acertar tudo dessa matéria.
-
questão passível de recurso:
forma correta: O controle burocrático é típico de organizações centralizadas e de estrutura LINEAR com muitos cargos de chefia.